QUEM CRER QUE SOU O CRISTO TERÁ A VIDA ETERNA
João 1-15
Em Jerusalém havia um cidadão muito estimado entre os seus colegas do Sinédrio, o Conselho de 71 homens que julgava as questões morais e religiosas do povo de Israel. Seu nome era Nicodemos.
Estando Jesus ainda em Jerusalém, Nicodemos foi, de noite, ao seu encontro. Queria privacidade e foi muito gentil em sua saudação:
— Mestre, sabemos que foi o Deus Eterno mesmo que o enviou! Esta é a única explicação que encontramos para as tantas coisas que faz.
Jesus respondeu:
“Na verdade, o que você vê é o Evangelho da Graça de Deus em ação, mas ninguém pode participar deste Evangelho se não nascer de novo”.
Nicodemos ficou intrigado com a resposta de Jesus e disse:
— É simplesmente impossível que isso aconteça. Ninguém pode voltar ao ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez.
Jesus explicou:
“A verdade é uma só, para você e para todos: para participar do Evangelho da Graça de Deus, não basta apenas o nascimento biológico. É do nascimento espiritual que vocês precisam. Quem é nascido apenas biologicamente segue seus próprios desejos. Quem é nascido espiritualmente é guiado pelo Espírito Santo.
Não se impressione. Sinta o vento. Você ouve o seu som, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. Quem é gerado de novo segue por onde o Espírito Santo o conduz”.
Nicodemos admitiu a sua dificuldade para compreender:
— Ainda não entendi, mestre!
Jesus tornou a explicar:
“Na verdade, você sabe tudo sobre a religião de Israel, mas continua pensando em termos puramente humanos, não celestiais, porque não é nascido de novo. Você e sua gente têm visto o que dizemos e fazemos, mas não veem o principal. Eu sou o Filho de Deus que veio ao mundo.
Lembra-se da serpente de metal que Moisés mandou esculpir e levantou diante do povo, para que as pessoas fossem perdoadas? O que aconteceu? Quem olhou para ela foi sarado. Chegará o dia em que eu também serei levantado sobre o monte. Quem olhar para mim e crer que eu sou o Cristo enviado pelo Deus Eterno terá a vida eterna”.
Era muito clara a razão pela qual Jesus veio ao mundo.
JESUS É A LUZ QUE VEIO AO MUNDO PARA ACABAR COM AS TREVAS
João 16-21
O Deus Eterno amou os seres humanos com tanta intensidade que entregou o seu único Filho para morrer no lugar deles, para que recebam a vida eterna.
Na verdade, o Deus Eterno enviou o seu Filho ao mundo para salvar o mundo. Assim, quem o recebe é salvo. Quem não o recebe recusa a vida eterna. Quem o recebe recebe porque crê.
Jesus é a luz que veio ao mundo para acabar com as trevas, mas o que aconteceu? A maioria das pessoas preferiu amar as trevas, seguindo as suas próprias inclinações más. Se fossem nascidas de novo, viriam para a luz. Como não nasceram de novo, fogem da luz, pensando que seus pecados não serão descobertos.
Bem diferentemente, os que nasceram de novo se aproximam da luz; quando as coisas que fazem são vistas, elas são aprovadas, porque estão de acordo com a Palavra de Deus.
ESTA É A HORA DE JESUS
João 22-30
Tendo deixado Jerusalém, a caminho de casa, na Galileia, Jesus passou um tempo com seus companheiros na Samaria, área que o Império Romano tratava como uma parte da Judeia.
Muitos que ouviam as mensagens de Jesus se arrependiam dos seus pecados, criam e eram batizados.
Perto dali, na região de Salim, do lado da antiga Siquém, ficava Enom, onde havia muitas fontes de águas. Nessa região, João Batista passou um tempo batizando os que se arrependiam e tinham os seus pecados perdoados. Muitos aceitavam a sua mensagem, mas outros tantos ainda o questionavam.
Os seguidores de João Batista, que pouco tempo depois seria preso, viram que a equipe de Jesus também batizava e ficaram aborrecidos. Eles disseram ao profeta:
— Mestre, lembra-se daquele homem que estava contigo do outro lado do Jordão, que tu batizaste e sobre quem disseste lindas palavras? Por ordem dele, seus companheiros também estão batizando e muita gente o está seguindo.
João Batista os tranquilizou:
— Ele faz isso com autorização do nosso Eterno Deus. Lembram-se que eu disse que eu não era o Cristo? Que sou um precursor dele? Quero que saibam que estou muito feliz. Estou como o amigo do noivo que, na festa de seu casamento, vibra quando ele aparece no salão e todos o saúdam. Estou radiante. Minha vida já valeu a pena. Agora, posso me recolher. Esta é a hora de Jesus, enviado do céu até nós.
JESUS VEIO DO CÉU
João 31-36
De fato, Jesus, que veio do céu, é maior, muito maior que os seres humanos. Ele fala as coisas que viu e ouviu no céu. É pena que nem todos o ouçam. Quem o ouve descobre que o amor do Deus Eterno é verdadeiro. Sua vida revela as palavras de Deus, palavras completas para que a nossa alegria seja completa.
É feliz quem aceita que o Pai Eterno ama o seu Filho Eterno que agora comanda o Universo. Quem quiser ter a vida eterna precisa crer em Jesus como o Filho de Deus. E é importante também que todos saibam que o Deus Eterno respeita quem prefere rejeitar a vida eterna, mas a alegria dele é concedê-la a todos. Foi por essa razão que Ele enviou o seu Filho ao mundo.
