Menu

Você está em:

Lucas Capítulo 12

CUIDADO COM A HIPOCRISIA

Lucas 1-12

Apesar da oposição dos fariseus e dos teólogos, a popularidade de Jesus crescia. As pessoas se aglomeravam para vê-lo. Chegavam a pisar umas nas outras.

Jesus continuava a lhes falar. Numa dessas oportunidades, dirigiu-se aos apóstolos e disse:

“Cuidado para não se deixarem influenciar pela hipocrisia dos fariseus. Lembrem-se do que eu disse, porque meu ensino é claro. Nada escondo de vocês. Vocês me conhecem.

Sejam sinceros, de tal modo que não precisem ficar com medo que se torne público o que falam em particular. Vivam de tal modo que suas vidas sejam como livros abertos.

Não se acovardem! Falem sempre a verdade. Mesmo que sejam mortos por falarem a verdade, lembrem-se que nada podem fazer contra vocês no céu. Por isso, amem o Deus Eterno, cujo poder vai além da morte. Deem valor ao julgamento dele, do qual ninguém pode fugir.

Não fiquem com medo da maldade humana, porque o Deus Eterno cuida de vocês. Ele não cuida dos passarinhos, sem esquecer nenhum deles? O Deus Eterno não os esquece. Ele sabe quantos fios de cabelo têm na cabeça de cada um de vocês. Não tenham medo! Vocês valem infinitamente mais do que muitos pardais reunidos.

Não se deixem intimidar. Não tenham medo do que as pessoas podem fazer a vocês, por ficarem do lado da verdade. Se vocês permanecerem comigo, eu direi ao Pai Eterno, diante dos anjos, que estamos juntos. Se vocês deliberadamente me abandonarem, eu respeitarei sua decisão.

Para permanecerem firmes comigo, vocês precisam da atuação do Espírito Santo. Rejeitar o Espírito Santo é rejeitar a vida eterna.

Ao longo da vida, quando forem pressionados, contem com o Espírito Santo. Quando forem interrogados pelas autoridades religiosas ou forem julgados nos tribunais, não fiquem ansiosos quanto ao que terão que dizer, porque o próprio Espírito Santo dirá o que devem falar”.

O FAZENDEIRO MILIONÁRIO

Histórias de Jesus

Lucas 13-21

Enquanto proferia essas palavras, Jesus foi interrompido por alguém misturado entre as pessoas. O desconhecido fez a seguinte pergunta:

— Mestre, preciso da sua ajuda. Meu irmão não quer dar a minha parte na nossa herança.

Jesus, porém, respondeu:

— Meu amigo, desde quando eu sou juiz ou mediador entre vocês?

Em seguida, continuou:

— O que posso dizer é que vocês não devem ceder à tentação da ganância. Não somos definidos por aquilo que temos. Vou contar uma história:

“Era uma vez um fazendeiro milionário que tinha uma plantação que deu uma colheita extraordinária.

Ele começou a planejar onde iria armazenar toda a produção, que não mais cabia nos seus depósitos.

Ele, então, teve uma ideia: ‘Vou derrubar todos os meus armazéns e construirei armazéns ainda maiores, capazes de guardar toda a produção e tudo o que tenho. Só então sossegarei e finalmente terei certeza que não precisarei mais me preocupar. O problema estará resolvido até o fim da minha vida com as novas construções. Então, descansarei, comerei, beberei e desfrutarei de tudo o que há de melhor’.

Só que naquele mesmo dia, o Deus Eterno disse: ‘Você está completamente louco! Hoje mesmo à noite, você morrerá. Para quem ficará tudo o que você tem?’”

Jesus concluiu:

— Não adianta ter riqueza material. O que realmente tem valor é a riqueza espiritual.

CONVITE À SIMPLICIDADE

Lucas 22-34

Prosseguindo, Jesus ensinou sobre a simplicidade aos apóstolos:

“Vocês viram como é infeliz o milionário da história que contei? Diante disso, eu digo: não pensem que a vida se resume a comer, beber ou se vestir. A vida vale mais que a comida. O corpo vale mais que a roupa que se veste.

Vejam os corvos: eles não plantam, não colhem, não guardam coisas. No entanto, são sustentados pelo Deus Eterno. Ele os sustenta e vocês valem mais do que essas aves. Preocupar-se para quê? Vocês, por exemplo, podem aumentar um dia sequer à duração das suas vidas? É lógico que não! Se, nessa coisa básica, vocês nada podem fazer, por que vão se preocupar com outras coisas que não estão sob o seu controle?

Vejam as flores do campo; elas não trabalham e não se esforçam. No entanto, garanto que elas são lindas, mais lindas que as mais caras joias que o rei Salomão usava. A conclusão é clara: confiem, confiem de todo coração, porque o Deus Eterno, que veste as flores do campo, que crescem num dia e noutro viram fuligem, cuidará de vocês, apesar da pouca fé que têm.

Não fiquem achando que faltará comida ou bebida para vocês. Muita gente pensa e age assim, mas quem tem o Deus Eterno como Pai não precisa se preocupar. Ele sabe do que precisam. Então, busquem primeiro viver no compasso da Graça do Deus Eterno. Ela suprirá vocês em todas as suas necessidades. Não pensem como todo mundo pensa. Não se preocupem com o que todo mundo se preocupa.

Peguem o dinheiro que têm e compartilhem com os que não têm. Quando fazem isso, é como se estivessem transferindo seus recursos para o céu. Lá não tem ladrão. Lá a ferrugem não entra. Não permitam que a razão de ser das suas vidas se resuma em ganhar dinheiro”.

AULAS SOBRE O TRABALHO

Lucas 35-48

Jesus fez três comparações sobre a natureza do trabalho.

Primeira aula sobre o trabalho

35-38

Lucas Na primeira, ele recomendou o seguinte:

“Sejam como os empregados que trabalham numa casa. Quando o chefe viaja para um importante compromisso, eles devem esperar o seu retorno a qualquer momento e devidamente uniformizados.

Quando ele chegar, devem estar prontos para recebê-lo e atendê-lo, sabendo que isso poderá acontecer no meio da noite ou mesmo de madrugada.

Os que estiverem atentos e prontos para o trabalho serão elogiados e recompensados.

Um dia vocês verão os papéis se invertendo. Como reconhecimento e gratidão, se for correto e generoso, o chefe os chamará para a mesa e ele mesmo os servirá, usando um uniforme de garçom.

Portanto, se vocês estiverem prontos quando o empregador chegar, certamente serão recompensados.

É assim que eu farei com vocês, quando eu vier pela segunda vez ao mundo”.

Segunda aula sobre o trabalho

Lucas 39-40

“Vejam como uma pessoa responsável cuida da casa da sua família. Como não sabe a hora em que o ladrão vai atacar a sua propriedade, o dono toma todos os cuidados para que a sua residência não seja assaltada.

É desse modo atento que vocês devem estar preparados para a vida.

É assim também que vocês devem estar preparados para a minha segunda vinda.

Estejam alertas enquanto a esperam, porque vocês não sabem quando que ela acontecerá”.

Terceira aula sobre o trabalho

Lucas 41-48

Nesse momento, Pedro perguntou a Jesus:

— Mestre, essa comparação se aplica a todas as pessoas ou só a nós?

Jesus respondeu:

— Pedro, vou fazer com outra comparação:

“Imaginem um empresário que precisou viajar e deixou a administração de sua empresa por conta de um gerente, que deveria cuidar de tudo.

Quando voltar e notar que tudo foi feito como determinou, reconhecerá que o gerente seguiu todas as suas instruções. Satisfeito, recompensará o encarregado, promovendo-o a uma nova função.

Agora, pensem que a atitude do gerente tenha sido diferente. Achando que o chefe iria demorar, não foi fiel nem sábio. Ao contrário, acostumou-se a maltratar seus colegas e a se interessar apenas por comer e beber do bom e do melhor, ao ponto de ficar bêbado. Só que, para sua surpresa, o empresário voltou inesperadamente numa hora improvável e o pegou em flagrante no erro. O chefe o demitiu por justa causa”.

Jesus continuou, oferecendo a seguinte conclusão:

“Vocês sabem que numa empresa há diferentes tipos de funcionários.

Há os empregados que foram capacitados sobre todos os procedimentos no trabalho, mas não se interessam em fazer as coisas corretamente. Certamente, eles serão dispensados por justa causa, sem direito a nada.

Há os empregados que não foram instruídos sobre as regras do trabalho e não se interessam em conhecê-las, preferindo fazer as coisas de qualquer jeito, uma certas e outras erradas. Certamente serão dispensados, mas receberão uma indenização, embora pequena.

Há o terceiro grupo, no qual vocês estão incluídos. Ele é formado pelos empregados que, devidamente capacitados, fazem tudo certo e, assim, são valorizados e promovidos. É grande a expectativa lançada sobre eles.

Quanto a vocês, é grande a sua responsabilidade, porque, quanto maior é a confiança depositada numa pessoa, maior é a sua responsabilidade”.

ADVERTÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES NA MISSÃO

Lucas 49-53

Depois desses ensinos, Jesus começou a orientar os apóstolos sobre os difíceis acontecimentos no futuro de suas vidas:

“Preparem-se. O pior está por vir e não quero evitá-lo. A morte me espera. Será inevitável.

Seria bom que a minha mensagem fosse bem recebida, mas isso não acontecerá. Uns me ouvirão e se arrependerão. Outros me escutarão e não se importarão. Numa mesma casa, acontecerá que o pai se arrependerá, mas o filho, não. O filho me aceitará, mas o pai, não. A mãe me seguirá, mas a filha, não. A sogra e a nora não concordarão com o fato de que eu vim trazer a paz ao mundo”.

AS PRIORIDADES DA VIDA

Lucas 54-56

Jesus ampliou o sentido da sua palavra para alcançar a todos os ouvintes:

“Vocês vivem discutindo assuntos banais, sem muita importância. Quando conversam, falam do tempo, da chuva ou do calor. Parem de superficialidades. Parem de viver de aparências. Prestem atenção ao que é importante, ao que realmente tem valor.

Acertem suas vidas. Acertem suas contas com o Deus Eterno. Antes que o julgamento aconteça, ponham em ordem as suas vidas. Deixem de ser dominados pelo pecado. Reconciliem-se com o Deus Eterno. Arrependam-se para que sejam perdoados”.

ORIENTAÇÕES SOBRE OS CONFLITOS NOS RELACIONAMENTOS

Lucas 57-59

Jesus continuou:

“Procurem viver de modo correto, refletindo sobre o que fazem para ver se estão fazendo o que é certo.

Assim, por exemplo, não levem todas as suas disputas à Justiça. Empenhem-se para fazer um acordo antes de entrar no tribunal. Pode ser que, sem acordo, o juiz os condene. Se forem condenados, o prejuízo será muito maior”.