Menu

Você está em:

Gênesis Capítulo 17

A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA

Gênesis 1-3

Quando (em 1887 a.C.) Abrão completou 99 anos, o Deus Eterno lhe apareceu:

— Abrão, eu sou o Deus Onipotente. Quero que você seja meu amigo e permaneça sempre íntegro. Vou fazer uma Aliança com você e lhe darei uma descendência numerosa.

Abrão se curvou até tocar o chão.

Gênesis 4-8

O Deus Eterno voltou a lhe falar:

— Esta é a Aliança que estou fazendo com você agora. Você será o fundador de muitas nações. Como prova de que essa promessa vai se cumprir, mudarei agora o seu nome. Não será mais Abrão ("pai destacado", em hebraico), mas Abraão ("pai de uma multidão", em hebraico). Você será extremamente fecundo e de você farei com que surjam nações, cada uma com o seu governante. Nossa Aliança será permanente entre nós dois e incluirá todos os seus descendentes para sempre. Eu serei o seu Deus. Eu serei o Deus Eterno de todos os seus descendentes. Por esta Aliança, eu lhes darei esta terra, atualmente habitada pelos cananitas, como a sua propriedade perpétua. Serei para sempre o Deus Eterno de vocês.

Gênesis 9-14

O Deus Eterno pediu:

— Mantenham esta Aliança, você e os seus descendentes, desde agora e para todo o sempre. Quero que, como prova de que cumprirão a sua parte nesta Aliança, todos os homens que vivem entre vocês sejam circuncidados. Quando removerem o prepúcio do órgão sexual masculino, mostrarão que estão sendo fiéis à nossa Aliança. Todo menino será circuncidado no oitavo dia do seu nascimento. Isso vale para todos, de modo permanente, e se aplica inclusive aos homens de outros povos que vivem com vocês, sejam escravos ou livres. A minha Aliança estará marcada no corpo de vocês e isso é para sempre; ela não pode ser revogada. Quem não for circuncidado tem que deixar esta terra porque não é fiel à nossa Aliança.

Gênesis 15-16

O Deus Eterno continuou:

— Quanto à sua esposa, a partir de agora, você a chamará não mais por Sarai ("minha princesa", em hebraico), mas por Sara ("nossa princesa", em hebraico), para que fique claro que a vida dela também vai mudar para melhor. Eu a abençoarei com um filho que nascerá do seu ventre. Muitas nações, com os seus reis, surgirão dela.

Gênesis 17-21

Quando ouviu essa promessa, Abraão se encurvou até o chão, em um misto de gratidão e dúvida, pensando em como poderia ser pai aos 100 anos. "Como Sara vai ser mãe aos 90 anos?", perguntou para si mesmo.

Ele dirigiu a palavra ao Deus Eterno, nos seguintes termos:

— Eu só tenho Ismael e peço que tu o abençoes grandemente.

O Deus Eterno lhe respondeu:

— Vou lhe explicar, Abraão. Sua esposa Sara vai lhe dar um filho. Quero que o chame de Isaque ("riso", em hebraico). Assim como fiz com você, vou fazer com ele uma Aliança, que continuará a ser seguida também por todos os seus descendentes. Quanto a Ismael, fique tranquilo. Ouvi o seu pedido e também vou abençoá-lo. Ele também terá muitos filhos e inúmeros descendentes. Ele será pai de 12 príncipes e formará uma grande nação. A Aliança, contudo, continuará com Isaque, o seu filho com Sara, que vai nascer daqui a um ano.

Gênesis 22

Terminada a conversa, o Deus Eterno se retirou.

O INÍCIO DA PRÁTICA DA CIRCUNCISÃO

Gênesis 23-27

Nesse mesmo dia, Abraão circuncidou todos os homens da sua família. Ele pegou Ismael, que tinha 13 anos, e o circuncidou.

Em seguida, reuniu todos os que moravam com ele e fez o mesmo, tanto com parentes quanto com empregados. Ele fez exatamente como o Deus Eterno mandou. Ele mesmo, embora tivesse 99 anos, se submeteu ao procedimento feito com uma faca de pedra. Seu prepúcio foi retirado, bem como o de todos os que trabalhavam para ele, mesmo os estrangeiros residentes.

Tudo aconteceu em um só dia.