Menu

Você está em:

Atos Capítulo 10

A conversão e o batismo de Cornélio

Atos 1-8

Em Cesareia Marítima (a capital política de Israel, sob o domínio romano), morava um oficial militar de nome Cornélio.

Cornélio era o capitão de um batalhão do exército romano conhecido como “Regimento Italiano”.

Ele e toda a sua família amavam ao Deus Eterno. Cornélio ajudava os pobres em suas necessidades e tinha uma intensa vida de oração.

Num certo dia do ano 40, quando orava às três horas da tarde, ele teve uma visão, em que um anjo se aproximou dele e o chamou:

— Cornélio!

Ele olhou bem para o anjo e, cheio de medo, perguntou:

— O que queres de mim?

O anjo lhe disse:

— Cornélio, o Deus Eterno se agradou das suas orações e dos seus gestos de bondade. Tenho mais para você: envie mensageiros à cidade de Jope (distante 63 km de Cesareia), para que tragam Simão Pedro. Pedro está hospedado na casa do dono de um curtume. Ele mora na praia do mar Mediterrâneo e também se chama Simão.

Tendo falado, o anjo se retirou.

Cornélio chamou três soldados sob o seu comando, um dos quais amava ao Deus Eterno, explicou a missão a ser desenvolvida e os enviou a Jope.

Atos 9-16

Pedro continuava na casa que o hospedara. No dia seguinte, os emissários de Cornélio já estavam viajando desde o dia anterior, quando Pedro subiu até o terraço para orar. Era meio-dia e Pedro estava com fome, mas a comida ainda não estava pronta. Nesse instante, ele teve uma profunda experiência espiritual, por meio de uma visão.

Pedro viu o céu aberto. Algo parecido com uma grande toalha de mesa descia. O pano estava amarrado pelas quatro pontas e trazia diferentes tipos de animais considerados impuros, os quais os judeus não podiam comer.

Uma voz se dirigiu a Pedro:

— Pedro, pegue, mate e coma!

Pedro respondeu:

— De jeito nenhum farei isso, ó Deus! Nunca na minha vida eu comi algo que fosse impuro ou impróprio.

A voz o repreendeu:

— Não diga que é impuro o que o Deus Eterno purifica!

A cena se repetiu três vezes. Depois, o que parecia uma toalha foi recolhida e tudo voltou ao normal.

Atos 17-23a

Pedro ainda tentava entender o significado daquela visão, quando os três emissários de Cornélio chegaram à cidade.

Eles procuraram pela casa de Simão. Achando-a, bateram à porta. Quando foram atendidos, perguntaram se Simão Pedro estava.

Pedro ainda estava no terraço refletindo sobre a visão, mas o Espírito Santo lhe disse:

— Pedro, três homens estão à sua procura lá embaixo. Levante-se, desça e vá com eles. Não os discrimine, porque eu os trouxe a você.

Pedro desceu e disse aos homens:

— Eu sou a pessoa que vocês procuram. O que desejam?

Eles disseram:

— Estamos a serviço do capitão Cornélio, que é um homem correto, segue ao Deus Eterno e é respeitado entre os judeus. Ele recebeu a visita de um anjo de Deus e nos mandou aqui para levar você até a casa dele em Cesareia. Ele quer conversar com você.

Pedro os convidou para entrar e passar ali a noite.

Atos 23b-33

No dia seguinte, Pedro se arrumou e seguiu com eles. Alguns crentes da cidade de Jope também foram.

Depois de um dia de viagem, chegaram em Cesareia, onde Cornélio os esperava. Estavam acompanhados por vários parentes e convidados.

Antes de Pedro entrar, Cornélio foi ao seu encontro e se prostrou aos seus pés em profunda reverência. Pedro o levantou e disse:

— Levante-se, Cornélio! Eu sou uma pessoa igual a você.

Enquanto conversavam, Pedro entrou e encontrou muitas pessoas reunidas à sua espera.

Ele disse:

— Vocês sabem muito bem que um judeu está proibido de se reunir com os estrangeiros, porque são considerados impuros. No entanto, o Deus Eterno me mostrou que não devo fazer esse tipo de discriminação. Por isso, vocês me chamaram e eu vim sem questionar. Digam-me, então, por que me chamaram?

Cornélio respondeu:

— Há quatro dias, perto do mesmo horário de hoje, três da tarde, eu estava orando em minha casa quando, de repente, apareceu um homem trajando roupas resplandecentes, que me disse: “Cornélio, a sua oração foi ouvida e as suas esmolas demonstraram a sua fé. Envie agora alguém a Jope, para trazer Simão Pedro. Ele está hospedado na casa de Simão, o dono do curtume que mora à beira-mar”. Imediatamente, mandei chamá-lo. Muito obrigado por ter vindo. Agora, aqui estamos, reunidos, na presença do Deus Eterno, prontos para ouvir tudo o que Ele mandou dizer.

Atos 34-43

Pedro, então, começou a pregar:

  • "Vejo com clareza que o Deus Eterno a ninguém discrimina. Pelo contrário, Ele aceita a todos que o amam e fazem o que é certo, não importa se são ou se não são judeus.

  • A mensagem que o Deus Eterno enviou primeiramente aos israelitas, ao lhes comunicar o Evangelho da paz por intermédio de Jesus Cristo, é que Ele veio para todos.

  • Vocês conhecem essa história. Ela começou com o convite ao arrependimento, feito por João Batista na Galileia, e alcançou toda a Judeia. A história prosseguiu quando Jesus de Nazaré, ungido com o Espírito Santo e tendo recebido todo o poder, percorreu todo o Israel, fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo. O Deus Eterno estava com Jesus.

  • Nós vimos tudo o que Jesus fez entre os judeus, particularmente em Jerusalém. Vimos que Ele foi pendurado e morto na cruz. Testemunhamos que Ele foi ressuscitado no terceiro dia depois da sua morte e que, depois, apareceu, não a todos, mas a nós, que fomos escolhidos por Deus para comunicar o Evangelho. Afirmamos que, depois que Jesus foi ressuscitado, nós comemos e bebemos com Ele.

  • Jesus nos enviou para pregar a todos e para declarar que, por determinação do Deus Eterno, Ele agora é o juiz de todos, tanto dos que já morreram quanto dos que estão vivos. Sabemos assim, pela Palavra de Deus, que todos os que creem em Jesus são perdoados dos seus pecados".

Atos 44-48

Pedro ainda pregava quando o Espírito Santo se manifestou a todos.

Os seis irmãos judeus, que eram de Jope e tinham acompanhado Pedro até Cesareia, ficaram surpresos ao verem o Espírito Santo sendo derramado sobre os não judeus. Aqueles irmãos estavam ouvindo os não judeus falando em línguas e louvando ao Deus Eterno.

Diante do que aconteceu, Pedro perguntou:

— Há, aqui, entre nós alguém que se oponha a que batizemos estes irmãos que receberam, como nós recebemos, o Espírito Santo?

Como todos concordaram, esses irmãos foram, por ordem de Pedro, batizados em nome de Jesus Cristo.

A pedido dos novos irmãos de Cesareia Marítima, Pedro permaneceu na cidade por vários dias.