Menu

Você está em:

2 Coríntios Capítulo 8

Contribuamos com alegria

(2Coríntios 8 a 9)

Instruções sobre a oferta para Jerusalém

2 Coríntios 1-5

Passo agora a lhes falar sobre o que Deus Eterno está fazendo por intermédio das igrejas da Macedônia.

Embora estivessem passando por dificuldades, elas mantiveram a alegria. Mesmo sendo imensamente pobres, mostraram uma generosidade riquíssima.

Sei que os irmãos macedônios não têm muitos recursos financeiros, mas sou testemunha de que foram além das suas posses nas contribuições.

Quando souberam que eu estava organizando uma campanha para levantar recursos para enviar aos irmãos de Jerusalém, os macedônios insistiram em participar.

Eles foram além de todas as expectativas, dedicando-se inteiramente ao Deus Eterno e se envolvendo de corpo e alma nesse santo projeto.

A bondade do Salvador Cristo

2 Coríntios 6-9

O gesto das igrejas macedônias me levou a sugerir que Tito persistisse na campanha também entre vocês.

Vocês têm agora uma bela oportunidade de mostrar o quanto são também generosos.

Vocês têm sido magníficos no que creem e no que falam. Vocês são firmes na fé e respondem rápido aos desafios. Vocês sabem o quanto os amo. Agora chegou a hora de colocarem novamente tudo em prática.

Não estou dando uma ordem, mas oferecendo a vocês a oportunidade de demonstrarem o seu amor ao socorrerem generosamente os necessitados.

Lembrem-se da bondade do nosso Salvador Cristo que, sendo rico, tornou-se pobre por amor, de modo que a pobreza dele os tornasse ricos.

Motivos para a generosidade

2 Coríntios 10-15

Meu conselho é o seguinte:

No ano passado, vocês manifestaram o desejo de contribuir e começaram a fazê-lo. Completem agora o que começaram. Desse modo, vocês colocarão em prática o desejo que tiveram. Façam isso segundo os recursos que têm. O que importa não é o valor da contribuição dada, mas a intenção que a motivou.

Para ajudar generosamente os outros, vocês não precisam se endividar; basta que se lembrem de que são iguais aos necessitados. Hoje, vocês suprem as necessidades dos outros; amanhã, eles suprirão as suas. É assim que mostramos que somos iguais.

Como aconteceu quando o maná foi distribuído,

  • "Nada faltava, nada sobrava em casa, porque cada família pegava o que precisava".

  • (Êxodo 16.18)

Reafirmação da honestidade de Paulo

2 Coríntios 16-21

Agradeço ao Deus Eterno, porque inspirou Tito a pensar em vocês como participantes nessa ação generosa. Ele ouviu o meu apelo. Cercando-se dos necessários cuidados, viajou para Corinto.

Para o acompanhar, enviei outro irmão, admirado em todas as igrejas por onde passou. As igrejas o escolheram para colaborar conosco nessa tarefa de levantamento e entrega dos recursos oferecidos. Agradeço a Deus por isso, porque a presença dele evitará que alguém duvide da minha fidelidade. O Deus Eterno sabe que sou honesto, mas quero que os irmãos tenham a mesma certeza.

Sejam generosos

2 Coríntios 22-24

Além de Tito e do irmão que mencionei, enviei ainda um terceiro colaborador. Por experiência própria, sei o quanto ele é cuidadoso. Os dois colegas de Tito são totalmente confiáveis.

Tito — vocês sabem — é meu companheiro e cooperador.

Quanto aos dois outros irmãos, eles representam as igrejas onde servem a Cristo.

Por intermédio deles, sejam generosos e demonstrem às igrejas o amor que sentem.

Eu ficarei muito feliz se assim procederem, inclusive porque mostrarão que não estou errado em minhas expectativas sobre vocês.