Vivam unidos, na teoria e na prática do amor
Filipenses 1-4
Mantenham o foco em Cristo, que é como a vida deve ser vivida, não importam as circunstâncias.
Então, lembrem-se de que o Espírito Santo nos consola em nossas aflições e podemos consolar os outros também por causa do amor de Cristo.
Podemos ser amigos verdadeiros uns dos outros. Podemos nos amar profundamente. Nossos relacionamentos podem ser marcados por uma intensa e compassiva ternura.
Vivam assim e eu me alegrarei.
Vivam unidos, na teoria e na prática do amor.
Para tanto, nenhum de vocês ponha o seu próprio interesse ou o seu prestígio pessoal em primeiro lugar. Pelo contrário, cada um faça da humildade o seu ideal, o que significa valorizar o outro.
Vocês devem buscar o que é bom para vocês, mas sem esquecer o que é bom para os outros.
Jesus não ficou preso à sua condição divina
Filipenses 5-11
Adotem entre vocês o estilo de vida de Jesus Cristo.
Cantem que,
I
Antes de se tornar gente como a gente, Jesus Cristo era Deus,
Mas não ficou preso à sua condição divina
Como se fosse a coisa mais importante da sua vida.
II
Ao contrário, Ele abriu mão de usar o seu poder.
Tendo nascido como todos nascemos,
Viveu entre nós como alguém que serve.
III
Todos viram que Ele viveu aqui como um ser humano real.
Aqui, Ele se humilhou e obedeceu ao Deus Eterno,
Mesmo tendo que pagar com a própria vida na cruz.
IV
O Pai Eterno o elevou
E fez com que assumisse o lugar mais alto
Dando-lhe um prestígio exclusivo, que ninguém alcançou.
V
E que agora, então, todos,
Não importa onde estejam,
Sim, que agora todos
Se ajoelhem diante dele!
VI
Que agora todos cantem para reconhecer
Que Ele, Jesus Cristo, é o Salvador,
Segundo a maravilhosa vontade de Deus Pai!
Fiquem contentes e se alegrem comigo!
Filipenses 12-18
Continuem obedientes como Cristo foi.
Empenhem-se para crescer na fé, levando a sério a Palavra de Deus.
Não fiquem lamentando a minha ausência. Não sou eu que os transforma. É o Deus Eterno que os transforma a cada dia, fazendo que os bons desejos de vocês se tornem reais.
Não fiquem reclamando nem discutindo.
Sejam corretos e puros, vivendo como pessoas santas que amam ao Deus Eterno, embora morem no meio de uma sociedade pervertida e corrompida. Se forem fiéis à Palavra de Deus e se mantiverem unidos, vocês brilharão como estrelas.
Ah, meus irmãos! Saber disso vai me encher de alegria agora e no Julgamento Final, porque verei que valeu a pena o meu esforço. Mesmo que eu não seja solto da prisão e termine na cadeia os meus dias de serviço a favor da fé, continuarei contente com a alegria de vocês.
É por isso que repito: fiquem contentes e se alegrem comigo!
Pretendo enviar Timóteo a vocês
Filipenses 19-24
Espero em Deus poder enviar Timóteo para se encontrar com vocês em breve. Ele dirá como estou e me trará notícias de vocês. Recebam- no bem quando ele for.
Timóteo gosta muito de vocês, de um modo profundo e desinteressado. Enquanto outros buscam satisfazer os seus interesses, Timóteo busca os de Jesus Cristo. Vocês o conhecem e viram como ele é íntegro. Quando estivemos juntos aí, vocês puderam vê-lo em ação: era como um filho trabalhando ao lado do pai. Foi inesquecível!
É por isso que pretendo enviá-lo a vocês, assim que a minha situação estiver definida aqui. Quem sabe eu receba a bênção de viajar logo também e de novo passar um tempo com vocês.
Se Epafrodito morresse, eu ficaria triste demais!
Filipenses 25-30
Enquanto espero, decidi enviar-lhes Epafrodito, a quem considero meu querido irmão, meu valioso auxiliar e meu dedicado companheiro de jornada.
Lembro-me de que, há algum tempo, vocês o enviaram a mim para me ajudar nas minhas necessidades. Ele fez tudo isso muito bem.
Epafrodito estava com muita saudade de vocês. Depois que adoeceu, ficou angustiado com as preocupações que tiveram com ele.
De fato, ele ficou doente, gravemente doente, mas o Deus Eterno teve compaixão e o curou. Deus teve compaixão dele e de mim, porque, se Epafrodito morresse, eu ficaria triste demais! Por esse motivo, antecipo o seu retorno, para que vocês fiquem alegres e eu sofra menos.
Espero que vocês o recebam no amor de Cristo com toda a alegria. Pessoas como Epafrodito merecem a nossa admiração. Afinal, ele arriscou a sua própria vida, ao me trazer pessoalmente a ajuda que vocês enviaram.
