Menu

Você está em:

2 Coríntios Capítulo 9

Outras instruções sobre a oferta para Jerusalém

2 Coríntios 1-5

Nada mais preciso acrescentar sobre a oferta para os irmãos de Jerusalém.

Já os elogiei nesse sentido. Eu disse aos irmãos que são da Macedônia o quanto vocês são generosos.

Garanti-lhes que, desde o ano passado, vocês estão prontos para colaborar, o que fez com que muitos irmãos ficassem animados.

O motivo de ter enviado Tito e os dois irmãos a vocês foi para prepará-los para a coleta. Confirmo o que disse a respeito de vocês. Estejam prontos, quando, acompanhado de alguns macedônios, eu for a Corinto. Sua participação demonstrará que não errei quando falei do desejo de vocês em contribuir para essa causa.

Foi, portanto, por isso que decidi enviar os irmãos. Meu propósito era que, chegando eles antes de mim, recolhessem a oferta prometida, como demonstração da voluntária generosidade de vocês.

O dom da generosidade

2 Coríntios 6-11

Recordo-lhes o que está no livro de Provérbios:

  • "Quem ajuda com generosidade tem mais,

  • Mas quem retém tudo para si acaba sem nada".

  • (Provérbio 11.24)

O Deus Eterno é poderoso para lhes dar tudo o que precisam. Assim, tendo tudo o que precisam, vocês podem se superar fazendo mais e melhor para os outros.

É o que lemos nos Salmos:

  • "Por amor ele compartilha

  • O que tem com os pobres,

  • A quem trata como iguais".

  • (Salmo 112.9)

Certamente, o Deus Eterno lhes tem dado os recursos que lhes permitem trabalhar e viver. Ele lhes dará ainda mais sementes para plantar e mais frutos para colher, tendo em vista o desprendimento que demonstraram. Ele os enriquecerá para que sejam ainda mais generosos e, assim, continuaremos todos a agradecer ao Deus Eterno por essa oportunidade de contribuir.

O prazer de contribuir

2 Coríntios 12-15

A oferta designada para a igreja em Jerusalém tem um profundo significado. Ela suprirá os irmãos de lá e gerará gratidão nos corações deles. Nossos irmãos exaltarão ao Deus Eterno por vocês terem aceitado o Evangelho de Cristo e por estarem prontos para cooperar com eles e com quem mais tiver necessidade. Certamente também, eles intercederão por vocês diante de tão imensa demonstração de afeto, gerado em suas vidas pela maravilhosa graça do Deus Eterno.

Agradeçamos todos ao Deus Eterno por essa extraordinária oportunidade de contribuir.