A VERDADE DE JOSÉ
Gênesis 1-2
Ao ouvir Judá, José não conseguiu conter a sua emoção.
Aos berros, determinou aos seus assessores:
— Saiam todos daqui, agora!
Nenhum egípcio imaginou o que estava para acontecer.
Os egípcios só ouviram o som do choro de José. Até no palácio do faraó, o choro foi ouvido.
Gênesis 3a
Assim que os seus assessores saíram da sala, o homem forte do Egito disse diretamente aos seus irmãos, sem intérprete:
— Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?
Gênesis 3b-8
Seus irmãos ficaram tão assustados que não conseguiram falar uma palavra sequer.
José continuou:
— Cheguem mais perto de mim!
Eles se aproximaram. José lhes disse:
— Eu sou José, o irmão de vocês, o irmão que vocês venderam para o Egito.
Os irmãos se entreolharam, sem saber o que iria acontecer, mas José retomou a palavra:
— Meus irmãos, não fiquem preocupados nem com medo por terem me vendido para cá. Foi Deus que fez isso! Foi para nos preservar que Deus me enviou à frente de vocês. Dos sete anos de fome previstos, dois já se passaram e ainda faltam cinco anos de escassez em que não conseguiremos plantar nem colher. Por isso, Deus me enviou antes de vocês para que sobrevivêssemos. Ele nos livrou poderosamente. Com certeza, não foram vocês que me enviaram para cá, mas o próprio Deus. Ele me pôs como o principal ministro do faraó, que confia tão plenamente em mim que me encarregou de administrar todo o Egito.
Gênesis 9-11
Seus irmãos respiraram aliviados quando José disse:
— Vocês podem voltar para casa. Quando encontrarem meu pai, levem o seguinte recado:
"Esta mensagem é do teu filho, José: 'Deus me pôs para governar o Egito. Agora, peço-te: venha para o Egito. Separei uma terra perto de mim para morares, com toda a nossa grande família e todo o teu rebanho. Tu habitarás em Gósen. Eu te sustentarei porque haverá ainda mais cinco anos de fome. Aqui nada te faltará'".
Gênesis 12-15
Depois desse recado para o pai, José voltou a falar com os irmãos, ainda atônitos:
— Como vocês estão vendo, como o meu irmão Benjamim está vendo também, eu sou José, eu que estou falando com vocês. Contem ao meu pai o que aconteceu comigo e que sou apreciado e valorizado aqui. Contem o que estão vendo para que ele acredite e venha com vocês. Vamos! Depressa, irmãos!
Em seguida, abraçou Benjamim e chorou. Benjamim também chorou. Depois, José beijou cada um dos seus irmãos e ficaram conversando demoradamente.
Gênesis 16-20
Foram contar ao faraó o que estava acontecendo:
— Os irmãos de José estão aqui!
A notícia alegrou o faraó e os seus ministros.
O faraó chamou José e lhe disse:
— Diga aos seus irmãos para ficarem à vontade entre nós. Carreguem os seus animais e viajem para Canaã e tragam o seu pai e os seus familiares. Quando voltarem para cá, receberão uma excelente terra e se alimentarão com toda a fartura.
O faraó insistiu com José:
— Autorize os seus irmãos a levarem até Canaã algumas carroças imperiais para que possam trazer as suas esposas e os seus filhos, como também o pai de vocês. Não se preocupem com o futuro. Aqui terão do bom e do melhor.
O RETORNO A CANAÃ PARA TRAZER JACÓ
Gênesis 21-24
Assim fizeram os irmãos de José. Levaram carroças e comida para a viagem, providenciadas por seu irmão, por ordem do faraó.
Além disso, todos ganharam roupas novas, mas Benjamim ganhou 300 moedas de prata e cinco mudas de roupa nova. Eles levaram também dez jumentos carregados de produtos para o sustento da família de Jacó em Canaã. Levaram ainda dez jumentas carregadas de cereais, pães e outros itens, destinados à viagem de Jacó para o Egito.
José os despediu e pediu:
— Não briguem pelo caminho!
Eles, então, partiram.
Gênesis 25-28
Quando chegaram a Canaã, disseram a Jacó:
— José está vivo! Ele agora é o primeiro-ministro do Egito.
Jacó desmaiou. Foi demais o que lhe disseram.
Ele foi recobrando os sentidos, à medida que os seus filhos iam lhe contando a experiência que tiveram com o irmão. Quando ele viu as carroças egípcias enviadas por José, não teve mais dúvidas e vibrou de alegria:
— Não precisam falar mais! Meu filho José está vivo! Vou para o Egito me encontrar com meu querido filho, antes que eu morra.
