AS VIAGENS DE ABRAÃO
Gênesis 1-4
Tendo deixado o Egito, Abrão voltou para Canaã, especificamente para o deserto do Neguebe. Estavam com ele a sua esposa, o seu filho de criação e também sobrinho, Ló. Eles transportavam todos os bens da família.
Abrão era muito rico. Tinha muito gado e muito dinheiro. Como um nômade, peregrinou pelo deserto do Neguebe, voltando a Betel, onde havia montado a sua tenda perto de Ai e construído um altar. Novamente ali, Abrão adorou ao Deus Eterno.
Gênesis 5-7
O filho de criação de Abrão, Ló, também era rico, tinha muitos animais e muitas tendas.
Por isso, surgiu um problema na família. O problema era a riqueza de Abrão e Ló. As fazendas deles se tornaram pequenas. Os pastores dos rebanhos começaram a brigar por pasto para os animais.
(A região era dominada pelos ferezitas, que faziam parte dos cananitas.)
Gênesis 8-9
Abrão chamou Ló e lhe fez uma proposta:
— Ló, não pode haver briga entre nós nem entre nossos pastores. Nós somos uma mesma família. Então, vamos nos separar. Há terra para todos nós. Está vendo toda esta região? Para onde você quer ir? Escolha! Se você for para um lado, eu vou para o outro.
Gênesis 10-11
Ló viu a região na margem oeste do rio Jordão até a cidade de Zoar. A campina era bem regada. Parecia o pomar do Éden. Pareciam também as terras à beira do rio Nilo no Egito. (Sodoma e Gomorra ainda não tinham sido destruídas.)
Ló escolheu a campina do outro lado do rio Jordão e lá se fixou. Foi assim que o tio Abrão e o filho de criação, Ló, foram para lados opostos.
Gênesis 12-13
Abrão se estabeleceu em Canaã, no lado oeste do rio Jordão, enquanto Ló se fixou no lado leste, armando as suas tendas até que chegaram a Sodoma.
Os moradores de Sodoma eram maus e pecavam constantemente contra o Deus Eterno.
Gênesis 14-17
Pouco depois da separação entre Abrão e Ló, o Deus Eterno apareceu a Abrão e lhe falou:
— Olhe bem onde você está! Olhe agora para todas as direções. Tudo o que você está vendo será seu porque eu vou lhe dar. Seus filhos, netos e demais descendentes vão herdar toda esta terra. Seus descendentes serão tantos que ninguém conseguirá contá-los. Levante-se e vá conhecer a terra que estou lhe dando.
Gênesis 18
Sempre trocando de cidade, Abrão acabou por montar as suas tendas em Manre, perto dos carvalhos de Hebrom (a 30 km de Jerusalém). Quando chegou, construiu um altar para o Deus Eterno.
