O CRIME COMETIDO PELOS FILHOS DE JACÓ
Gênesis 1
Jacó tinha apenas uma filha: Diná, fruto do seu casamento com Lia.
Muito tempo depois, estando a família em Siquém, Diná foi passear pela cidade.
Gênesis 2-6
Siquém, o filho mais velho do hevita Hamor, viu Diná e a obrigou a manter relações sexuais com ele. Depois disso, ele se apaixonou por Diná.
O rapaz foi falar com o seu pai, Hamor:
— Papai, quero me casar com Diná. Veja isso para mim com o pai dela.
Gênesis 7
No dia em que Diná foi violentada, os seus irmãos estavam apascentando os rebanhos da família. Jacó soube do estupro da filha, mas não disse nada. Resolveu esperar que os seus filhos voltassem da fazenda.
Eles ficaram com muita raiva quando souberam do que tinha acontecido. Para eles, aquilo era uma vergonha, uma coisa que não podia ser aceita de modo nenhum. Aquela violência teria que ser punida.
Gênesis 8-12
Hamor veio falar com Jacó. Nesse momento, os irmãos de Diná tinham chegado.
O pai de Siquém tomou a palavra, na reunião entre as famílias:
— Siquém, meu filho, está perdidamente apaixonado por Diná. Ele quer se casar com ela e eu lhes peço que deixem que ela se torne esposa dele. Então, vocês habitarão entre nós, nas terras que quiserem. Fiquem à vontade e façam negócios com a gente.
Siquém pediu para falar e disse:
— Eu quero me casar com Diná! Digam qual é o dote e eu pagarei, sem problemas.
Gênesis 13-19
Disfarçando a irritação, os irmãos de Diná, agindo com falsidade, fizeram uma contraproposta:
— Para que isso aconteça, há algo que vocês precisam fazer. Siquém não é circuncidado. Nossa irmã não pode se unir a ele. Para nós, é uma vergonha uma mulher de nossa família se casar com um homem que não tenha sido circuncidado. Se vocês circuncidarem todos os homens da família, concordaremos com o casamento. A partir daí, no futuro, os homens da sua terra poderão se casar com nossas mulheres e vice-versa. Desse modo, seremos um só povo. Se não aceitarem essa condição, partiremos daqui e levaremos Diná.
Hamor e Siquém concordaram.
Siquém, que desfrutava de excelente conceito na sua terra, fez como tinha sido combinado. Ele amava Diná e honrava os acordos que fazia.
Gênesis 20-23
Siquém e o seu pai convocaram uma reunião local para isso e disseram aos representantes da cidade:
— Jacó e a sua família são pessoas boas e pacíficas, como nós. Vamos permitir que morem em nossa terra e façam negócios com a gente. Tem lugar para todos aqui. Vamos nos tornar um só povo por intermédio dos casamentos. No entanto, eles impõem uma condição: que todos os nossos homens sejam circuncidados, como eles são. Vai valer a pena. Seremos beneficiados com as riquezas deles. Nossa família está de acordo e vocês?
Gênesis 24
Todos concordaram com Hamor e Siquém. Todos os homens da cidade foram circuncidados.
Diná foi morar com Siquém.
Gênesis 25-29
Três dias depois, quando a dor da circuncisão estava no auge, Simeão e Levi, irmãos de Diná, entraram de surpresa na cidade armados com as suas espadas e mataram todos os homens, inclusive Hamor e Siquém. Resgataram Diná, que estava na casa do rapaz.
Não satisfeitos, passaram por cima dos cadáveres e saquearam a cidade, em vingança contra o estupro da sua irmã. Eles levaram os bois, os jumentos, os outros animais e todas as coisas que conseguiram carregar. Prenderam e levaram as mulheres e as crianças, com tudo o que elas possuíam.
Gênesis 30-31
Quando soube do que aconteceu, Jacó ficou irado com Simeão e Levi:
— Vocês me criaram um problema enorme. Agora seremos todos odiados pelos moradores da terra. Os cananitas e os ferezitas vão nos odiar. Eles são em maior número que nós e vão nos destruir.
Os filhos de Jacó responderam
— Tu achas que eles tinham o direito de tratar nossa irmã como uma prostituta?
