Menu

Você está em:

1 Coríntios Capítulo 8

Vivam a liberdade

(1Coríntios 8.1 a 11.16)

O amor nos torna melhores

1 Coríntios 1-3

Vocês me perguntam sobre os alimentos dedicados aos ídolos, assunto sobre o qual muitos acham ter amplo conhecimento.

Começo por lembrar que o conhecimento leva ao orgulho, mas o amor torna melhor a vida de todos. Se alguém acha que sabe muito, saiba que precisa aprender mais. O que realmente importa é amar ao Deus Eterno e ser amado por Ele.

Resumo do Evangelho

1 Coríntios 4-7a

Quanto aos alimentos dedicados aos ídolos, sei que entre vocês circula o seguinte pensamento: “Os ídolos nada são, porque só há um Deus verdadeiro”.

De fato, existem ídolos considerados deuses e existem muitos homens que se consideram divinos e se acham os donos do Universo.

Nós, porém, cremos que:

Há apenas o Deus Eterno, que é o nosso Pai.

Ele criou todas as coisas e nós o amamos.

Ele criou todas as coisas em parceria com Jesus Cristo, que recebemos como o nosso Salvador.

Sim, foi por intermédio de Jesus que tudo passou a existir, inclusive nós mesmos.

Foi Jesus que nos deu a vida.

É nisso que cremos!

Infelizmente, nem todos vocês têm clareza a esse respeito.

O perigo da liberdade mal usada

1 Coríntios 7b-9

Alguns comem em casa alimentos que foram consagrados aos ídolos nos templos. Contudo, depois que entendem que esses ídolos não têm existência real, ficam perturbados, achando que estão pecando.

Esses irmãos devem se lembrar que a comida não os torna melhores ou piores diante do Deus Eterno. Espiritualmente falando, se não comerem esses alimentos, nada perderão. Se comerem, nada ganharão. Vocês são, portanto, livres para comer ou não comer esses alimentos.

Tenham cuidado, porém, para que essa liberdade, que vocês têm para decidir, não leve alguns outros irmãos da igreja a desanimar na fé.

Considerem as opiniões dos outros

1 Coríntios 10-13

Vejamos agora o caso de uma festa.

Imaginem que alguns de vocês esteja participando de uma festa em que são servidos alimentos que foram consagrados aos ídolos. Vocês se consideram fortes espiritualmente e não veem problema em participar, uma vez que não creem que os ídolos tenham existência real.

O problema começa quando chegam outros irmãos, novos na fé. Eles acreditam que os ídolos tenham existência real. Vocês vão obrigá-los a se sentarem à mesa também? Saibam que, se vocês fizerem isso, vão deixá-los confusos sobre o que é certo e o que é errado.

O critério, nesses casos, é o seguinte: Cristo morreu por vocês e por eles também. Quando vocês forçam os irmãos a pensarem como vocês, vocês pecam porque agridem a consciência deles. Vocês pecam contra eles e pecam contra Cristo.

A atitude de todos nós deve ser a seguinte: se o alimento que comemos ofende a consciência de algum irmão nosso, jamais comamos esse alimento.