Segunda carta de Pedro
Roma, ano 65
A preciosa graça de Jesus Cristo
2 Pedro 1-2
Quem lhes escreve é Simão Pedro.
Estou a serviço de Jesus Cristo, que me escolheu como um dos seus apóstolos.
Eu me dirijo a todos que creem como eu creio.
Fomos todos alcançados pela preciosa graça de Jesus Cristo, nosso divino Salvador.
Oro para que a graça e a paz estejam abençoando suas vidas, de modo que tenham um relacionamento profundo com o Deus Eterno e com Jesus Cristo, nosso Salvador.
Chamados para um relacionamento profundo
2 Pedro 3-4
É maravilhoso saber que fomos chamados por Deus para um relacionamento profundo com Ele, para que o conheçamos em toda a sua beleza e excelência. Quando nos relacionamos com Deus, Ele nos capacita para viver também de modo pleno e excelente.
Quando nos relacionamos profundamente com Deus, vemos cumpridas em nossas vidas as preciosas e profundas promessas que nos fez, para que, conscientes disso, desejemos o que Ele deseja e deixemos de ser escravos dos vícios que predominam no mundo.
Máximo empenho
2 Pedro 5-7
Gratos por tudo o que têm recebido, dediquem-se ao máximo em tudo o que fazem. Façam com fé e excelência; com excelência e competência; com competência e equilíbrio; com equilíbrio e perseverança; com perseverança e consagração; com consagração e fraternidade; com fraternidade e amor.
Dedicando-se assim, nunca ficarão sem ter o que fazer e compreenderão cada vez mais o que significa seguir a Cristo.
O perigo da superficialidade
2 Pedro 8-11
Espero que essas qualidades sejam reais. Para tanto, aperfeiçoem-se nelas.
Vivendo assim, vocês aprofundarão o seu relacionamento com o Salvador Jesus Cristo, o que fará de vocês mais atuantes e ainda mais eficazes.
Sem um relacionamento profundo com Cristo, as pessoas se tornam superficiais e se esquecem da maravilhosa bênção que tiveram ao serem perdoadas dos seus pecados.
Por isso, empenhem-se cada vez mais. Agindo assim, mostrarão que são realmente salvos e estarão mais preparados para não fraquejar na fé.
Firmes na fé, vocês aguardarão cheios de esperança o tempo quando entrarão no céu, onde viverão para sempre com Jesus, nosso divino Salvador.
Promessas que não podem ser esquecidas
2 Pedro 12-15
Estou lhes escrevendo para pedir que sempre se lembrem dessas promessas, que se tornaram reais em suas vidas, como sabem por experiência própria.
Enquanto viver, tudo farei para que se lembrem dessas verdades.
O Salvador Jesus Cristo já me disse que tenho pouco tempo de vida. Por isso, enquanto estiver por aqui, eu me esforçarei ao máximo na proclamação dessas verdades com toda a intensidade. Quero que também se lembrem delas, quando eu não estiver mais aqui.
Pedro como testemunha ocular da história
2 Pedro 16-18
Quando falo da salvação e da segunda vinda do nosso divino Salvador Jesus Cristo, não sigo lendas criativamente inventadas. Falo do que vi. Eu sou uma testemunha ocular da grandeza de Jesus.
Ele recebeu diretamente do Pai Eterno toda a honra e todo o poder que tem.
Certo dia, Ele ouviu uma voz, sublime e gloriosa, que disse:
"Jesus é o meu Filho querido. Ele me dá muita alegria".
(Mateus 17.5, Marcos 9.7 e Lucas 9.35)
Eu ouvi essa voz celestial quando estávamos com Ele no santo monte da Transfiguração, na terra de Israel.
O brilho da Bíblia
2 Pedro 19-21
O encontro de Moisés e Elias com Jesus Cristo no monte da Transfiguração confirmou o que os profetas tinham dito na Bíblia sobre o Salvador que viria.
Confiem na Bíblia!
A Bíblia é como uma luz que brilha na noite até que a madrugada chegue e a estrela da manhã seja vista. A estrela da manhã é o Salvador que nasceu nos seus corações.
Ao lerem a Bíblia, vocês não devem interpretá-la a partir das suas próprias opiniões, porque estão diante de mensagem que não é de origem humana. Na verdade, os escritores transmitiram a voz celestial, por inspiração do Espírito Santo.
