PROFECIAS DE JESUS SOBRE O FINAL DOS TEMPOS
(Marcos 13.1-37)
O Templo de Jerusalém
Marcos 1-4
Jesus deixou a área do Templo de Jerusalém.
Do lado de fora, um dos apóstolos disse:
— Mestre! Como é lindo o nosso Templo!
Jesus disse:
— Você está admirado diante de tanta beleza? Saiba que nada deste Templo ficará em pé. Todas as suas pedras serão derrubadas.
Saindo dali, Jesus e os apóstolos foram para o monte das Oliveiras, que fica em frente ao Templo de Jerusalém, fora dos muros da cidade.
Enquanto estavam sentados, os apóstolos Pedro, Tiago, João e André se aproximaram de Jesus e perguntaram:
— Mestre, quando o Templo será destruído? Algum sinal nos será dado para que estejamos preparados?
À vista disso, Jesus começou a ensinar sobre as coisas que aconteceriam em Jerusalém e no mundo todo.
Os falsos Cristos (primeira parte)
Marcos 5-13
“Tomem muito cuidado para não serem enganados. Muitos usarão o meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo’! Com isso, eles enganarão muitas pessoas. Então, não se preocupem com as ameaças e as notícias sobre as guerras. Elas acontecerão, mas ainda não será o fim. De fato, haverá conflitos entre nações e potências mundiais. Haverá terremotos em vários lugares. Muita gente morrerá de fome. Todas essas coisas, porém, são o começo do sofrimento.
Fiquem atentos. Vocês serão detidos, encarcerados e torturados. Por serem meus seguidores, serão julgados e odiados por falar a meu respeito. Mesmo nessas circunstâncias, o mais importante é que o Evangelho da Graça de Deus seja anunciado.
Assim, quando comparecerem aos tribunais, não se preocupem com o que terão que dizer. Digam o que o Espírito Santo os inspirar naquele momento. Saibam que, por causa do Evangelho da Graça de Deus, famílias se dividirão. Um irmão denunciará o seu próprio irmão. Filhos se rebelarão e matarão os seus próprios pais.
Vocês serão odiados por me amar. Todos, porém, que ficarem firmes até o fim serão salvos”.
O futuro de Jerusalém (primeira parte)
Marcos 14-19
“Lembram-se do que disse o profeta Daniel sobre a profanação do Templo de Jerusalém? Então, quando ocorrer essa profanação (como lemos em Daniel 9.27), os que estiveram na Judeia devem fugir para as montanhas. Quem estiver na parte de cima da casa não deve entrar para pegar alguma coisa. Quem estiver na lavoura não deve voltar para casa e buscar roupas melhores.
Por suas limitações, próprias do momento, as mulheres que estiveram grávidas e as que estiverem amamentando sofrerão muito. Orem para que a invasão não aconteça no inverno, onde o frio dificulta a fuga, nem no sábado, em que só podem caminhar 1 km.
Serão grandes os sofrimentos daqueles dias, coisa nunca vista antes e que nunca será vista depois”.
Os falsos Cristos (segunda parte)
Marcos 20-23
“No Final dos Tempos, se esses dias não fossem abreviados, ninguém ficaria vivo. No entanto, por causa dos que creem, esse período será encurtado.
Se vocês estiverem vivos nessa época e disserem que o Cristo está aqui ou ali, não acreditem. São falsos cristos e falsos profetas capazes de fazer grandes milagres, com o objetivo de agradar às pessoas e enganá-las. Eles tentarão enganar inclusive os que creem. É por essa razão que eu estou fazendo esta advertência.
Repito: esses falsos pregadores dirão que ‘o Cristo está no deserto agora’. Não vão até lá. Eles poderão dizer ainda: ‘O Cristo chegou à sua casa’. Não acreditem, de jeito nenhum! Como tenho ensinado a vocês, quando eu, o Cristo, chegar, todos me verão”.
A segunda vinda de Jesus
Marcos 24-27
“Depois desse período de sofrimento, o sol perderá o seu brilho, a lua perderá a sua luz e as estrelas se precipitarão do firmamento. O Universo todo ficará abalado.
Então, ficará claro para todo mundo que eu, o Cristo, estou voltando. Todos chorarão quando me virem no céu, sobre as nuvens, com poder total e grande glória. Eu mesmo enviarei os meus anjos que, ao som de instrumentos de sopro, reunirão os salvos, vindos de todos os lugares do mundo, tanto de cidades grandes quanto de pequenas”.
O futuro de Jerusalém (segunda parte)
Marcos 28-37
“Aprendam com a figueira. Quando os brotos aparecem e as folhas se formam, é porque está próximo o verão.
Do mesmo modo, quando vocês virem acontecendo em Jerusalém as coisas de que falei, saibam que a destruição do Templo está prestes a acontecer. E não vai demorar. Vai acontecer ainda nesta geração.
O que estou dizendo, garanto, acontecerá. O céu e a terra podem desaparecer, mas as minhas palavras permanecerão para sempre!
Ninguém sabe o dia e a hora em que virei pela segunda vez. Os anjos não sabem. Eu não sei. Só o Pai Eterno sabe.
Por isso, estejam muito atentos. Ninguém sabe quando essas coisas acontecerão. Façam como o dono bem-sucedido de uma casa ao fazer uma viagem. Ele delega aos funcionários o cuidado de sua casa. O vigilante sabe qual é a sua tarefa.
Fiquem atentos. Eu sou o dono da casa e vocês não sabem quando virei, o que pode acontecer no meio da tarde, à meia-noite, de madrugada ou pela manhã. Fiquem atentos para que, quando eu chegar, vocês não estejam dormindo. Por esse motivo, insisto com vocês: estejam todos atentos!”
