Menu

Você está em:

Gênesis Capítulo 40

OS SONHOS DOS COLEGAS DE JOSÉ

Gênesis 1-5

Passaram-se dez anos e novos prisioneiros importantes chegaram.

Um deles tinha sido o sommelier real e o outro tinha trabalhado como cozinheiro-chefe do palácio. Acusados de terem traído a confiança do faraó, foram colocados no presídio, o mesmo em que José estava.

Enquanto as acusações contra os dois funcionários eram verificadas, eles ficaram detidos e foram entregues pelo diretor à supervisão de José.

Em uma mesma noite, ambos sonharam.

Gênesis 6-8

Quando José encontrou os dois no pátio da prisão, notou que estavam preocupados. Por isso, perguntou:

— O que os aflige? Vejo tristeza nos seus rostos.

Eles responderam:

— Nós dois sonhamos e não conhecemos ninguém que saiba interpretar os nossos sonhos.

José respondeu:

— É Deus que revela o que os sonhos querem dizer. Confiem em mim. Contem os seus sonhos. O que sonharam?

Gênesis 9-15

O sommelier contou o seu sonho:

— Eu sonhei que havia uma parreira na minha frente. Na parreira, havia três ramos. Quando a parreira começava a brotar, os cachos davam uvas já maduras. Vi que o copo em que eu servia o vinho do faraó estava na minha mão e eu o servi.

José começou logo a falar:

— Vou interpretar o seu sonho. Os três ramos são três dias. Daqui a três dias, o faraó inocentará você, vai reintegrá-lo ao cargo e você voltará a trabalhar para ele como sempre fez.

Como o homem ficou contente, José lhe fez um pedido:

— Quero que, quando voltar ao trabalho no palácio, você não se esqueça de mim. Seja bondoso comigo e leve meu caso ao faraó porque eu sou inocente. Sou um hebreu sequestrado em minha própria terra e nada fiz para merecer estar aqui.

Gênesis 16-19

Ouvindo a interpretação favorável do sonho do seu amigo, o ex-cozinheiro-chefe da cozinha real se animou e contou o seu:

— Eu também sonhei. No meu sonho, havia três cestos de pães brancos sobre a minha cabeça. No cesto mais alto, tinha todo tipo de comida que um cozinheiro prepara. Só que os pássaros vinham e comiam os alimentos que estavam sobre a minha cabeça.

José comentou:

— Vou lhe dar a interpretação do seu sonho. Os três cestos são três dias. Daqui a três dias, o faraó vai mandar você para a forca e deixá-lo lá. Os pássaros virão e comerão o seu corpo.

Gênesis 20-23

De fato, no terceiro dia, data em que se comemorava o aniversário do faraó, ele ofereceu um banquete a todos os seus funcionários.

Nessa festa, ele reabilitou publicamente o sommelier, mas condenou o cozinheiro-chefe à morte na forca. A partir daí, o sommelier voltou a cuidar das bebidas do faraó.

Quanto ao ex-cozinheiro-chefe, ele foi mesmo condenado à morte na forca.

Tudo aconteceu segundo a interpretação que José deu aos sonhos dos dois.

O sommelier, porém, não se lembrou de José e nada fez para ajudá-lo.