Carta de Paulo a Filipenses
Roma, ano 61
Que a graça e a paz continuem com vocês
Filipenses 1-2
Caros irmãos:
Quem lhes escreve, com o apoio de Timóteo, é Paulo.
Eu me dirijo a todos os participantes e líderes da igreja na cidade de Filipos, na Grécia.
Desejo-lhes que a graça e a paz do nosso Eterno Pai e do Salvador Jesus continuem com vocês.
O Deus Eterno tem cuidado de vocês
Filipenses 3-6
Sempre agradeço ao meu Eterno Pai pelas boas lembranças que guardo de vocês. Nas minhas orações sempre peço por vocês.
Estou muito contente por saber que, desde que receberam o Evangelho, vocês têm se dedicado a transmiti-lo aos outros.
Alegrem-se porque o Deus Eterno, que tem cuidado de vocês, continuará a cuidar e a aperfeiçoá-los até o dia em que Cristo Jesus retornar à terra.
Compartilhamos a mesma graça
Filipenses 7-8
Vocês moram no meu coração, esteja eu preso, esteja eu livre, sempre pregando o Evangelho. Afinal, compartilhamos a mesma graça.
Saibam que é grande a minha saudade de todos vocês, por causa do profundo afeto que Cristo Jesus semeou em nós. O Deus Eterno sabe tudo o que eu sinto.
As suas vidas darão muito prazer a Deus
Filipenses 9-11
É por isso que eu oro. O que peço ao Deus Eterno é que vocês se amem cada vez mais, amem a Cristo cada vez mais e se afastem do erro cada vez mais.
Peço também que, até a segunda vinda de Jesus, vocês continuem dedicados ao estudo da Bíblia, para que se mantenham puros e fiéis. Desse modo, vocês mostrarão que o Espírito Santo habita plenamente em vocês e as suas vidas darão muito prazer ao Deus Eterno.
Estou algemado por causa de Cristo
Filipenses 12-13
Estou preso, mas fiquem tranquilos. Na verdade, a minha prisão tem contribuído para o progresso do Evangelho.
Os militares da Guarda Pretoriana e outros funcionários públicos encarregados de me vigiar sabem que é por causa de Cristo que estou algemado.
O Evangelho de Cristo está sendo anunciado
Filipenses 14-18
Além disso, nossos irmãos em Roma se animaram com o meu sofrimento e ficaram ainda mais ousados na pregação do Evangelho.
Sei que em alguns deles há inveja e rivalidade, mas sei também que a maioria prega por amor, juntando-se a mim na tarefa da pregação.
Aqueles que pregam por interesse pessoal, sem boas intenções, acham que podem tornar piores os meus dias aqui. Sem chance! Eu não dou a mínima para eles! O que realmente me importa é que o Evangelho de Cristo esteja sendo anunciado.
As motivações dos que pregam não me incomodam, desde que preguem. O que me alegra, e nesse sentimento permanecerei, é que o Evangelho esteja sendo divulgado, mesmo que alguns pregadores sejam ambiciosos.
Para mim Cristo é vida
Filipenses 19-22
O que eu espero é que as orações de vocês por mim sejam ouvidas pelo Deus Eterno e, então, por causa do poder do Espírito Santo, eu seja solto. No entanto, se isso não acontecer, não ficarei decepcionado.
Estou decidido a falar de Cristo com a máxima ousadia, custe o que custar, mesmo que tenha de pagar com a vida, porque Cristo é a minha vida; a morte não muda essa verdade.
Se, porventura, eu continuar vivo, vou me dedicar ainda mais à pregação.
Confesso que não sei o que escolher, se pudesse fazê-lo.
Acho que serei solto
Filipenses 23-26
Estou aflito!
Por um lado, gostaria de partir para estar frente a frente com Jesus. Seria maravilhoso!
Por outro lado, pensando em vocês, seria bom eu continuar vivo.
Acho que serei solto e passarei um tempo aí, cooperando com vocês no seu progresso espiritual. Seria um tempo de muita alegria. Se isso acontecer, vocês vão exaltar a Jesus Cristo. Seria extraordinário!
Aprecio o vigor de vocês
Filipenses 27-30
O mais importante é que vocês vivam de um modo coerente com o Evangelho de Cristo. Estando pessoalmente com vocês ou ouvindo relatos sobre vocês, saberei que continuam firmes: firmes na unidade, firmes na pregação do Evangelho, firmes na coragem que não se intimida diante dos adversários. Essa gente acha que vocês perderam, quando, na verdade, vocês ganharam, vocês ganharam o melhor, que é a salvação, concedida pelo Deus Eterno.
Lembrem-se de que, ao lado da bênção da salvação em Cristo, vem a bênção da perseguição contra os que seguem a Cristo.
Vocês e eu estamos empenhados na mesma causa. Por isso, aprecio o vigor de vocês na pregação do Evangelho.
Quanto a mim, apesar de preso, continuo com a mesma disposição.
