Menu

Você está em:

João Capítulo 15

QUANTO AOS GALHOS FRUTÍFEROS, MEU PAI ETERNO OS PODA

João 1-3

Estando ainda com seus companheiros, Jesus disse:

“Eu sou a verdadeira árvore da vida, árvore cuidada pelo Pai Eterno. Vocês são os galhos dessa árvore, galhos que devem dar frutos.

Meu Pai Eterno corta os galhos secos.

Quanto aos galhos frutíferos, meu Pai Eterno os poda, para que deem ainda mais frutos.

Tudo o que eu disse foi para ensinar vocês a viverem com alegria”.

VOCÊS NADA PRODUZIRÃO SE NÃO ESTIVEREM EM COMUNHÃO COMIGO

João 4

Em seguida, Jesus resumiu a mensagem que queria comunicar:

“Então, se vocês desejarem viver ligados a mim, eu continuarei ligado a vocês.

Afinal, assim como o galho nada produz se não estiver ligado ao tronco da árvore, vocês nada produzirão se não estiverem em comunhão comigo”.

EU SOU A ÁRVORE DA VIDA. VOCÊS SÃO OS GALHOS

João 5-8

Depois, continuou:

“Eu sou a árvore da vida. Vocês são os galhos. Quem se mantém ligado a mim produz muitos frutos. Na realidade, sem mim, vocês nada produzem. Na verdade, quem não continua ligado a mim murcha, como acontece com o galho seco, que é arrancado, recolhido e queimado”.

Diante da estranheza que percebeu nos olhos dos seus companheiros, Jesus explicou:

“Acontece bem diferentemente com quem continua ligado a mim. Quem leva a sério os meus ensinos viverá, crescerá e frutificará. Meu Pai Eterno vibra e se alegra quando isso acontece. Ele aprecia ver os frutos que vocês dão. Quando vivem assim, vocês demonstram que são de fato meus seguidores”.

ESSE AMOR SE TORNA REAL QUANDO VOCÊS LEVAM A SÉRIO TUDO O QUE LHES ENSINEI

João 9-11

Jesus prosseguiu:

“Meu Pai Eterno me ama. Eu amo vocês. Alimentem-se do nosso amor”.

Imaginando as perguntas de seus companheiros, Jesus prosseguiu:

“Como esse amor se realiza? Esse amor se torna real quando vocês levam a sério tudo o que ensinei. É assim que eu faço com todas as palavras que o Pai Eterno me diz, porque eu o amo e Ele me ama”.

E completou:

“Sabem por que estou dizendo todas estas coisas? É para que vocês experimentem a minha alegria e essa alegria seja completa em vocês”.

ESTOU PRONTO PARA DAR A MINHA VIDA POR VOCÊS

João 12-17

Jesus voltou a falar do amor:

“Vocês precisam amar uns aos outros, como eu amo vocês. Este é o resumo da verdade que tenho ensinado e demonstrado.

Estou pronto para dar a minha vida por vocês, a quem considero como meus amigos. Agora, para que sejam meus amigos, vocês precisam prestar atenção ao que digo”.

Depois, acrescentou:

“Vocês são meus amigos. Não os considero apenas colaboradores, mas amigos íntimos, porque eu compartilho com vocês tudo o que aprendi com o meu Pai Eterno.

Lembrem-se de quando começamos. Fui eu que chamei cada um de vocês para me seguir e ser como árvores que dão frutos em todas as estações do ano.

O Deus Eterno os ama; por isso, vocês podem orar ao Pai Eterno em meu nome e serão atendidos. Muitas coisas acontecerão, mas se lembrem de amar as pessoas”.

SE VIVESSEM SEGUNDO OS VALORES DO MUNDO, VOCÊS SERIAM ELOGIADOS

João 18-20

Para preparar seus seguidores para o que estava por vir, Jesus disse ainda:

“Saibam que, por causa desse amor, vocês serão rejeitados.

Vocês serão rejeitados, como eu tenho sido rejeitado. Se vivessem segundo os valores do mundo, vocês seriam elogiados. Todos reconhecem que vocês vivem de acordo com os meus ensinos, que são contrários aos pensamentos da maioria das pessoas, e é por esse motivo que vocês são rejeitados”.

Jesus foi ainda mais direto:

“Vocês serão perseguidos.

Então, quando estiverem sendo perseguidos, não se esqueçam que, quando lavei seus pés, eu disse que ‘o empregado não é mais importante do que o seu chefe’. Ora, se me perseguiram, por que não fariam o mesmo com vocês? Se não gostaram do que eu disse, também não vão gostar do que vocês vão lhes dizer”.

VOCÊS ME CONHECEM DESDE QUANDO COMECEI A MINHA MISSÃO

João 21-27

Depois explicou:

“Eles agirão desse modo porque sabem que vocês são meus seguidores. Eles rejeitam aquele que me enviou ao mundo. Eles não gostaram de ouvir que são pecadores e culpados. Por essa razão, não gostam de mim. Logo, rejeitam meu Pai Eterno. Por isso, rejeitarão vocês!

Como viram tudo o que eu fiz e ensinei, eles não têm desculpa, porque preferiram continuar pecando, rejeitando a mim e ao Pai Eterno. Na verdade, eles fizeram o que já estava profetizado nas Escrituras (no Salmo 69.4) a meu respeito: “Eles me odiaram sem razão”.

E, para que não ficassem perturbados, Jesus os tranquilizou:

“Fiquem tranquilos, pois, quando vier o Encorajador, enviado a meu pedido pelo Pai Eterno, vocês serão lembrados de toda a verdade.

O Encorajador falará bem de mim e vocês também falarão; afinal, vocês me conhecem desde quando comecei a minha missão no mundo”.