O Deus Eterno é poderoso
1 Coríntios 1-5
Como bem sabem, quando estive entre vocês para anunciar o Evangelho, falei com simplicidade. Não apelei para a oratória ou para a filosofia.
Eu tinha decidido que meu único assunto seria Jesus Cristo e o seu sacrifício na cruz em nosso lugar.
Era tão grande a minha responsabilidade, que tive medo de fracassar.
Por isso, nada fiz para os impressionar, embora pudesse. Não procurei convencê-los com os meus sermões. Eu dependi exclusivamente do Espírito Santo, para que Ele lhes revelasse a verdade. Não queria que vocês cressem por causa da minha eloquência na pregação, mas porque o Deus Eterno é realmente poderoso.
A sublime sabedoria do Espírito Santo
1 Coríntios 6-10
Saibam que, quando estamos entre pessoas espiritualmente maduras, a sabedoria é transmitida.
Eu não me refiro à sabedoria deste mundo, que embora seja valorizada em nossa época, não tem valor permanente.
Na verdade, transmitimos a sabedoria de Deus, sabedoria que durante muito tempo não foi notada, mas que desde a eternidade existe na mente de Deus e que visa o nosso bem.
Nenhum filósofo, por grande que seja, conheceu essa sabedoria. Se essa sabedoria fosse conhecida, o maravilhoso Jesus não seria crucificado.
O profeta Isaías escreveu muito bem:
"Os olhos não viram,
Os ouvidos não escutaram
Os corações não imaginaram
O que o Deus Eterno preparou
Para aqueles que o amam".
(Isaías 64.4)
No entanto, o Deus Eterno nos revelou essa graça por intermédio do Espírito Santo, que sabe todas as coisas, até mesmo aquelas mais profundas que habitam no coração do Pai Eterno.
O Espírito Santo nos mostra o Evangelho
1 Coríntios 11-12
Vejamos:
Assim como o ser humano sabe o que vai na sua própria mente, o Espírito Santo sabe o que o Pai Eterno pensa.
Não seguimos o que o mundo pensa, pois recebemos o Espírito Santo que vem do Deus Eterno, para que conheçamos o Evangelho que Ele nos deu, sem que nada precisássemos pagar.
Nossos recursos não são apenas humanos
1 Coríntios 13-16
É desse Evangelho que falamos, mas sem usar os recursos da sabedoria humana, porque é o Espírito Santo que nos ensina a pensar de modo espiritual.
É por isso que as pessoas que pensam de modo natural não aceitam as orientações que o Espírito Santo lhes diz; elas consideram essas orientações como sendo desprovidas de razão. Na verdade, essas pessoas não entendem o Evangelho, pela simples razão que o Evangelho só pode ser recebido espiritualmente.
As pessoas que pensam espiritualmente têm uma ampla visão das coisas, já que são iluminadas pelo Espírito Santo.
Como aprendemos em Isaías 40.13, não somos capazes, por nós mesmos, de entender a mente do Deus Eterno. Para entendê-la, recebemos a mente de Cristo, isto é, o modo de pensar de Cristo.
