Menu

Você está em:

Marcos Capítulo 2

A CURA DE UM PARAPLÉGICO

Marcos 1-12

Alguns dias depois, Jesus voltou a Cafarnaum.

Como a notícia de sua chegada se espalhara, as pessoas começaram a chegar. Logo, a casa em que estava ficou superlotada. Ninguém mais conseguia entrar.

Jesus estava ensinando quando quatro homens se aproximaram da casa. Carregavam um paraplégico numa maca improvisada. Como não conseguiram entrar pela porta, porque a casa estava muito cheia, deram um jeito de subir pelo lado de fora. Fizeram uma abertura no teto e desceram a maca com o paraplégico, deitado nela.

Jesus viu como aqueles homens confiavam nele. Por essa razão, ele disse ao paraplégico:

— Querido, eu perdoo os seus pecados.

Alguns dos teólogos que estavam participando da reunião, logo pensaram: “Como Jesus é petulante! Ele está blasfemando contra Deus. Ninguém pode perdoar pecados. Só o próprio Deus Eterno”.

Sabendo o que eles pensavam, Jesus lhes disse:

— Por que vocês estão pensando desse modo? O que eu deveria dizer a este homem, então: “Eu perdoo os seus pecados” ou “Levante-se, pegue sua maca e ande”? Eu disse o que disse porque quero deixar bem claro para todos que tenho poder de perdoar pecados.

Em seguida, Jesus disse ao homem que perdoara:

— Quanto a você, eu digo: “Levante-se, pegue sua maca e vá para a sua casa”.

Imediatamente, o ex-paraplégico se levantou, pegou a sua maca e saiu dali. Todos o viram e ficaram eufóricos. As pessoas agradeciam a Deus e diziam entre si:

— Nunca vimos uma coisa dessa!

A ADESÃO DE MATEUS

Marcos 13-17

Num dia em que Jesus estava perto do mar da Galileia, muitas pessoas vieram ao seu encontro. Ele ensinava enquanto andavam.

No caminho, ele viu um funcionário da Coletoria de Impostos, sentado junto à sua mesa de trabalho. Era Levi, filho de Alfeu. Levi era conhecido também como Mateus.

Jesus lhe disse:

— Venha comigo!

Levi se levantou e se tornou seguidor de Jesus.

Levi convidou Jesus para um jantar especial em sua casa. Jesus estava à mesa com seus companheiros. Entre os convidados, encontravam-se também outros coletores de impostos e outras pessoas com péssima reputação entre os judeus. Os teólogos, que trabalhavam para os fariseus, observaram que Jesus estava ali, comendo com aquelas pessoas. Revoltados, perguntaram aos companheiros de Jesus:

— Por que seu mestre come e bebe com essa gente desclassificada?

Jesus ouviu o que diziam e respondeu:

“Quem acha que tem saúde não precisa de médico; só busca um médico quem reconhece que está doente”.

A QUESTÃO DO JEJUM

Marcos 18-22

Todos sabiam que os seguidores de João Batista e dos fariseus jejuavam.

Por isso, algum tempo depois, algumas pessoas formularam a seguinte pergunta a Jesus:

— Mestre, os seguidores de João Batista e dos fariseus jejuam, mas os seus não fazem isso, por quê?

Jesus respondeu:

“Vocês acham que um noivo convida seus amigos para jejuar na festa do seu casamento? É claro que durante a festa não devem jejuar, mas chegará o tempo em que o amigo não estará presente e eles precisarão jejuar”.

Em seguida, Jesus fez duas comparações.

A primeira foi:

“Se você tem uma roupa nova, não vai cortar um retalho dela para consertar uma roupa velha, vai? Todo mundo sabe que o remendo de uma roupa nova não serve para a velha”.

A segunda foi a seguinte:

“Imagine que vai servir café aos seus convidados. Você não preparará um café fresco e o servirá numa xícara com o resto do café velho. Vai ficar horrível! Pelo contrário, você servirá o café recentemente preparado em xícaras limpas. Todo mundo aprecia um café preparado na hora”.

TRABALHO NO SÁBADO

Marcos 23-28

Num sábado, dia em que a legislação de Israel proibia qualquer tipo de trabalho, Jesus estava viajando e passou por uma fazenda. Seus companheiros começaram a pegar espigas de cevada para comer.

Os fariseus questionaram Jesus:

— Mestre, olhe o que os seus companheiros estão fazendo. Você sabe que no sábado isso é proibido.

Jesus respondeu:

“Vocês realmente conhecem as Escrituras? Se conhecessem, saberiam o que o rei Davi fez num dia em que estava com fome. Como lemos em 1Samuel 21, ele entrou na Cabana sagrada, ao tempo do sumo sacerdote Abiatar, pegou os pães consagrados, exclusivos para os sacerdotes, e comeu com os seus companheiros. Não foi assim?”

Jesus completou:

“O sábado foi criado por causa do ser humano. Não invertam as coisas. Saibam ainda que eu sou maior que o sábado”.