Honre o casamento
(1Coríntios 7)
O casamento é para todos
1 Coríntios 1-2
Agora, passo a comentar a carta que me foi enviada.
Vocês disseram:
— É melhor que o homem não se case.
Eu respondo:
Tanto o homem quanto a mulher devem se casar. Casando-se, eles não serão imorais.
Os mútuos deveres conjugais
1 Coríntios 3-5
O marido deve atender aos desejos sexuais da sua esposa; ela, de igual modo, deve atender aos desejos do seu marido. A esposa deve fazer de tudo para agradar ao seu marido e o marido também deve fazer de tudo para agradar à sua esposa.
Nenhum deles deve evitar a intimidade sexual com o seu cônjuge. Se isso acontecer, que seja por consentimento mútuo, por tempo determinado e apenas para se dedicarem a orar. Depois, os dois devem retomar ao convívio sexual, evitando assim que, tentados por Satanás, acabem perdendo o controle.
O celibato não é para todos
1 Coríntios 6-7
Falando a partir da minha experiência, bom seria que todos fossem como eu, que não tenho esposa; isso me permite dedicação exclusiva à pregação do Evangelho. Sei que essa condição não é para todos. Nem todos receberam do Deus Eterno essa capacidade e cada um deve viver de acordo com as orientações que recebeu dele.
Evitem o divórcio, parte 1
1 Coríntios 8-11
Bom seria que os solteiros e as viúvas vivessem como eu vivo. No entanto, como não conseguem se dominar, é melhor que se casem. É melhor se casar do que ficar ardendo de desejo.
Quanto aos casados, o mandamento divino é claro: a mulher não deve se separar do seu marido. Caso venha a se separar, ela tem duas escolhas: ou continuar sozinha ou se reconciliar com o seu marido.
De igual modo, o marido não deve se divorciar da sua esposa.
Evitem o divórcio, parte 2
1 Coríntios 12-16
Meu conselho particular é o seguinte: se um homem crente estiver casado com uma mulher não cristã e ela concorda em viver com ele, ele não deve se divorciar dela. Do mesmo modo, se a mulher cristã estiver casada com um não crente e ele concorda em permanecer casado, ela não deve se divorciar.
O marido descrente pode ser abençoado no convívio com a esposa crente, do mesmo modo que a esposa descrente pode ser abençoada pelo marido crente. Desse modo, os filhos que antes não criam em Jesus terão a oportunidade de crer e receber a bênção da salvação.
Agora, se o cônjuge não crente quiser se separar do crente, ele pode se separar e pôr fim a um vínculo em que ambos estão infelizes.
Vocês foram chamados por Deus para viver em paz. Se decidirem continuar casados, o cônjuge cristão precisa saber que o seu cônjuge descrente poderá se converter, mas não é garantido que isso acontecerá.
O Evangelho é para todas as culturas
1 Coríntios 17-20
O importante é que cada um permaneça na condição em que se encontrava quando se converteu a Cristo. E isso vale para todos os cristãos.
Assim, se você se converteu sendo judeu, continue sendo judeu. Não abandone a sua cultura. Se você se converteu em alguma outra cultura, não se torne um judeu. Essas coisas não têm valor. O que importa é a obediência aos mandamentos do Deus Eterno.
Ninguém precisa mudar essas coisas exteriores.
Sigam a Jesus
1 Coríntios 21-24
Você era escravo quando se converteu? Não se sinta derrotado, mas tão logo possa conquistar a liberdade, aproveite a oportunidade.
Mesmo tendo se convertido a Cristo sendo escravo, saiba que agora é Jesus que dirige a sua vida.
De igual modo, se você se converteu estando na condição de livre, você é escravo de Cristo.
Você foi comprado por um alto preço na condição em que estava: o sangue de Jesus o libertou de uma vida dominada pelo pecado. Por isso, não permita que nenhuma pessoa volte a escravizá-lo.
Nenhum de vocês abra mão de seguir a Jesus.
Valorizem o casamento
1 Coríntios 25-28
Quanto aos solteiros, nada encontro explicitamente na Palavra de Deus, mas dou o meu conselho como alguém que tem procurado ser fiel à graça de Jesus: por causa da situação aflitiva pela qual passamos, em que as dificuldades nos atormentam, o ideal é que o solteiro não se case.
Você está casado? Não se separe por essa razão.
Você está solteiro? Não se case, mas, caso se case, não estará pecando.
Se você, solteira, vier a se casar, não estará pecando.
Quem se casar deve saber que o casamento traz muitas responsabilidades, especialmente num momento de tanta instabilidade.
O meu desejo, com essas instruções, é poupar vocês das preocupações inerentes à vida conjugal.
Priorizem Jesus
1 Coríntios 29-35
São muitas as pressões que sofremos.
Nossas prioridades equivocadas precisam mudar. O foco precisa ser posto exclusivamente em Jesus.
E isso vale para os casados, para os que estão sofrendo, para os que estão se alegrando, para os que estão trabalhando, enfim, para todos os que vivem neste mundo, que um dia vai acabar.
Meu propósito, com essas palavras, é tranquilizar vocês, tanto os casados quanto os solteiros.
O homem solteiro pode se dedicar exclusivamente às coisas de Jesus, para o agradar.
O homem casado precisa se dedicar também ao trabalho e agradar à sua esposa. Isso o sobrecarrega.
A mulher, estando viúva ou solteira, pode se dedicar exclusivamente às coisas de Jesus, sem distrações. No entanto, se for casada, precisará acrescentar os cuidados próprios da vida conjugal, para agradar ao seu marido.
Eu não estou impondo regras sobre vocês, apenas aconselhando, para que vivam de modo dedicado a Jesus, sem se sobrecarregarem.
Casar é bom
1 Coríntios 36-38
Nesse contexto, falo para os jovens que são noivos.
Se a sua noiva deseja se casar e você também deseja, case-se com ela, sem problemas.
Se você deseja continuar solteiro e consegue se manter puro sem se casar, fique à vontade para decidir.
Se você se casar, tomará uma boa decisão. Se não se casar, dadas as dificuldades da vida, tomará uma decisão ainda melhor.
A liberdade das viúvas
1 Coríntios 39-40
Ainda sobre a vida familiar, falo para as esposas.
Seu vínculo com o marido permanece enquanto ele estiver vivo. Contudo, se ele morrer, você estará livre para se casar novamente, mas com um homem que ame a Jesus. Em qualquer situação, você será mais feliz se continuar viúva.
Meus conselhos têm a aprovação do Espírito Santo.
