Menu

Você está em:

Apocalipse Capítulo 17

A destruição do império do mal

(Apocalipse 17.1-20.15)

A grande Babilônia

Apocalipse 1-5

Um dos sete anjos veio falar comigo. Ele era um dos que tinham as sete taças.

Ele me disse:

— Venha! Agora vou lhe mostrar o julgamento da maior nação idólatra da história. Ela é banhada por muitos rios. Os governantes da terra aprenderam a idolatrar com ela. Os habitantes da terra imitaram os padrões dos seus governantes.

O anjo que me conduzia logo me transportou, numa visão espiritual, para um lugar desértico.

Lá estava uma mulher montada na Fera vermelha do Abismo. A mulher xingava sem parar. A Fera tinha sete cabeças e dez chifres. O vestido da mulher era das cores vermelha e roxa. Ela estava toda enfeitada com pérolas e outras pedras preciosas. Carregava numa das mãos um copo de ouro que transbordava com as abominações e com as sujeiras da idolatria.

Na testa dessa mulher estava escrita uma frase enigmática:

"Babilônia, a grande madrinha da idolatria e de todas as abominações da terra"

O sangue dos mártires

Apocalipse 6-8

Reparei que a mulher estava embriagada com o sangue dos salvos e dos mártires de Jesus.

Diante dessa cena, fiquei admirado e espantado. No entanto, o anjo que me conduzia logo me tranquilizou:

“Por que você ficou impressionado?

Fique tranquilo porque vou lhe explicar o enigma da mulher. Vou lhe mostrar o que acontecerá à Fera do Abismo que tem sete cabeças e dez chifres e carrega essa mulher.

Não se preocupe com a Fera; neste momento, ela não está ativa. No entanto, daqui a pouco ela reaparecerá e subirá do Abismo a caminho da destruição final.

Quando virem que a Fera do Abismo sumiu e reapareceu, a humanidade vai ficar apavorada com o que verá. Os que não têm os seus nomes escritos no Livro dos Salvos vão ficar impressionados”.

O enigma

Apocalipse 9-14

O anjo que me conduzia prosseguiu:

  • "Entender o enigma dessa mulher exige inteligência.

  • Eu explico: as sete cabeças são sete montes, governados por uma mulher. As sete cabeças são também sete governantes. Cinco desses governantes já caíram, um continua governando e o sétimo ainda não apareceu.

  • Quando o sétimo chegar, será curto o seu governo.

  • A Fera do Abismo é também o oitavo governante, mas, por ter governado antes, é contada entre os sete. Ela também será logo destruída.

  • Os dez chifres que você viu são dez governantes que estão sem nações para governar. Mesmo assim são tratados como governantes. Eles ofereceram à Fera do Abismo os recursos de que dispõem. Eles lutarão contra Jesus, mas serão derrotados por Ele, pois Jesus é o chefe dos chefes e o governante dos governantes.

  • Ao lado de Jesus, estarão os verdadeiramente vitoriosos, que são os que também o amam, são amados por Ele e permanecem fiéis".

Uma derrota anunciada

Apocalipse 15-18

O anjo que me conduzia acrescentou:

  • "Lembra-se das águas do rio que viu que percorrem a Babilônia? Elas representam os povos de diferentes lugares e diferentes idiomas da terra.

  • Os dez chifres, que representam os dez governantes da terra, e a Fera do Abismo odiarão a grande idólatra. Vão derrotá-la e humilhá-la. Eles a devorarão e a incinerarão.

  • Deus levará esses povos a fazer a vontade divina. Como parte do plano, eles cederão poder a essa Fera, mas será apenas pelo tempo necessário para que as palavras que Deus proferiu se realizem.

  • Quanto à mulher, ela é a grande cidade que comanda os governantes da terra".