Menu

Você está em:

Hebreus Capítulo 5

O sacerdócio antigo

Hebreus 1-4

Sabemos que, na religião do antigo Israel, os sumos sacerdotes eram seres humanos comuns, chamados pelo Deus Eterno para interceder pelos pecadores e oferecer sacrifícios pelos pecados. Os pecadores consagravam as ofertas que traziam na expectativa de serem perdoados.

Os sumos sacerdotes eram compassivos com os que pecavam, seja por ignorância ou por desejo. Afinal, eles também eram pecadores. Por isso, quando ofereciam as ofertas, eles faziam isso pelas pessoas e também por si mesmos.

A missão dos sumos sacerdotes não era uma escolha deles, mas um chamado divino. Foi assim que aconteceu com Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel.

O sacerdócio novo

Hebreus 5-10

Cristo é o nosso sumo sacerdote. O Pai Eterno o chamou, dizendo-lhe:

  • "Você é mesmo o meu Filho,

  • Filho que eu gerei".

  • (Salmo 2.7b)

  • "Você é meu sacerdote para sempre,

  • Como Melquisedeque foi no passado".

  • (Salmo 110.4b)

Quando viveu entre nós, o sumo sacerdote Jesus orou ao Pai Eterno, suplicando com palavras e lágrimas para não morrer.

As suas orações foram ouvidas e Ele foi libertado do medo da morte, mas não da morte. Embora fosse o Filho de Deus, precisou passar pela experiência do sofrimento e se tornar assim o perfeito sumo sacerdote e a fonte da salvação eterna para todos os que creem. Foi por isso que Jesus foi nomeado pelo Deus Eterno como sumo sacerdote para sempre. Antes dele só Melquisedeque, contemporâneo de Abraão, tinha o mesmo título.

O caminho da maturidade

Hebreus 11-14

Tenho coisas muito mais profundas para comentar. No entanto, vocês não são capazes de entendê-las, porque não têm prazer em aprender.

Com o tempo que têm de fé, vocês deveriam ser professores da Bíblia, mas ainda precisam de que, a toda hora, alguém lhes ensine os conceitos básicos da Palavra de Deus.

Vocês se habituaram a tomar papinha, como se não pudessem ingerir alimento sólido. E vocês sabem que quem se alimenta de papinha é imaturo na vida, porque continua sendo uma criança. O alimento sólido é para os espiritualmente adultos, que são aqueles que se aplicam ao estudo e são capacitados para perceber o que é certo e também o que é errado.