Eles mutilam os seus próprios corpos
Filipenses 1-2
Assim, apesar das dificuldades, continuem a se alegrar no Salvador Jesus. A alegria tem grande valor. É por isso que repito a toda hora: “alegrem-se!”
Cuidado com os que pregam que a obediência às regras religiosas salva.
Esses pregadores são falsos. Quando mutilam os seus próprios corpos, circuncidando-se, eles fazem um sacrifício que a cruz de Cristo tornou totalmente inútil.
Não podemos confiar em nossos méritos
Filipenses 3
Na verdade, nós adoramos ao Deus Eterno de um modo espiritual e nos baseamos no que Cristo fez, não no que nós fizemos.
A verdadeira circuncisão é a do ser humano por completo, em seu interior; não a que acontece apenas com uma parte externa do corpo.
Não podemos confiar em nossos próprios méritos.
Foi Cristo que me salvou, não o meu mérito
Filipenses 4-9
Vejam o meu caso.
Humanamente falando, eu merecia ser salvo. Olhem as minhas credenciais: sou descendente da tribo de Benjamim; fui circuncidado quando completei oito dias de nascido; falo aramaico e hebraico; sempre segui os mandamentos das leis judaicas e servi ao meu povo como um fariseu que vigia a obediência rigorosa aos mandamentos legais. Foi por causa disso que persegui os cristãos.
Se alguém pudesse ser salvo por ser correto, este seria eu, com certeza!
Então, eu me converti a Cristo e todas essas credenciais perderam o seu valor. Agora, para mim, depois que conheci a Cristo e reconheci que Ele é o meu Salvador maravilhoso, passei a ver que não há valor em méritos humanos. Na verdade, joguei no lixo as minhas antigas credenciais.
O que me importa agora é seguir a Cristo, porque foi Ele que me salvou. Não fui salvo por seguir fielmente os antigos mandamentos. Eu cri em Cristo como aquele que me salva e fui salvo. A minha salvação veio do Deus Eterno. Não veio de mim. Fui salvo por Cristo, em quem creio.
Seguir a Cristo implica em sofrer como Ele sofreu
Filipenses 10-11
Meu maior desejo é continuar crescendo na fé em Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou.
Sei que seguir a Cristo implica em sofrer como Ele sofreu, mas também significa ressuscitar como Ele ressuscitou.
Prossigo para o meu alvo
Filipenses 12-14
Jesus Cristo é perfeito e um dia serei perfeito como Ele é. Viver como Ele viveu é o alvo da minha vida, desde quando me rendi a Cristo.
Por isso, não me orgulho dos progressos já feitos, mas, olhando para frente, prossigo para o meu alvo e o meu alvo, que Cristo Jesus mesmo me deu, é seguir o seu estilo de vida. É isso que me entusiasma!
Continuem crescendo na fé
Filipenses 15-16
Espero que vocês todos desejem a mesma coisa que eu. É assim que continuarão crescendo na fé. Orem para que o Deus Eterno os capacite nessa caminhada de fé.
Vocês já conhecem a verdade; agora é só continuar nela.
Sigam os exemplos dos que, como eu, também amam a cruz
Filipenses 17-19
Sigam o meu exemplo!
Sigam os exemplos dos que, como eu, também amam a cruz de Cristo.
Choro ao pensar que há entre nós alguns que são inimigos da cruz.
Infelizmente, tenho que repetir a seguinte advertência:
Eles continuarão no seu erro e irão de mal a pior, porque insistem na ideia de que precisamos obedecer aos mandamentos da antiga Aliança judaica para sermos salvos. Vou exemplificar:
Para os inimigos da cruz, todos têm que adotar os costumes judaicos quanto à questão alimentar. Para eles também, todos têm que passar pela circuncisão, uma coisa que é muito íntima, mas que eles usam o fato para se mostrarem superiores às pessoas em geral. Na verdade, eles pensam pequeno demais.
A nossa pátria definitiva está no céu
Filipenses 20-21
Graças ao Deus Eterno, a nossa pátria definitiva está no céu, de onde pela segunda vez o nosso Salvador Jesus Cristo virá. Quando vier, Ele nos transformará naquilo que Ele mesmo é. E, então, nós o veremos como o supremo governador de todas as coisas.
