Evitem os escândalos
(1 Coríntios 5 a 6)
Nada de imoralidade sexual
1 Coríntios 1-5
Agora, vou tratar de outro problema: a imoralidade sexual.
Fui informado também que existe imoralidade sexual entre vocês, em grau tão revoltante que nem mesmo os descrentes toleram. Eu me refiro a um caso em que um de vocês tomou por amante a sua própria madrasta.
E como vocês reagem a essa afronta? Vocês a aprovam, quando deveriam chorar e afastar de vocês aquele que comete uma coisa dessas!
Embora não esteja fisicamente entre vocês, estou presente espiritualmente. Orando por vocês, digo o que deve ser feito com esse homem: reúnam-se, considerem meu conselho e afastem esse infame da igreja. Longe da comunidade, ele sentirá sobre a sua vida o peso do poder de Satanás e, quem sabe, venha a se arrepender e, assim, ser perdoado.
Nada de orgulho
1 Coríntios 6-8
É lamentável o orgulho que vocês têm.
Tomem cuidado com esse mau exemplo. Vocês sabem que basta um pouco de fermento estragado para fazer a massa azedar. Joguem fora o fermento vencido. Vocês são massa nova e não precisam de fermento vencido.
Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa na cruz, já foi sacrificado. Por isso, podemos celebrar a festa da fé, para a qual não usamos o fermento velho da perversidade e da maldade, porque comemos o pão da simplicidade e da bondade.
Afastem-se dos malfeitores
1 Coríntios 9-13
Na carta anterior (que não foi preservada), eu lhes escrevi para não se misturarem com os imorais da sociedade.
Eu não estava me referindo, nesse caso, aos impuros, gananciosos, ladrões e idólatras que não fazem parte da igreja. Para se afastarem deles, vocês teriam que sair do mundo.
Falando diretamente para vocês, a minha recomendação é que se afastem dos que se dizem crentes, mas, na verdade, são gananciosos, idólatras, fofoqueiros, bêbados ou ladrões. Não se assentem à mesa com pessoas assim.
Como poderemos dizer que estão errados os de fora que procedem assim, se somos tolerantes com os de dentro? Quanto aos de fora, deixem que o Deus Eterno os julgue.
Quanto ao libertino que está na igreja, afastem-no!
