O primeiro milagre
Atos 1-10
Ainda no ano 33, Pedro e João estavam indo para o Templo de Jerusalém, desejosos de participar do momento de oração das três horas da tarde.
Quando chegaram, encontraram numa das entradas, conhecida como “Porta Formosa”, um mendigo que fazia ali o seu ponto. Ele tinha nascido manco. Quando viu Pedro e João, pediu uma esmola.
Pedro, que estava ao lado de João, olhou bem para ele e lhe disse:
— Olhe para nós!
Esperando receber algum dinheiro, o mendigo olhou firme para os dois.
Pedro o surpreendeu:
— Não tenho um centavo sequer comigo, mas tenho algo muito mais importante e é o que vou lhe dar agora. Por isso, eu lhe digo: “em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-se e ande!”
Em seguida, Pedro se abaixou, pegou o mendigo pela mão direita e o ajudou a se levantar.
Imediatamente, o homem sentiu que os seus pés se firmaram. Ele deu um pulo, ficou em pé e saiu andando. Quando Pedro e João entraram no Templo, ele os seguiu. O homem saltava de alegria e dava “glória a Deus!”, sem parar.
Todos viram que aquele homem, que era manco, agora estava andando e cantando. Logo, reconheceram que era o mendigo que passava o dia sentado diante da Porta Formosa do Templo. Ficaram todos admirados e espantados com o que lhe tinha acontecido.
O segundo discurso de Pedro
Atos 11-26
O ex-mendigo continuava acompanhando Pedro e João. Agitados, todos no Templo correram para onde os três estavam, agora no lugar conhecido como “Portão de Salomão” (área em que as pessoas podiam conversar e fazer negócios).
Vendo aquela agitação toda, Pedro (que ainda tinha João ao seu lado), levantou sua voz e disse:
"Israelitas:
Digam-me: por que vocês ficaram admirados com o que aconteceu? Digam-me: por que estão olhando para nós dois, como se tivéssemos poder e fé para fazer este homem andar?
O que aconteceu foi uma ação do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, o Deus que exaltou a Jesus, o Cristo que vocês traíram e rejeitaram, embora o governador Pôncio Pilatos quisesse soltá-lo. Vocês rejeitaram Jesus, que é santo e justo, e preferiram ficar com um assassino. Assim, vocês mataram a fonte da vida, mas o Deus Eterno o ressuscitou, como lhes temos contado.
Então, este homem foi curado por causa da fé que teve no poder de Jesus, como vocês agora estão vendo. Sim! Foi com base na fé que o poderoso Jesus trouxe saúde perfeita a este homem que está agora diante de vocês".
Pedro prosseguiu:
"Meus irmãos:
Eu bem sei que vocês e os seus líderes fizeram o que fizeram por ignorância. No entanto, foi por meio dessa ignorância de vocês que o Deus Eterno cumpriu a promessa que no passado fizera por intermédio dos profetas. A promessa é de que Ele enviaria o Cristo para sofrer em nosso lugar.
Por isso, eu agora lhes convido: arrependam-se e retornem para Deus. Se tomarem essa decisão, os seus pecados serão perdoados. Ao receberem esse perdão, vocês encontrarão a alegria da vida. Jesus está agora no céu, mas, no final da história, Ele virá outra vez.
Tudo o que está acontecendo foi prometido pelo Deus Eterno desde a antiguidade por intermédio dos profetas. Há muitos séculos, Moisés disse:
‘O Deus Eterno fará com que surja entre vocês um profeta semelhante a mim. Vocês devem ouvir com muita atenção tudo o que lhes disser. Quem não der atenção a esse profeta arcará com as consequências’.
(Deuteronômio 18.15-16)
Todos os profetas que vieram depois de Moisés, a começar por Samuel (no século 11 antes da Era Cristã), falaram das coisas que aconteceriam. E vocês são seguidores desses profetas. Vocês fazem parte do pacto que o Deus Eterno estabeleceu com os antepassados, quando prometeu a Abraão, em Gênesis 22.18:
‘Por meio dos seus descendentes, todas as nações da terra serão abençoadas’.
Uma prova disso é que o Pai Eterno ressuscitou Jesus e o enviou em primeiro lugar aos judeus, para abençoá-los, levando-os a abandonar os seus pecados”.
