Menu

Você está em:

2 Coríntios Capítulo 7

Templos do Deus vivo (parte 2)

2 Coríntios 1

Atentos a essas promessas, purifiquem-se, por dentro e por fora, de todo tipo de impureza, para que o amor de vocês ao Deus Eterno seja aperfeiçoado.

Vocês moram em meu coração

2 Coríntios 2-3

Abram espaço para mim em seus corações. Nunca fui injusto com ninguém. A ninguém corrompi. A ninguém explorei.

O que eu lhes falo não é para condená-los. Afinal, como já lhes disse, vocês moram no meu coração e nada mudará esse amor; nem a morte.

A alegria que Tito trouxe

2 Coríntios 4-7

Tenho falado com franqueza e sei que posso confiar em vocês.

Nesse momento, eu me sinto forte e a minha alegria transborda, em meio às aflições.

Relembro-lhes de que, quando cheguei à Macedônia, saindo de Trôade, nada melhorou para mim. Pelo contrário, meu sofrimento aumentou e tive preocupações de todo tipo. Tive medo do que poderia acontecer.

Então, pela providência do Deus Eterno, que fortalece os aflitos, Tito chegou.

Fiquei muito feliz com a chegada dele, trazendo notícias de vocês, falando da saudade que têm de mim, das lágrimas que verteram por mim e do carinho que têm comigo. Transbordei de alegria.

A tristeza santa

2 Coríntios 8-16

Sei que a minha carta anterior (não preservada) os entristeceu, mas não me arrependo de tê-la escrito. Por um tempo, cheguei a pensar que tinha errado, pela tristeza que sentiram durante um período. Não estou feliz porque vocês ficaram tristes, mas porque se arrependeram profundamente.

A tristeza santa produz arrependimento para a salvação e nenhum prejuízo traz. A tristeza sem arrependimento produz a morte.

A tristeza santa que sentiram foi muito boa para vocês. Com certeza, foi o Deus Eterno agindo em suas vidas. Que tristeza maravilhosa! Vocês refletiram, viram seus erros, tiveram saudade de mim, ficaram com vergonha dos erros cometidos, arrependeram-se e foram perdoados.

Ficou claro que a minha carta anterior (não preservada) não pretendia tratar de um evento específico ou de uma pessoa em particular, pois pretendia que vocês percebessem, diante do Deus Eterno, o que estavam fazendo.

Deu certo! Além disso, vocês mostraram as suas preocupações comigo. Estou radiante!

A alegria de Tito me deixou muito alegre também. Ele me falou do modo afetuoso como o trataram.

Eu já lhe tinha falado de como vocês são afetuosos. Nunca me arrependi de os ter elogiado na presença do próprio Tito. Vocês não me decepcionaram. Saibam que Tito os ama cada vez mais. Ele não esquece o cuidado que tiveram com ele e o amor dedicado que lhe demonstraram.