Menu

Você está em:

1 Coríntios Capítulo 4

Não somos perfeitos

1 Coríntios 1-4

Eu e Apolo somos apenas colaboradores de Cristo, enviados para pregar o Evangelho.

O que o Deus Eterno espera de nós é que lhe sejamos fiéis.

Por isso, eu não me importo com a opinião que vocês têm a meu respeito. Eu não me importo também com que as pessoas fora da igreja pensam sobre mim. Eu não me importo nem com o que eu mesmo acho de mim.

Estou com a consciência tranquila. Não estou dizendo que sou perfeito, porque quem me avalia é Jesus.

Sejam pacientes

1 Coríntios 5

Não se afobem.

Não sejam apressados.

Esperem Jesus vir pela segunda vez. Ele julgará a todos. Quando Ele vier, as práticas das trevas, até então secretas, serão desmascaradas e as motivações de cada um serão reveladas. Então, o Deus Eterno dará a cada um a sua recompensa.

Parem de se orgulhar

1 Coríntios 6-7

Estou falando de mim e de Apolo, porque vocês têm usado nossos nomes.

Meu propósito, no entanto, é que vocês levem em conta todo o ensino que têm recebido sobre a humildade e parem de se orgulhar por seguirem a mim ou a Apolo, como se fôssemos um melhor que o outro.

Afinal, quem permite que alguém se destaque, senão o próprio Deus Eterno? Não foi Ele que deu o que cada um tem? Por que alguém vai se orgulhar por causa do dom que recebeu do Deus Eterno?

Sofram por Cristo

1 Coríntios 8-13

Vocês acham que sabem demais! Vocês vivem como se tivessem conquistado tudo! Vocês pensam que não precisam mais de nós!

Quanto a nós, apóstolos, parece que fomos condenados à morte pelo Deus Eterno. De fato, todos se divertem às nossas custas; até mesmo Satanás se diverte às nossas custas. Na opinião de vocês, nós não sabemos nada e vocês sabem tudo. Vocês se acham fortes e nos consideram fracos. Vocês se acham honrados e nos desprezam.

De fato, até o presente momento, temos sofrido fome, sede e nudez; temos sido maltratados fisicamente; nem temos onde morar. Para nos sustentar, temos pregado e, ao mesmo tempo, trabalhado em nossas profissões seculares.

Somos insultados, mas louvamos ao Deus Eterno. Somos perseguidos, mas prosseguimos. Somos caluniados, mas respondemos com ternura.

Na verdade, temos sido considerados como lixo, como se fôssemos os piores seres humanos da face da terra.

Considerem-me como uma referência

1 Coríntios 14-17

Eu não estou lhes dizendo essas coisas para os envergonhar, já que os considero como sendo meus filhos. Quero corrigir vocês.

Tenho essa autoridade. Mesmo que tivessem milhares de mentores espirituais, sem mim vocês estariam sem pai, porque fui eu que os introduzi ao Evangelho de Cristo Jesus.

É por isso que lhes peço: considerem-me como a sua referência na vida.

Para lhes ajudar nisso, eu lhes enviei Timóteo, que é um filho espiritual querido e fiel em Cristo Jesus. Timóteo lhes recordará de tudo o que vivi por amor a Cristo Jesus. Eu mesmo conto essas coisas em todas as igrejas por onde passo.

Os orgulhosos precisam ser confrontados

1 Coríntios 18-21

O orgulho está dominando muitos de vocês. Alguns acham até que não precisam levar em conta nada do que lhes ensinei.

Quem pensa assim está se enganando, porque, muito em breve, se Jesus me permitir, irei visitar vocês e poderei confrontar esses orgulhosos. Não farei isso com as minhas palavras, mas com o Evangelho da Graça de Deus, que é poderoso.

Então, o que os orgulhosos preferem? Querem que eu os visite portando um chicote ou querem que chegue cheio de amor e mansidão?