Menu

Você está em:

1 Coríntios Capítulo 3

A fraqueza espiritual

1 Coríntios 1-2

Quando estive com vocês, infelizmente não pude me aprofundar na mensagem. Não pude tratar vocês como pessoas espiritualmente maduras, mas como pessoas ainda dominadas pelo pensamento secular e sem nenhuma profundidade espiritual.

Por isso, eu lhes dei alimento líquido, porque era o que vocês podiam suportar. Vocês estavam e ainda estão espiritualmente fracos, como se começassem na fé.

Chega de ciúmes e brigas

1 Coríntios 3-9

A prova disso é que entre vocês há ciúmes uns dos outros e brigas uns com os outros. Vocês vivem segundo os padrões humanos. É por essa razão que, de um lado, um bate no peito e diz: “Eu sigo Paulo”, enquanto o outro rebate: “Eu sigo Apolo”.

Então, respondam-me:

— Que valor tem Apolo? Que valor tem Paulo?

Somos homens que o Deus Eterno usou para conduzir vocês à fé em Jesus.

É como se formássemos uma equipe numa plantação. Eu semeei, Apolo regou. Contudo, foi o Deus Eterno que fez as plantas crescerem.

Ninguém deve olhar para mim ou para Apolo, mas apenas para o Deus Eterno. Nós apenas fazemos o nosso trabalho. Não merecemos nenhuma recompensa humana por isso. Nós cooperamos com o Deus Eterno para que vocês cresçam e se fortaleçam.

A recompensa de quem trabalha para Cristo

1 Coríntios 10-17

Assim, com a capacidade que o Deus Eterno me deu e na dependência dele, coube-me começar a construção; coube a Apolo continuá-la. Tudo começou com Cristo.

Eu lhes pergunto:

— O que vocês estão construindo? O que vocês fazem é verdadeiramente para Jesus Cristo ou vocês estão atrás de recompensas materiais caras, como dinheiro e joias, ou recompensas baratas, como tapinhas nas costas e promessas vãs?

Lembrem-se de que tudo o que fazemos será revelado no Julgamento Final. O fogo daquele dia revelará a verdadeira intenção de cada um. Quem trabalhou para Cristo verá o que fez. Essa será a sua alegre recompensa. Se alguém tem outra motivação, o que fizer não permanecerá; na verdade, colherá tristeza e só não será destruído porque será poupado pela graça de Deus.

Não se esqueçam de que juntos vocês são o templo do Deus Eterno, já que o Espírito Santo habita em vocês.

Assim, se alguém tentar destruir o templo do Deus Eterno, será por Ele destruído.

Unidos, vocês são o templo de Deus e esse templo é sagrado.

O valor da humildade

1 Coríntios 18-23

Não se iludam. Se, entre vocês, alguém se acha sábio segundo os padrões socialmente aceitos, o melhor que faz é deixar de lado essa vaidade.

Quem deseja alcançar a verdadeira sabedoria deve começar pela humildade. É isso que o Deus Eterno espera de nós, como lemos:

O Deus Eterno derruba os sábios na sabedoria deles

(Jó 5.13)

O Deus Eterno sabe que

Sem Ele, os projetos humanos são vazios

(Salmo 94.11)

O meu desejo é que nenhum de vocês se orgulhe por seguir algum ser humano, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro. Vocês mesmos não precisam desse tipo de dependência porque já receberam tudo o que precisam. Vocês têm tido o privilégio de aprender com Paulo, Apolo e Pedro. Vocês aprenderam com eles tudo o que precisam saber sobre o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Todas essas coisas estão sob o controle de Cristo, que está unido com o Pai Eterno.