A LIBERTAÇÃO DA MULHER ADÚLTERA
(João 8.1-11)
João 1-11
“Ela tem que ser apedrejada!”
(João 8.1-5)
Continuando em Jerusalém, Jesus tomou a direção do monte das Oliveiras, fora do muro da cidade, e ali passou a noite.
No dia seguinte, voltou para a área central de Jerusalém e passou a ensinar numa das áreas do complexo do Templo. Quando ele se sentou no chão, muitas pessoas se reuniram à sua volta para o escutar.
Nesse momento, alguns teólogos e fariseus apareceram. Eles trouxeram uma mulher e a puseram em pé no centro do grupo.
Os homens disseram a Jesus:
— Pegamos esta mulher em flagrante, adulterando. Nossa legislação é clara: ela tem que ser apedrejada! Queremos saber a sua opinião?
“Depois, ele continuou escrevendo”
(João 8.6-8)
O objetivo deles era pôr Jesus à prova, para ver se descobriam algo que pudessem usar contra ele.
Em lugar de responder, Jesus se curvou ainda mais para escrever no pó do chão com o dedo.
Eles insistiram para que respondesse.
Jesus, então, ficou em pé e perguntou aos teólogos e fariseus:
— Há entre vocês alguém que não tenha pecado? Se alguém aqui não tiver pecado, jogue a primeira pedra nela.
Depois, ele voltou a se sentar no chão, onde continuou escrevendo.
“Onde estão os seus acusadores?”
(João 8.9-11)
Diante da fala de Jesus, os líderes da delegação de teólogos e fariseus se retiraram, no que foram seguidos por todos os outros do grupo.
Só Jesus e a mulher ficaram ali, ambos em pé.
Então, Jesus perguntou:
— Mulher, onde estão os seus acusadores? Não a condenaram?
Ela respondeu:
— Ninguém! Foram todos embora.
Jesus, então, disse:
— Eu também não a condeno. Vá embora e pare de pecar.
EU SOU A LUZ DO MUNDO!
João 12
Estando ainda em Jerusalém, quando as lâmpadas da Festa das Cabanas já tinham sido apagadas, Jesus disse aos que com ele estavam:
“Eu sou a luz do mundo! Quem me segue não anda nas trevas. Bem ao contrário, quem me segue tem a luz da vida”.
O QUE EU DIGO É APROVADO PELO MEU PAI
João 13-19
Os fariseus o contestaram de imediato. Com base na interpretação que faziam da legislação judaica, eles proibiam que uma pessoa apresentasse sua própria defesa. Como Jesus falava de si mesmo, eles disseram:
— Você está sendo seu próprio advogado. Esse tipo de defesa não é legalmente válido.
Jesus respondeu:
“É verdade que falo sobre mim mesmo, mas o que eu falo é totalmente verdadeiro. Eu sei de onde vim e sei para onde vou, mas vocês não conseguem compreender esta realidade. Vocês falam a partir do que veem, sempre pelas aparências, e então me reprovam. Eu faço diferente. O que eu digo sobre mim é verdadeiro, porque o que eu digo é aprovado pelo meu Pai Eterno. Foi Ele que me enviou”.
Jesus continuou:
“Vamos examinar a própria legislação que vocês estão usando contra mim. Nela está escrito que os testemunhos de duas pessoas devem ser aceitos. Eu dou a minha versão dos fatos e o Pai Eterno que me enviou diz a mesma coisa”.
Os fariseus replicaram:
— Então nos diga: onde o seu Pai está?
Jesus respondeu:
“Vocês não reconhecem quem eu sou porque não sabem quem é o Deus Eterno. Se reconhecessem quem eu sou, vocês realmente saberiam quem Ele é”.
JESUS SÓ NÃO FOI PRESO NESSE DIA PORQUE O DEUS ETERNO NÃO PERMITIU
João 20
Esse debate aconteceu no Templo de Jerusalém, perto do gazofilácio, a caixa onde as pessoas depositavam seus dízimos e suas ofertas.
Ele só não foi preso nesse dia porque o Deus Eterno não permitiu.
AQUELE QUE ME ENVIOU CONTINUA COMIGO
João 21-30
Em outra conversa com os religiosos de Jerusalém no Templo, Jesus disse:
“Saibam que eu estou indo embora. Vocês me procurarão, mas não me encontrarão. Para onde eu vou, vocês não poderão ir, porque não querem se arrepender. Vocês morrerão espiritualmente, porque preferem pecar em lugar de crer em mim”.
Sem entender essas palavras, eles começaram a comentar entre si: — Será que ele está pensando em se suicidar? O que ele está querendo nos falar, quando diz que nós o procuraremos, mas não o encontraremos?
Jesus respondeu:
“Sei que é difícil para vocês me entenderem, porque vocês pensam de um jeito totalmente humano. Eu vim do céu. Vocês pensam pequeno, mas eu falo de verdades elevadas. É por isso que continuarão pecando. Repito que, se não crerem em mim como o Cristo, vocês morrerão espiritualmente”.
Eles perguntaram:
— Então, nos diga: afinal, quem é você?
Jesus repetiu:
“Eu sou quem estou dizendo que sou e vocês são o que tenho dito que são. O problema é que vocês não acham que eu digo a verdade. Eu só digo a verdade, porque aquele que me enviou só diz a verdade. Saibam todos que eu só digo o que Ele me diz para dizer”.
Como continuavam sem entender, Jesus acrescentou:
“Quando vocês me levarem para ser morto, saberão que eu sou o Cristo e verão que tudo o que faço e falo vem do Pai Eterno, que é o meu Mestre”.
Jesus disse mais:
“Aquele que me enviou continua comigo. Ele nunca me deixa só e eu só faço o que é agradável para Ele”.
Depois dessas palavras, muitas pessoas creram nele como o Cristo.
CONHEÇAM A VERDADE E A VERDADE LIBERTARÁ VOCÊS
João 31-36
Para os que creram, Jesus disse:
“Continuem atentos às minhas palavras. Fazendo isso, mostrarão que são realmente meus seguidores.
Conheçam a verdade e a verdade libertará vocês”.
Eles perguntaram:
— Como você nos promete a liberdade, se já somos livres? Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém.
Jesus respondeu:
“Prestem bem atenção: todo aquele que vive no pecado é escravo do pecado. Vocês bem sabem que o escravo não fica para sempre na casa em que trabalha, mas o filho do dono fica. Para serem filhos e não escravos, vocês precisam que eu os liberte”.
EU SIGO AS ORDENS DO DEUS ETERNO
João 37-42
Jesus disse mais, agora para um grupo maior e não apenas para os que creram nele:
“Eu sei que vocês descendem de Abraão, a quem consideram como pai. Assim mesmo, vocês querem me matar, porque não aceitam as minhas palavras. O que eu falo vem do meu Pai Eterno, mas o que vocês falam vem do pai de vocês”.
Eles protestaram:
— Nosso pai é Abraão!
Jesus respondeu:
“Nada disso! Se vocês fossem realmente filhos de Abraão, fariam o que Abraão fez. Eu disse a verdade vinda de Deus, que é o meu Pai Eterno, e vocês querem me matar. Abraão nunca faria isso! Vocês não estão sendo fiéis a ele, mas a outro pai, que não é Abraão”.
Eles responderam:
— Nós somos filhos legítimos do Deus Eterno. Ele é o nosso pai.
Jesus disse:
“Se o Deus Eterno fosse, de fato, o Pai de vocês, com toda a certeza vocês me amariam, porque saberiam que eu vim dele e aqui estou. Eu não faço o que eu quero. Eu sigo as ordens do Deus Eterno”.
VOCÊS NÃO CREEM EM MIM PORQUE NÃO AMAM O DEUS ETERNO
João 43-47
Jesus prosseguiu:
“Vocês não entendem o que eu digo, porque não querem entender. Por isso, serei mais claro ainda: o problema é que vocês não são filhos do Deus Eterno; vocês são filhos do diabo. Ele é o pai de vocês. Por essa razão, fazem tudo para agradar a ele, não ao Deus Eterno.
O diabo é um assassino. Sempre foi! O diabo é um mentiroso. Sempre foi! Ele nunca fala a verdade. Tudo o que diz é mentira. Ele é mentiroso e pai da mentira”.
Jesus disse ainda mais:
“É por isso que vocês não creem na verdade que eu digo. Estou errado? Estou pecando? Vocês sabem que não! Por que, então, não creem em mim? Se o Deus Eterno fosse o Pai de vocês, ouviriam o que Ele diz, que é o mesmo que eu digo. Vocês não creem em mim porque não amam o Deus Eterno”.
TODO AQUELE QUE OUVE E PRATICA O QUE EU ENSINO VIVERÁ ETERNAMENTE
João 48-51
O debate de Jesus com os religiosos no Templo continuou.
Eles disseram:
— Tudo o que você nos diz mostra que você não passa de um samaritano endemoniado.
Jesus respondeu:
“Eu não tenho demônio. Bem ao contrário, tudo o que eu faço é para exaltar o meu Pai Eterno. Tudo o que vocês fazem é me insultar. Eu não estou atrás de honra, mas vocês só querem honra.
Por esse motivo, vocês pensam de mim o que eu não sou. Então, vou repetir para que entendam: todo aquele que ouve e pratica o que eu ensino viverá eternamente”.
QUEM GARANTE QUE FALO A VERDADE É O MEU PAI
João 52-55
Os religiosos ficaram ainda mais furiosos:
— Agora temos certeza! Você está endemoniado! Abraão e os profetas do nosso povo morreram há muito tempo e você chega agora e tem a petulância de nos dizer que os que ouvem as suas palavras viverão para sempre? Parece que você se acha maior que o nosso pai Abraão, falecido há muito tempo. Você está se igualando aos nossos profetas do passado? Tenha paciência! Ponha-se no seu lugar!
Jesus respondeu:
“Se eu buscasse honra para mim, vocês estariam com a razão, mas esse tipo de coisa não me interessa. Quem garante que falo a verdade é o meu Pai Eterno, o mesmo que vocês também dizem ser o Pai de vocês, mas não é. Vocês não o conhecem. Eu o conheço. Se eu não o conhecesse, eu seria um mentiroso, como vocês. Eu o conheço e sigo as ordens que Ele me dá”.
QUANDO ABRAÃO NASCEU, EU JÁ EXISTIA
João 56-59
Jesus completou:
“Abraão, a quem vocês chamam de pai, alegrou-se quando eu nasci e ficou muito feliz”.
Eles ficaram horrorizados:
— O quê? Você nem completou 50 anos de idade e conviveu com Abraão?
Jesus respondeu:
“Prestem bem atenção no que vou dizer. Quando Abraão nasceu, eu já existia”.
Nesse ponto do debate, eles não se contiveram e pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e, depois, saiu do Templo.
