Imitem-me e orem por mim
1 Coríntios 1-2
Quero que vocês me imitem, porque, em tudo o que faço, eu imito a Cristo.
Eu me alegro com vocês, porque oram por mim e aplicam as verdades que lhes ensinei.
A sequência da criação
1 Coríntios 3
Preciso tratar ainda de outro assunto que vocês mencionaram na carta que me escreveram: o uso do véu pelas mulheres da igreja de Corinto.
Alguns de vocês partem da sequência da criação para exigir que as mulheres usem o véu.
De fato, como lemos em Gênesis 2.21-23, Cristo é o primeiro e está acima de todos. Ele criou o homem, de quem veio a mulher, mas Cristo procede do Pai Eterno.
O uso do véu pelas mulheres quando pregam, parte 1
1 Coríntios 4-6
Por isso, alguns de vocês dizem que o homem, quando ora em público ou prega, não precisa usar véu, mas a mulher está errada quando ora em público ou prega sem véu.
Nesse caso, alguns de vocês ensinam que uma mulher sem véu no culto é como uma mulher totalmente sem cabelo. Ao dispensar o uso do véu quando está orando ou pregando, é como se tivesse raspado toda a cabeça. Como as famílias consideram desonroso raspar completamente o cabelo, o melhor é que a mulher use véu na casa que funciona como igreja. Assim, a sequência da criação, observada pelos anjos, fica mantida.
O uso do véu para os homens quando pregam
1 Coríntios 7-10
Vocês insistem que o homem não precisa usar véu, por ter sido criado primeiro, e é imagem e semelhança do Criador. Quanto à mulher, ela foi criada à imagem e semelhança do homem.
De fato, na sequência da criação, o homem veio primeiro e dele surgiu a mulher. O homem não foi criado depois da mulher, mas antes. Por isso, vocês concluem que, quando está reunida em culto com os demais irmãos, a mulher deve usar véu, como um sinal da sua dignidade.
Sabemos que, estando em casa, ela não precisa usar véu. Contudo, se em sua casa funciona uma igreja, essa casa se tornou um espaço público. Essa condição cultural exige que, entre vocês, a mulher esteja de véu.
Homens e mulheres dependem de Deus
1 Coríntios 11-12
Em Cristo, as coisas não são assim.
Na verdade, a mulher depende do homem e o homem depende da mulher, porque, assim como a mulher foi feita do homem, o homem também nasceu da mulher e os dois vêm do Criador, de quem são imagem e semelhança.
O uso do véu pelas mulheres quando pregam, parte 2
1 Coríntios 13-16
Assim, nas sociedades em que as mulheres em geral têm o costume de usar véu em público, as mulheres cristãs devem orar e pregar usando véu.
Na sociedade em que vivemos, entre os homens, o mais comum é o cabelo curto, enquanto entre as mulheres o mais comum é o cabelo longo.
No entanto, que importância tem uma discussão sobre costumes que variam de lugar para lugar? Nenhuma!
Não vou continuar discutindo um assunto como este!
Celebrem com amor a Ceia do Salvador
(1Coríntios 11.17-34)
O erro na celebração da Ceia
1 Coríntios 17-19
Há algo que vocês fazem que também não posso elogiar. Eu me refiro aos cultos em que celebram a Ceia do Salvador.
O que vocês fazem não é bom. É péssimo!
Disseram-me que há divisões entre vocês e, em princípio, acredito que existam mesmo.
As diferenças de opinião são necessárias, para que a verdade seja conhecida e valorizada.
Pensem nos que não têm o que comer
1 Coríntios 20-22
O problema é que vocês dizem que se reúnem para tomar a Ceia do Salvador, mas, na realidade, não é dela que vocês participam!
Alguns de vocês chegam antes para o culto, comem e bebem o que trouxeram de casa. Quando os mais pobres, que têm compromissos de trabalho chegam, não têm nada para comer e beber. Assim, uns ficam empanturrados e até embriagados, enquanto outros ficam com fome e sede.
Certamente, os que podem chegar mais cedo têm comida e bebida em casa. Comam e bebam lá. Não debochem da igreja do Deus Eterno. Não humilhem os pobres.
Não posso e não devo aprovar e elogiar os que tomam a Ceia de modo indigno.
Foi assim a primeira Ceia
1 Coríntios 23-26
Passo, então, a orientá-los a como proceder durante a celebração da Ceia, repetindo o que já lhes ensinei pessoalmente.
Por meio dos apóstolos que participaram da primeira celebração em Jerusalém, sei o que aconteceu:
Na noite em que foi traído por Judas Iscariotes, o Salvador Jesus pegou um pão. Depois de orar, Jesus o partiu e distribuiu, dizendo as seguintes palavras:
— Este pão é como se fosse o meu corpo, que está sendo entregue em benefício de vocês. Comam para se lembrar de mim.
Depois de terem comido, Ele pegou também o copo de vinho e disse:
— Este copo de vinho marca a nova Aliança que celebramos. Essa Aliança é feita com o meu próprio sangue. Sempre que beberem deste vinho, estarão se lembrando de mim.
Digo-lhes, então, que todas as vezes em que vocês comerem o pão e beberem o vinho da Ceia do Salvador, vocês estarão anunciando a morte de Jesus até que Ele venha.
Examine-se e participe
1 Coríntios 27-30
Digo-lhes ainda que quem comer o pão ou beber de modo indigno o vinho da Ceia do Salvador será considerado culpado da morte de Jesus na cruz.
Então, antes de participar da Ceia do Salvador, cada um deve fazer um autoexame da sua vida. Quem participa da Ceia, ignorando que faz parte de uma comunidade de fé, prejudica a si mesmo. Por haver pessoas que procedem assim, há entre vocês muitos que estão fracos, doentes e mesmo mortos espiritualmente.
Celebrem com amor fraternal
1 Coríntios 31-34a
Devemos sempre avaliar como estamos vivendo, para não sermos condenados. Felizmente, o Deus Eterno nos disciplina e, desse modo, não seremos condenados, como acontece com os descrentes.
Portanto, quando se reunirem para celebrar a Ceia do Salvador, esperem e recebam como irmãos os que ainda vão chegar. Para quem não aguenta esperar, recomendo que coma em casa primeiro.
Celebrem corretamente a Ceia do Salvador!
Promessa de encontro pessoal
1 Coríntios 34b
Sobre os demais assuntos, tratarei deles quando estiver pessoalmente com vocês.
