Menu

Você está em:

2 Timóteo Capítulo 1

Segunda carta de Paulo a Timóteo

Roma, ano 66

Saudações iniciais

2 Timóteo 1-2

Querido Timóteo:

Quem lhe escreve é Paulo, agindo sempre em obediência às ordens que tenho recebido do Deus Eterno, nosso Salvador, e de Jesus Cristo.

Meu filho, o meu desejo é que a graça, a compaixão e a esperança, próprias do nosso Deus Pai e do nosso Salvador Jesus Cristo, continuem a fortalecer a sua vida.

Sinceridade na fé

2 Timóteo 3-5

Quem me conhece sabe que tenho procurado trabalhar com total dedicação, para que o Evangelho seja anunciado a todos.

Você tem feito o mesmo; por isso, em todas as minhas orações ao Deus Eterno, agradeço por você.

Estou com muita saudade de você e espero que logo nos reencontremos e tremendamente nos alegremos.

Tenho plena certeza de que você continua sincero na fé, a mesma da sua avó Lóide, a pioneira da família, e também da sua mãe, Eunice.

A chama da missão

2 Timóteo 6-12

Meu primeiro pedido é que você reacenda a chama da missão que recebeu do Deus Eterno quando impusemos nossas mãos sobre você no culto da sua consagração como pastor.

Diante da missão que recebeu, você não pode recuar com medo. O Espírito Santo o capacitou para avançar com coragem, amor e sabedoria.

Não tenha vergonha de pregar sobre o que Jesus fez por você.

Não tenha vergonha de mim por estar preso em Roma. Lembre-se de que estou sofrendo por causa do Evangelho que o Deus Eterno nos anunciou e nos chamou para anunciar.

Você sabe que o Deus Eterno não nos salvou porque éramos merecedores, mas por causa da graça que, por livre e espontânea vontade, Ele nos concedeu por meio de Cristo Jesus.

Quando veio a este mundo, o nosso Salvador acabou com o terrível poder da morte e nos deu a vida eterna.

É isso que o Evangelho faz! Fui escolhido para ser mensageiro, missionário e mestre desse Evangelho. É por ser fiel a esse Evangelho que estou sofrendo na cadeia. No entanto, eu não tenho vergonha disso.

Eu sei em quem creio; por isso, estou certo de que posso confiar nele de modo absoluto. Não tenho medo de nada! O Deus Eterno é suficientemente poderoso para cumprir tudo o que me prometeu, desde agora até o final.

O tesouro do Evangelho

2 Timóteo 13-14

Fique firme na fé, sempre atento à sublime verdade que aprendeu comigo.

Tome conta do grande tesouro que é o Evangelho que nos foi confiado pelo Espírito Santo, que habita em nós.

Abandonado

2 Timóteo 15-18

Neste momento, você já deve saber que estou sozinho. Todos me abandonaram, inclusive — acredite se quiser — Fígelo e Hermógenes.

Bem diferente tem sido a atitude de Onesíforo e a sua família. Ele me disse palavras que me animaram muito e nunca teve vergonha de mim. Pelo contrário, quando veio a Roma, ele me procurou persistentemente por todos os lugares da cidade até me encontrar.

Desejo que o Deus Eterno continue generoso com Onesíforo, enquanto ele viver, por causa do que fez por mim em Roma e também pelo apoio que me deu em Éfeso.