A NATUREZA DO PECADO
Lucas 1-2
Jesus orientou seus apóstolos também sobre o pecado, tendo em vista o que o aguardava em Jerusalém:
“Ao longo da vida, surgem ideias sedutoras que parecem certas e acabam sendo seguidas, mas são erradas, porque levam as pessoas ao pecado. Os que divulgam essas ideias nocivas são infelizes, porque vão pagar caro por elas. Fiquem atentos para não serem enganados”.
A GRANDEZA DO PERDÃO
Lucas 3-6
Jesus disse ainda:
“Quando um amigo falhar e fizer algo contra você, não seja duro com ele, como fazem os fariseus. Primeiro, advirta o seu amigo. Se ele se arrepender, perdoe-o. Se errar várias outras vezes e, em cada uma delas, pedir perdão a você, sinceramente arrependido, perdoe-o”.
Ouvindo essas palavras, os apóstolos de Jesus protestaram:
— Mestre, aí é demais! Precisamos que nos dês uma fé capaz de perdoar assim.
Jesus respondeu:
“Se a fé que têm for do tamanho de uma semente, vocês serão capazes de fazer coisas tão extraordinárias quanto perdoar”.
O VALOR DE TER UMA MISSÃO NA VIDA
Lucas 7-10
Jesus, depois, fez uma comparação sobre a motivação na vida.
“Imaginem que um de vocês tenha um empregado responsável pelas tarefas da casa. Não é comum que, na hora do almoço, você chame o empregado e lhe sirva a refeição. O normal é que você diga:
— Prepare a comida. Vou esperar que fique pronta e, então, eu me sentarei para a refeição. Depois, você poderá comer também.
Na verdade, o empregado faz o que lhe cabe. É o seu trabalho, para o qual recebe o seu salário.
Deve ser assim com vocês quando cumprem a sua missão. Vocês não devem se achar o máximo por causa disso. Devem agradecer por terem uma missão que torna valiosas as suas vidas”.
A CURA DE DEZ PESSOAS DOENTES DA PELE
Lucas 11-19
A caminho de Jerusalém, na Judeia, Jesus passou por diversas cidades na Samaria e na Galileia.
Numa delas, dez homens com severas doenças de pele vieram ao seu encontro. Como eram proibidos de se aproximar das pessoas, eles gritaram, de longe:
— Jesus! Mestre! Tem compaixão de nós!
Jesus olhou para eles e disse:
— Podem ir. Apresentem-se ao sacerdote, para que ele comprove que estão saudáveis agora, como está determinado em Levítico 13 e 14.
Eles foram e, no caminho, descobriram que foram curados.
Quando percebeu o que acontecera, um dos dez voltou ao encontro de Jesus, gritando “glórias a Deus”, bem alto. Ele se ajoelhou e o seu rosto tocou o chão, em sinal de gratidão.
Esse homem que voltou era samaritano.
Jesus, olhando à sua volta, perguntou:
— Dez foram curados. Onde estão os outros nove? Foi só este desprezado pelos judeus que voltou para dar “glórias a Deus”?
Então, olhando para o samaritano ajoelhado, Jesus lhe disse:
— Levante-se e vá para a casa. Por causa da sua fé, o Evangelho da Graça de Deus já o alcançou.
A NATUREZA DO EVANGELHO
Lucas 20-37
Os fariseus, então, perguntaram a Jesus sobre o tempo em que o Evangelho da Graça de Deus haveria de vir definitivamente.
Jesus respondeu:
“O Evangelho da Graça de Deus não é algo que as pessoas determinem o tempo ou o lugar. É de natureza espiritual, não política. O Evangelho da Graça de Deus já chegou e está entre vocês. Já está acontecendo”.
Depois, virando-se para os apóstolos, anunciou:
“Chegará o tempo em que vocês desejarão me ver de novo, mas não me verão. Vocês ouvirão muitas coisas a meu respeito. Muitos testemunharão falsamente que me viram. Não acreditem e também não sigam essas pessoas. Eu virei sem aviso e com a glória semelhante à que tem o sol no firmamento. Antes disso, no entanto, eu serei rejeitado e sofrerei muito.
Depois, quando eu vier, será como nos dias de Noé, quando as pessoas não lhe deram atenção e continuaram com suas festas, como se nada grave estivesse acontecendo. Quando perceberam, Noé já estava na arca, a grande enchente chegou e levou todo mundo.
Foi assim nos dias de Ló também. Os moradores de Sodoma comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e construíam. Foi só Ló sair da cidade para que chovesse fogo e enxofre, destruindo tudo completamente. Quando eu vier pela segunda vez, todos deverão estar muito atentos.
Quem estiver em casa terá que escolher entre ficar com os seus bens ou me ouvir. Quem estiver no trabalho não terá tempo para voltar para casa e se arrumar. Lembrem-se do que aconteceu com a mulher de Ló.
Quem valorizar demais a sua própria vida vai perdê-la. Quem colocar o Deus Eterno em primeiro lugar viverá.
Tudo será muito rápido. Algumas pessoas continuarão no mundo e outras seguirão comigo para o céu. Duas colegas estarão juntas no trabalho: uma subirá comigo e a outra ficará. Dois amigos estão juntos no lazer: um subirá comigo e o outro ficará”.
Os apóstolos perguntaram:
— Mestre, quando essas coisas acontecerão?
Jesus respondeu:
— Quando isso acontecer, todos os que estiverem prontos verão.
