TEORIA E PRÁTICA
Mateus 1
Depois de instruir os apóstolos para a missão a que estavam sendo enviados, Jesus viajou pelas cidades da Galileia, para ensinar e pregar.
Mateus 2-6
As ações de Jesus na região chegaram ao conhecimento de João Batista, que estava na prisão em Maquero, no lado leste do rio Jordão, na Judeia.
Preso, João Batista pediu a dois de seus auxiliares que procurassem Jesus e fizessem a seguinte pergunta:
— Você é aquele por quem esperávamos ou ainda devemos continuar esperando?
Jesus, então, respondeu:
— Voltem a João Batista e descrevam o que estão ouvindo e vendo aqui. Como o profeta anunciara em Isaías 35.5-6 e 61.1-2, os cegos enxergam, as pessoas com deficiência voltam a andar, os considerados impuros são cuidados, os surdos escutam, os mortos voltam a viver e o Evangelho está sendo proclamado aos pobres. Digam também a ele para permanecer fi rme, sem duvidar de mim.
ELOGIO A JOÃO BATISTA
Mateus 7-15
Quando os enviados de João Batista se retiraram, Jesus começou a falar bem dele, para que todos ouvissem:
"Quando vocês foram ao deserto (na Judeia) à procura de João Batista, o que esperavam encontrar? Uma pessoa inconstante, guiada pela opinião das pessoas? Nada disso! Pensaram que iam encontrar um pregador bem-vestido? Impossível! Homens bem-vestidos moram em mansões.
Digam: o que buscavam? Um profeta? Se foram procurar um profeta, encontraram; na verdade, encontraram um profeta muito bem-sucedido.
Sobre a missão de João Batista como precursor do Cristo, o Deus Eterno assim se expressou:
"Eis que envio à sua frente o meu mensageiro.
Ele vai preparar o caminho pelo qual você passará".
(Malaquias 3.1)
Saibam então que, entre os seres humanos, nenhum foi maior que João Batista".
Jesus completou:
Esperem, porque o Evangelho da Graça de Deus está apenas começando. Desde que João Batista começou a pregar, o Evangelho vem sendo alvo da violência, cometida pelos poderosos, mas a proclamação continua. João Batista encerrou o velho tempo e anunciou o novo. Em Malaquias 3.1, está escrito que, antes do Cristo chegar, alguém como Elias viria para o anunciar. Pois bem, saibam que João Batista foi como Elias. Creiam nisso".
O EXEMPLO DAS CRIANÇAS
Mateus 16-19
Jesus acrescentou:
"Não sejam como meninos inconstantes que, enquanto seus pais fazem compras no mercado, brincam, provocando-se uns aos outros:
'Tocamos músicas alegres e vocês não dançaram.
Cantamos músicas tristes e vocês não choraram'.
Foi assim que vocês nos receberam. Como as crianças das músicas tristes, João Batista não participava de festas e vocês disseram que estava endemoniado. Como as crianças das canções alegres, eu festejo e vocês gritam: 'Pare com isso, comilão! Pare com isso, beberrão! Fora com esse amigo de coletores de impostos e de gente indigna'. O fato é que vocês se recusam a se arrepender dos seus pecados".
LAMENTOS POR ALGUMAS CIDADES
Mateus 20-24
Ditas essas palavras, Jesus passou a denunciar as atitudes dos moradores de algumas cidades próximas de Cafarnaum. Ele tinha pregado a mensagem do Evangelho da Graça de Deus nessas cidades, sem que houvesse arrependimento.
"Lamento por vocês, habitantes de Corazim e de Betsaida. Sem dúvida alguma, se tivessem ocorrido nas cidades estrangeiras de Tiro e Sidom os milagres que vocês presenciaram, os moradores dessas localidades se arrependeriam tão profundamente que todos notariam. Por isso, no dia do Julgamento Final, haverá mais rigor para vocês do que para eles".
Jesus continuou:
"Lamento por vocês, habitantes de Cafarnaum. Não pensem que o céu esteja garantido para vocês. O que vocês merecem é o inferno. Se, em Sodoma, destruída por sua devassidão, tivessem acontecido os milagres que vocês viram, aquela cidade não teria desaparecido. Por isso, no dia do Julgamento Final, haverá mais rigor para Cafarnaum do que para Sodoma".
GRATIDÃO
Mateus 25-26
Foi nessa época que Jesus fez a seguinte oração, pensando nos seus seguidores:
"Eu te agradeço, ó Pai, dono do céu e da terra.
Eu te agradeço por mostrares como ages.
Tu não te revelaste às pessoas cheias de sabedoria humana,
Mas às pessoas simples como essas que enviei.
Ó Deus Eterno, que alegria tu me dás!"
A PERFEITA SINTONIA COM O PAI ETERNO
Mateus 27
Em seguida, Jesus, voltando-se para seus seguidores, destacou:
"Quero que saibam que eu e o Pai Eterno agimos em completa sintonia. Ele me conhece de modo perfeito e, de modo perfeito, eu o conheço. E, agora, eu lhes dou o privilégio de também conhecerem o Pai Eterno".
O DESCANSO OFERECIDO
Mateus 28-30
Depois, olhando para todos que o ouviam, Jesus fez um convite:
"Sei que vocês estão cansados e sobrecarregados. Venham a mim e eu lhes darei alívio. Venham viver no compasso do Evangelho.
Aprendam a viver do jeito que eu ensino. Eu lhes dedicarei meu coração, cheio de compaixão e simplicidade. Só no Evangelho há descanso verdadeiro. Eu cuidarei de vocês com ternura.
O Evangelho não é pesado, mas leve".
