Não nos deixamos abater
1 Tessalonicenses 1-2
Vocês sabem muito bem que foi muito proveitoso o tempo que passamos juntos.
Vocês sabem também que não me deixei abater pelos acontecimentos dolorosos ocorridos em Filipos, onde fui maltratado e insultado.
Estando com vocês, preguei o Evangelho com ousadia por causa da confiança que sempre tive em Deus para enfrentar as adversidades.
Não precisamos de reconhecimento humano
1 Tessalonicenses 3-6
A minha mensagem é verdadeira e bem-intencionada. Não engano ninguém.
Fui chamado e aprovado pelo Deus Eterno. Ele me confiou a pregação do Evangelho. Deus, que me conhece profundamente, sabe que é a Ele que busco agradar e a mais ninguém.
Com essa segurança, nada digo para receber aplausos ou favores. Ele sabe quem eu realmente sou. Não vivo atrás de reconhecimento humano, seja de vocês ou de outras pessoas.
Foi intenso o nosso amor
1 Tessalonicenses 7-9
Cristo me enviou até vocês.
Por ter sido enviado até vocês, eu poderia pleitear que vocês me sustentassem financeiramente, mas escolhi outro caminho.
Comportei-me como um pai carinhoso e afetuoso. Foi tão intenso o meu amor que, para lhes oferecer o Evangelho, estava pronto para sacrificar a minha própria vida em favor de vocês, se isso fosse necessário.
Certamente, vocês se lembram do cansaço físico que senti porque, enquanto pregava o Evangelho, trabalhava dia e noite em minha profissão, para que vocês não precisassem se preocupar comigo.
Pregamos, consolamos e corrigimos
1 Tessalonicenses 10-12
Os irmãos da igreja sabem — e Deus também sabe — que me comportei de maneira santa, correta e irrepreensível diante de todos, quando aí estive.
Vocês viram como os tratei. Agindo como se fosse o seu pai, preguei, encorajei e corrigi vocês, para que vivam como pessoas dignas do maravilhoso Evangelho da Graça de Deus, que é como o Pai Eterno quer que vocês vivam.
Sem parar, agradecemos a Deus por vocês
1 Tessalonicenses 13-16
Não posso esquecer como vocês receberam o Evangelho. Vocês não o trataram como se fosse uma palavra dita por mim, mas como a própria Palavra de Deus. Essa Palavra atua entre vocês com toda a força.
É por isso que, sem parar, agradeço a Deus por vocês.
Ao agirem assim, vocês se juntaram às igrejas cristãs espalhadas pela terra de Israel. Como os irmãos daquelas igrejas sofreram com os seus conterrâneos, vocês também padeceram nas mãos dos judeus.
Os religiosos israelitas mataram o Salvador Jesus e tiraram também a vida de alguns enviados por Ele para pregar o Evangelho. Não satisfeitos, continuaram desagradando a Deus, fazendo-se inimigos dos que o amam.
Agora, eles procuram nos impedir de pregar o Evangelho. Eles não querem que as pessoas o aceitem e sejam perdoados dos seus pecados e salvas por Jesus. Eles não vencerão! O Evangelho triunfará!
A saudade é grande
1 Tessalonicenses 17-20
A saudade de vocês é grande.
Embora eu esteja longe dos seus olhos, vocês continuam perto, no meu coração.
Todos daqui desejamos estar pessoalmente com vocês. Eu mesmo tentei viajar à Tessalônica mais de uma vez, mas Satanás me impediu.
Saibam, porém, que continuo a acreditar que vocês ainda farão muitas coisas pelo Evangelho e nos darão muitas alegrias.
Quando Jesus vier pela segunda vez, nós nos encontraremos e vamos nos alegrar juntos. Eu ficarei muito feliz por ter pregado o Evangelho a vocês.
Lembrar que preguei a vocês me deixa honrado. Vocês me alegram!
