Menu

Você está em:

Mateus Capítulo 10

OS 12 APÓSTOLOS DE JESUS

Mateus 1-4

Assim que completou a formação da sua equipe de companheiros mais próximos, chamados de apóstolos ("enviados", em grego), Jesus lhes deu poder para expulsar demônios e curar todo tipo de doenças, tanto físicas quanto mentais.

Segue a lista desses 12 apóstolos, de dois em dois:

  • "Simão (conhecido também como Pedro) e seu irmão André

  • Tiago e João (filhos de Zebedeu)

  • Filipe e Bartolomeu

  • Tomé e Mateus (o coletor de impostos)

  • Tiago (filho de Alfeu) e Judas Tadeu

  • Simão (o Nacionalista) e Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus)".

INSTRUÇÕES SOBRE A MISSÃO

Mateus 5a

Quando enviou os seus 12 apóstolos para pregar o Evangelho da Graça de Deus, Jesus lhes passou as instruções que se seguem.

O LUGAR DA MISSÃO

Mateus 5b

"Por ora não preguem fora dos limites de Israel nem percorram as cidades samaritanas. A prioridade neste momento é para os judeus".

A ABRANGÊNCIA DA MISSÃO

Mateus 7-8

"Preguem que o Evangelho da Graça de Deus está chegando. Curem os enfermos.

Curem os enfermos.

Ressuscitem os mortos.

Cuidem dos rejeitados.

Expulsem demônios.

Façam tudo isso de graça, porque vocês receberam de graça o Evangelho".

A SIMPLICIDADE DA MISSÃO

Mateus 9-10

"Vivam com toda a simplicidade. Não levem dinheiro. Não comprem malas, nem roupas, nem sapatos, nem cajados. Saiam como estão. Comam o que derem a vocês no caminho".

A OPOSIÇÃO A SER ESPERADA

Mateus 11-16

"Chegando perto de uma cidade, peçam permissão para ficar. Se forem bem recebidos, permaneçam ali. Ao chegarem perto de uma casa, saúdem a todos. Se receberem vocês bem, desejem a paz para eles. Se não os receberem, sigam em frente.

Quando uma cidade ou uma casa não quiser receber vocês para ouvir as suas palavras, saiam dali sem fazer alvoroço e sem nada dizer.

Vocês fizeram a sua parte. Por terem recusado o Evangelho da Graça de Deus, eles arcarão, no Julgamento Final, com uma consequência maior que as cidades de Sodoma e Gomorra, que foram destruídas.

Saibam que eu os envio como se fossem ovelhas no meio de lobos. Por isso, sejam espertos como as serpentes e simples como as pombas".

A PROTEÇÃO GARANTIDA

Mateus 17-21

"Fiquem atentos diante do que os poderosos podem fazer com vocês. Vocês serão denunciados às autoridades religiosas, que os condenarão e açoitarão. Vocês serão conduzidos também às autoridades seculares, que terão oportunidade de conhecer o Evangelho.

Quando forem julgados, não se preocupem com o modo como se defenderão, porque, na hora certa, vocês saberão o que dizer. Na verdade, não são vocês que falarão; será o próprio Espírito Santo que falará por intermédio de vocês.

Saibam ainda que vocês sofrerão perseguições em casa. Pode ser que um de seus irmãos os denuncie. Pode ser que o seu pai os denuncie. Pode ser que os seus filhos se oponham e matem vocês".

O SOFRIMENTO NA MISSÃO

Mateus 22-25

"Em todos os lugares, vocês serão odiados por serem meus seguidores. Fiquem firmes, demonstrando amor até o fim, porque vocês verão a salvação alcançando os que creem.

Se perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Sempre haverá uma cidade em que poderão pregar o Evangelho da Graça de Deus.

Quando as pessoas souberem do sofrimento pelo qual vou passar, entenderão pelo que também vocês passarão. Vocês não sofrerão nem mais nem menos do que eu. Se eles me chamam de chefe dos demônios, imaginem como chamarão vocês".

A UNIVERSALIDADE DO EVANGELHO

Mateus 26-28

"Não tenham medo.

O Evangelho não é para o conhecimento apenas de alguns poucos. Ele é para ser proclamado a todos.

Ensinem tudo o que aprenderam comigo, para que todos ouçam. Proclamem bem claramente o que ouviram dos meus lábios.

Preguem sem medo. Não temam os perseguidores. Eles até podem tirar a vida terrena de vocês, mas não podem fazer nada em relação à vida eterna.

Levem a sério o que o Deus Eterno diz, pois o controle do Universo está nas mãos dele".

O VALOR DO SER HUMANO

Mateus 29-31

"Lembrem-se que os pardais, oferecidos nos cultos celebrados no Templo, custam muito pouco, muito pouco mesmo. No entanto, nenhum deles cai no chão sem que o Pai Celeste permita. Quanto a vocês, até os fios de cabelo das suas cabeças estão contados. Não tenham medo. Afinal, vocês não valem menos que os pardais".

A RECOMPENSA

Mateus 32-33

"Mesmo que sejam perseguidos, continuem a se identificar como sendo meus seguidores, sem temer represálias. Seus nomes estarão na lista dos salvos.

De igual modo, saibam que aqueles que tiverem escolhido ficar longe de mim não entrarão no céu".

A RADICALIDADE DO EVANGELHO

Mateus 34-37

"O Evangelho é para ser recebido por intermédio de uma decisão pessoal e radical. Por causa disso, alguns o aceitarão e outros o rejeitarão.

Essa divisão poderá acontecer até mesmo dentro de casa. Estejam preparados, porque seus familiares se dividirão; uns aceitarão e outros rejeitarão o Evangelho. Filhos e pais, filhas e mães, noras e sogras poderão fazer escolhas diferentes, ficando uns do meu lado e outros contra mim. Portanto, poderá haver divisão no interior das suas famílias.

Logo, quem quiser viver segundo os princípios do Evangelho precisa em primeiro lugar me amar.

Assim, estejam prontos para lidar com familiares que exigem que vocês se afastem de mim. Nesse caso, eles estão errados e mostram que me rejeitam. A fé é uma decisão pessoal, na qual nem a família pode interferir. Não permitam que compromissos absurdos afastem vocês de mim".

A RENÚNCIA NECESSÁRIA

Mateus 38-39

"Quem quiser me seguir não pode pensar apenas em si mesmo.

Quem faz tudo para preservar seus próprios interesses ainda não entendeu o que é o Evangelho.

Quem se dispõe a sacrificar a própria vida terrena por causa do Evangelho tem a vida eterna desde agora".

A HOSPITALIDADE

Mateus 40-42

"Lembrem-se que aqueles que recebem vocês em suas casas estão recebendo a mim. Aqueles que me recebem estão recebendo o Deus Eterno que me enviou ao mundo.

Vocês são enviados como pregadores; aqueles que aceitarem a mensagem que vocês anunciam serão abençoados, como vocês são. Procurem fazer a vontade do Deus Eterno; assim, aqueles que procuram viver do mesmo modo serão abençoados, como vocês são.

Diante dos grandes do mundo, vocês são pequenos, mas são meus enviados e este detalhe é o que realmente importa; por isso, aqueles que lhes derem para beber o que vocês precisam, nem que seja apenas um simples copo d'água, serão muito abençoados".