Menu

Você está em:

2 Coríntios Capítulo 12

Recordando uma maravilhosa experiência espiritual

2 Coríntios 1-6

Vou continuar falando da minha vida, embora não devesse.

Vou narrar as visões e as revelações que o Deus Eterno me deu.

Começo por uma experiência que tive há 14 anos. Fui arrebatado até o terceiro céu. Não sei dizer se esse arrebatamento foi corporal ou espiritual. Só o Deus Eterno o sabe.

Fui arrebatado ao paraíso. Sei que ouvi palavras maravilhosas, as quais não tenho autorização para reproduzir nesta carta.

Nunca esquecerei essa experiência maravilhosa, mas sempre me lembrarei das minhas fragilidades.

Se eu usasse essa experiência a meu favor, não estaria mentindo, porque ela foi real. No entanto, não a usarei. Não quero que me vejam como alguém especial. Quero ser visto pelo que sou e pelo que prego. Nada mais.

O espinho espetado no meu corpo

2 Coríntios 7-10

Agora, conto outra experiência.

Eu tinha tudo para ficar orgulhoso.

No entanto, para evitar que eu ficasse vaidoso por ter recebido tão maravilhosas revelações, recebi um espinho, que foi espetado no meu corpo. Parecia um mensageiro de Satanás, enviado para me perturbar e impedir que eu me exaltasse.

Orei insistentemente para que o Deus Eterno arrancasse o meu espinho. No entanto, o Deus Eterno me respondeu:

— A minha graça é suficiente para você! Quanto maior for a sua fraqueza, maior será a sua força.

É por isso que não tenho dúvidas de que devo me alegrar nas minhas fraquezas e depender completamente do poder de Cristo.

Então, por causa do amor de Cristo por mim, eu me alegro nas minhas fraquezas, nas injúrias recebidas, nas perseguições sofridas, nas angústias experimentadas.

É quando sou fraco que sou forte!

A falta de reconhecimento ao trabalho de Paulo

2 Coríntios 11-13

Precisei falar de mim, porque vocês me forçaram.

Antes, vocês deveriam reconhecer o meu trabalho, porque não sou menor que os “superapóstolos” que estão entre vocês. A minha força não vem de mim mesmo.

Enquanto estive em Corinto, demonstrei o meu valor, trabalhando com afinco. O Deus Eterno fez muitas coisas por meu intermédio entre vocês, como milagres, curas e maravilhas.

Por meu intermédio, vocês receberam do Deus Eterno o mesmo que as outras igrejas, e nada lhes cobrei por isso.

Infelizmente, tenho que lhes lembrar dessas coisas.

A próxima viagem de Paulo a Corinto

2 Coríntios 14-18

Aproxima-se a hora de voltar a Corinto. Pela terceira vez, estarei com vocês e nada espero financeiramente de vocês. Não estou interessado no dinheiro de vocês. Eu busco o bem-estar de vocês.

Eu poderia esperar alguma ajuda em dinheiro, mas, pensando na relação entre pais e filhos, são os pais que devem sustentar os filhos, não o contrário. Como pai espiritual de vocês, vou me dedicar prazerosamente ainda mais, para que sejam espiritualmente abençoados.

Amo vocês e espero ser amado.

Talvez, alguns estejam pensando que eu esteja sendo astuto e dando um jeito de pegar dinheiro de vocês, de um modo ou de outro.

Por isso, pergunto: os auxiliares que lhes enviei pediram dinheiro? Chamei Tito e o enviei com outro irmão. Eles pediram dinheiro a vocês? Claro que não!

Lembrem-se de que eu e meus colaboradores temos as mesmas atitudes. Agimos em sintonia.

Aprovado pelo Deus Eterno

2 Coríntios 19-21

Vocês acham que eu estou me explicando e me desculpando?

Tudo o que digo é por amor a Cristo. Tenho a aprovação do Deus Eterno e busco o bem de vocês.

Continuo preocupado com vocês. O meu desejo é que ouçam com atenção as palavras desta carta e mudem de atitude. Serei firme no que lhes disser pessoalmente. Espero não encontrar vocês envolvidos em disputas, comparações, ódios, brigas, reclamações, intrigas, vaidades e confusões.

Espero que o Deus Eterno não me permita passar vergonha diante de vocês. Não quero chorar, vendo entre vocês aqueles que, tendo pecado, não se arrependeram da impureza, da imoralidade e da vaidade nas quais se envolveram.