O REENCONTRO ENTRE JACÓ E ESAÚ (PARTE 1)
Gênesis 1-2
Jacó seguiu o seu caminho. Os anjos de Deus foram se encontrar com ele. Quando chegaram, Jacó disse:
— Deus acampou aqui conosco.
Por isso, chamou ao lugar do encontro de "Maanaim" (palavra hebraica para "acampamento").
Gênesis 3-6
Animado, Jacó decidiu enviar mensageiros ao seu irmão Esaú, que morava nas montanhas de Seir, no território de Edom (Jordânia). Eles levaram a seguinte mensagem:
"Jacó manda lhe dizer: 'Estou ao seu dispor. Morei todo esse tempo como estrangeiro na região de Arã, na companhia do nosso tio Labão. Agora, tenho bois, jumentos, rebanhos e empregados. Gostaria de me encontrar com você'"
Quando retornaram, os enviados trouxeram o seguinte relatório:
— Encontramos o seu irmão Esaú. Ele também está vindo ao seu encontro, acompanhado de 400 homens armados.
Gênesis 7-8
Jacó ficou com muito medo.
Angustiado, começou a planejar a defesa.
Ele separou toda a sua gente em dois grupos, fazendo o mesmo com os animais. Ele achava que, se Esaú atacasse um grupo, o outro conseguiria escapar.
Gênesis 9-12
Jacó também orou:
"Ó Deus do meu avô Abraão, de meu pai Isaque e também meu, lembro-me bem de que me disseste: "Chegou a hora de você voltar para a terra dos seus pais. Fique tranquilo porque estarei com você".
Não mereço nada disso, mas agradeço. Tu me fizeste atravessar o rio Jordão, tendo na mão apenas o meu cajado. Minha família cresceu e pude dividi-la em dois grupos. Eu te peço: livra-me do meu irmão Esaú. Estou com medo que ele venha e nos ataque.
Eu também me lembro de que fizeste outra promessa: "Confie que eu serei bondoso com você e a sua descendência será tão numerosa que não se conseguirá contar, pois serão tantos quantos os grãos de areia do mar".
Gênesis 13-16
Todos pernoitaram ali, mas, no dia seguinte, Jacó pensou nos presentes que daria a Esaú. Ele separou 200 cabras, 20 bodes, 200 ovelhas e 20 carneiros, 30 camelas com filhotes, 40 vacas, dez touros, 20 jumentas e dez jumentinhos. Depois, chamou os empregados e lhes deu a seguinte ordem:
— Vão na minha frente e levem estes presentes. Cuidem para que haja uma distância entre eles e nós para que tenhamos mais chances de defesa.
Gênesis 17-21
Ao líder da comitiva, deu a seguinte tarefa:
— Quando você se encontrar com o meu irmão Esaú, ele vai lhe perguntar: "Para quem você trabalha? Para onde vai? De quem são estes animais que você está conduzindo?" Você responderá: "Tudo isso pertenceu ao teu súdito Jacó, mas agora é um presente que ele quer te entregar pessoalmente. Ele está a caminho e logo chegará".
A cada um que conduzia uma parte do rebanho, Jacó repetiu a mesma ordem:
— Ouviram? É isso que vocês dirão a Esaú. Lembrem-se também de dizer: "Teu súdito Jacó está a caminho e logo chegará".
Jacó pensava:
"Com os presentes que chegarão antes de mim, Esaú ficará calmo. Quando eu o encontrar pessoalmente, pode ser que ele me receba bem"
Por isso, despachou os presentes e se preparou para passar aquela noite no acampamento.
O NOVO NOME DE JACÓ
Gênesis 22-30
No entanto, ainda de noite, Jacó decidiu se levantar. Acordou as suas esposas, as empregadas delas e os seus 11 filhos.
Depois de orientá-los sobre como deveriam se comportar, Jacó seguiu com eles até o riacho de Jaboque (Zarqa, Jordânia). Todos atravessaram com as coisas que carregavam. Jacó ficou por último.
Quando ia atravessar, um homem apareceu e barrou a sua passagem. Os dois entraram em luta corporal tão intensa que Jacó levou um golpe que deslocou o seu quadril.
Quando amanheceu, o desconhecido disse a Jacó:
— Vamos parar com esta luta! Preciso partir! Deixe-me ir!
Jacó respondeu:
— De jeito nenhum! Só vai sair daqui depois de me abençoar.
O homem perguntou:
— Qual é o seu nome?
Jacó respondeu.
O homem disse:
— Meu amigo, o seu nome não será mais Jacó. A partir de agora, o seu nome será Israel porque você lutou com Deus e venceu; você lutou com os homens e triunfou.
Imediatamente, Jacó perguntou:
— E você, qual é o seu nome? Diga-me, por favor.
O homem respondeu com outra pergunta:
— Por que você quer saber o meu nome?
Em seguida, o homem abençoou Jacó.
Jacó recebeu a bênção e passou a chamar aquele lugar de Peniel (palavra hebraica para "encontro com Deus")
Jacó costumava, então, dizer: "Em Peniel, eu vi Deus face a face e não morri".
Gênesis 31-32
O sol começava a raiar no horizonte quando Jacó atravessou mancando o riacho de Jaboque, que ele passou a chamar de Peniel (Tulul ad-Dhahab, Jordânia).
É por essa razão que os israelitas não comem o tendão da parte traseira dos animais, onde está o nervo ciático, pois foi nessa região que Jacó foi machucado.
