Primeira carta de Paulo a Timóteo
Macedônia, ano 62
Saudações iniciais
1 Timóteo 1-2
Querido Timóteo:
Quem lhe escreve é Paulo, cuja vida é toda dedicada a Cristo Jesus.
Estou a serviço do Deus Eterno, que nos salvou, e de Cristo Jesus, em quem confi amos.
Para mim, você é um fi lho que me foi dado pela fé.
Desejo que a graça, a compaixão e a paz, que vêm de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você.
A força do amor
1 Timóteo 3-7
Quando decidi deixar Éfeso e seguir para a região da Macedônia (no Norte da Grécia), pedi que você permanecesse em Éfeso.
Deixei-lhe com a tarefa de evitar que algumas pessoas da igreja ensinassem um “evangelho” que não é o de Cristo. Quem procede assim considera que as lendas inventadas e as genealogias intermináveis são mais importantes que o Evangelho. Com isso, as pessoas gastam o seu tempo discutindo essas coisas em lugar de pregar a fé em Cristo.
Quero que você leve a igreja de Éfeso a entender que o mais importante é o amor, amor que é gerado quando o coração é puro, a mente está sadia e a fé é sincera.
No entanto, alguns dos irmãos da igreja se afastaram do que realmente importa e passaram a se dedicar à discussão de temas sem nenhum valor. Eu me refi ro aos que se apresentam como eruditos na Bíblia, mas que não a conhecem em profundidade. Esses mestres não dominam nem mesmo os assuntos que arrogantemente desenvolvem, uma vez que ensinam que a obediência às leis apresentadas no Antigo Testamento está acima da fé em Jesus.
O valor das regras
1 Timóteo 8-11
Todos sabemos que quem está empenhado em fazer o que é certo não se preocupa com as regras do Antigo Testamento, porque já vive de acordo com o que elas estabelecem.
As regras foram estabelecidas para coibir os erros dos que delibera- damente se comprazem na ilegalidade e na rebelião, na maldade e no crime, na iniquidade e na idolatria.
As regras existem para punir os seguintes tipos de pecado, entre outros: homicídio, parricídio, prostituição, homossexualidade, tráfico de seres humanos, mentira e corrupção da justiça.
Esses comportamentos são contrários à verdade divina expressa no Evangelho da Graça de Deus, do qual sou pregador.
Cristo Jesus, o Salvador
1 Timóteo 12-14
Agradeço profundamente a Cristo Jesus, meu Salvador, porque Ele me salvou e me considerou digno de pregar o seu maravilhoso Evangelho.
Durante grande parte da minha vida, eu me recusei a crer em Cristo, persegui os cristãos e debochei do Evangelho. Todavia, fui alvo da bondade de Jesus. Eu estava errado na minha ignorância e na minha incredulidade. Assim mesmo, porém, fui maravilhosamente alcançado pela graça do Deus Eterno e conheci a fé em Cristo Jesus e passei a amá-lo.
Resumo da nossa fé
1 Timóteo 15-17
É nisto que claramente cremos:
Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.
E estou no topo da lista desses pecadores.
Por ser eu um grande pecador, o maior deles, recebi a graça da salvação. Ao me salvar, Cristo Jesus me mostrou toda a sua bondade. Além de me salvar, Ele fez de mim um exemplo para todos os que nele crerão e receberão a vida eterna.
Assim, celebremos ao único Deus, soberano, eterno, imortal e invisível, com grandeza e glória hoje e por toda a eternidade.
Amém!
Excelência no trabalho
1 Timóteo 18-20
Meu filho, eu peço a você para ter sempre em mente as palavras que lhe foram ditas na sua consagração como pastor:
Faça com excelência o seu trabalho, mantendo intensas a fé e a razão.
Digo isso porque alguns irmãos da igreja em Éfeso abandonaram a fé e rejeitaram a razão, naufragando completamente. Entre eles, estão Himeneu e Alexandre, os quais precisei afastar da igreja, para que aprendam e parem de negar a Cristo.
