Menu

Você está em:

João Capítulo 14

CONFIEM TAMBÉM EM MIM

João 1-3

Jesus tranquilizou seus companheiros:

“Espero que não fiquem angustiados. Fiquem tranquilos: sei que vocês confiam no Deus Eterno. confiem também em mim!”

Seus companheiros ouviram com atenção Jesus continuar:

“A casa do meu Pai Eterno é no céu e é ampla. Nela há lugar para todos vocês. Se não tivesse, eu já teria dito que não tem. Eu mesmo cuidarei das acomodações em que vão morar”.

Todos ficaram admirados com aquelas palavras novas. Ele ainda acrescentou:

“Saibam que vou preparar as acomodações para vocês, mas virei e estarei de novo com vocês por algum tempo. Quando eu voltar para o céu definitivamente, vocês irão comigo. Quanto ao caminho, vocês já o conhecem”.

EU SOU O CAMINHO, EU SOU A VERDADE, EU SOU A VIDA

João 4-7

Tomé tomou a palavra:

— Mestre, nada sabemos sobre isso! Não sabemos para onde vais e nem conhecemos o caminho para lá.

Jesus respondeu:

“Eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu sou a vida. Eu sou o único caminho para o Pai Eterno. Quem me conhece conhece meu Pai, o Pai Eterno”.

E olhando para seus companheiros, completou:

“E vocês têm este privilégio, porque estou aqui com vocês”.

EU ESTOU EM COMUNHÃO COM O PAI ETERNO E O PAI ETERNO ESTÁ EM COMUNHÃO COMIGO

João 8-15

Outro companheiro, de nome Filipe, fez também uma pergunta a Jesus:

— Mestre, mostre-nos o Pai Eterno. É tudo o que precisamos saber.

Jesus respondeu:

— Filipe, que surpresa! Estou com vocês há alguns anos e você ainda não sabe quem sou eu? Você devia saber: quem me vê está vendo o Pai Eterno, mas a sua pergunta demonstra que você ainda não entendeu.

Filipe admitiu:

— Sim, mestre, ainda não entendi.

Jesus lhe explicou:

— Preste bem atenção, Filipe! Eu estou em comunhão com o Pai Eterno e o Pai Eterno está em comunhão comigo.

Dirigindo-se aos outros companheiros, Jesus esclareceu a questão:

“Quando eu falo, é o Pai Eterno que está falando. Tudo o que eu faço é o Pai Eterno fazendo por meu intermédio. Vocês precisam crer que eu estou em comunhão com o Pai Eterno e que o Pai Eterno está em comunhão comigo. As coisas que vocês têm visto deixam bem clara esta comunhão”.

Em seguida, prosseguiu:

“Quero dizer algo bem prático agora: quem crê em mim fará o que tenho feito. Aliás, fará ainda mais, já que estou indo para o céu. Agora é a vez de vocês!”

Filipe perguntou:

— Como assim?

Jesus respondeu:

“Para que façam o que tenho feito, orem, orem em meu nome, que eu responderei e mostrarei a todos a grandeza do meu Pai Eterno. Eu farei tudo o que pedirem em meu nome”.

Depois, Jesus acrescentou:

“Vocês me amam! Então, sigam os meus ensinos”.

MEU PAI LHES ENVIARÁ OUTRO ENCORAJADOR

João 16-17

Jesus, em outro momento, continuou suas promessas:

“Fiquem tranquilos: eu estou indo para me encontrar com o meu Pai Eterno, mas, a meu pedido, Ele lhes enviará outro Encorajador, que nunca os deixará”.

— Outro “Encorajador?”, perguntou alguém.

Jesus explicou:

“Sim, esse “Encorajador” é o Espírito Santo, que é real, mas as pessoas não o aceitam, porque não o veem e não o conhecem. Com vocês é diferente, porque vocês sentem que Ele habita nos seus corações. Ele estará sempre com vocês”.

VIREI DE NOVO PARA FICAR COM VOCÊS

João 18-20

Jesus explicou ainda os seus planos:

“Fiquem tranquilos: vocês não ficarão órfãos. Estou de partida, mas virei de novo para ficar com vocês. As pessoas não mais me verão, mas vocês me verão.

Mesmo partindo, eu continuarei vivo e vocês também. Quando eu partir, vocês entenderão que eu estou em comunhão com o meu Pai Eterno, que vocês estão em comunhão comigo e que eu estou em comunhão com vocês”.

VOCÊS ME AMAM E SABEM QUE FUI ENVIADO PELO PAI ETERNO

João 21-24

Um de seus companheiros perguntou:

— Como podemos demonstrar que te amamos, mestre?

Jesus respondeu:

“Quem me ama é aquele que conhece os meus ensinos e os leva a sério. O Deus Eterno me ama e ama aqueles que me amam. Eu também os amo e me mostrarei de modo completo aos que me amam”.

Diante dessas palavras, Judas Tadeu, filho de Tiago e que não deve ser confundido com Judas Iscariotes, quis saber:

— Mestre, explique-nos porque vais te revelar de modo completo a nós e não às pessoas em geral.

Jesus lhe respondeu:

“É simples, Judas Tadeu! Vocês me amam, levam a sério os meus ensinos e são amados pelo meu Pai Eterno. E, assim, iremos ao encontro dele no céu e moraremos com Ele.

Quem não me ama não entende nada disso. Vocês me amam e sabem que fui enviado pelo Pai Eterno e que todas as minhas palavras são palavras do meu Pai Eterno”.

NÃO FIQUEM COM MEDO

João 25-31

A conversa estava perto do fim, quando Jesus resumiu:

“Vocês sabem de tudo isso, mas talvez acabem esquecendo esses ensinamentos quando eu não estiver mais por aqui. Fiquem tranquilos: o Encorajador, o Espírito Santo que o Pai Eterno enviará a meu pedido, ensinará a vocês todas essas coisas de novo, para que vocês se lembrem delas”.

Depois, prosseguiu:

“Não fiquem angustiados nem com medo. Eu partirei, mas a minha paz ficará com vocês e ela é completamente diferente da paz que vocês conhecem”.

Jesus continuou:

“Vocês me ouviram dizer que partirei e depois virei para estar de novo com vocês. Meu desejo é que todos vocês continuem me amando e se alegrando, porque estou indo ao encontro do meu Pai, do meu Pai Eterno, que tem o poder absoluto sobre todas as coisas”.

Então, Jesus concluiu:

“Vocês, agora, sabem tudo o que vai acontecer. Quando acontecer, vocês crerão em mim. Por um tempo, ficarei distante de vocês. Satanás está vindo, mas fiquem tranquilos: ele não tem poder sobre mim. Ele não me controla, porque amo o Pai Eterno e faço tudo o que me diz para fazer”.

Por fim, Jesus determinou que partissem dali:

— Levantem-se todos! Vamos embora daqui!