MAIS UMA LIÇÃO SOBRE A HUMILDADE
Mateus 1-12
Jesus se dirigiu a muitas pessoas que o ouviam e também aos apóstolos, com os seguintes ensinos:
"Os teólogos e os fariseus são os responsáveis por ensinar as Escrituras. Portanto, ouçam-nos com cuidado, mas não façam o que eles fazem, porque não praticam o que ensinam. Eles põem pesos muito pesados sobre os ombros dos outros, mas não carregam peso algum, por mais leve que seja.
Tudo o que fazem é para aparecer, nada mais! Para serem vistos por todos, eles carregam Bíblias enormes, achando que as pessoas os respeitarão como autoridades nas Sagradas Escrituras. Para se destacarem, eles só se vestem com roupas solenes. Nas festas, eles exigem os lugares mais destacados. Nos templos, eles se posicionam perto do púlpito e não deixam ninguém mais subir. Quando são encontrados, querem ser chamados de 'mestres'.
Por isso, eu lhes digo: não queiram ser chamados de 'mestres', porque mestre mesmo só existe um. Vocês são aprendizes, que é o que importa.
Não chamem ninguém de 'pai espiritual', porque Pai de verdade só há um e Ele está no céu.
Não se apresentem como líderes, porque líder de verdade só há um, que sou eu, o Cristo.
Portanto, não se achem o máximo, mas se coloquem a serviço uns dos outros. Aprendam a lição: quem se acha o máximo passará vergonha. Quem se reconhece como pequeno será valorizado".
Mateus 13a
Em seguida, Jesus se dirigiu diretamente aos teólogos e aos fariseus, fazendo por eles oito lamentos.
Mateus 13b
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas que se posicionam diante do portão do céu, mas não entram nem deixam entrar os que desejam entrar".
Mateus 14
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas cujo único interesse é o dinheiro, embora se escondam atrás de longas e lindas orações. Por essa razão, o castigo que sofrerão será muito severo".
Mateus 15
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas que viajam para lugares distantes para fazer adeptos e, quando os conquistam, infernizam as vidas deles com exigências absurdas".
Mateus 16-22
Vocês são líderes que não sabem para onde conduzem os seus liderados.
Vocês pregam: 'todos estão liberados da promessa de ir ao Templo de Jerusalém; só estão obrigados a ir, se tiverem prometido que vão dar o dízimo no Templo, porque esse tipo de voto tem que ser cumprido'.
Deixem de ser gananciosos. O que é mais importante: o dízimo ou o Templo onde o dízimo é entregue? É claro que o Templo é o mais importante.
Vocês ainda ensinam: 'Vocês estão liberados de ir ao Templo, se prometeram ouvir a pregação feita no altar, mas estão obrigados a ir se a promessa inclui levar junto uma oferta'.
Eu pergunto a vocês para que me respondam: o que é mais importante, o altar ou a oferta colocada sobre ele?
Vocês bem sabem que quem jura pelo altar está igualmente jurando por tudo o que está no altar, seja ouvir, seja ofertar. Quem jura pelo Templo de Jerusalém está jurando pelo poder do Deus Eterno e pelo próprio Deus Eterno".
Mateus 23-24
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas que dão o dízimo até dos centavos, mas desprezam o ensinamento mais importante nas Escrituras, que é praticar a justiça, a compaixão e a fé.
Deem o dízimo, mas não deixem de lado a justiça, a compaixão e a fé. Não sejam guias que não sabem para onde conduzem seus liderados. Ponham o foco no que é realmente importante".
Mateus 25-26
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas, porque, quando vão comer, lavam as vasilhas apenas por fora, deixando imunda a parte de dentro, por causa da ganância e da glutonaria. Fariseus, como vocês podem ser tão cegos! Limpem a parte interna das vasilhas e então o brilho externo fará sentido".
Mateus 27-28
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas e se parecem com túmulos pintados de branco, lindos por fora, embora contenham cadáveres tomados pelos vermes.
Para quem não os conhece, vocês são corretos, mas quem os conhece sabe que vocês são hipócritas e maus"
Mateus 29-36
"Lamento por vocês, teólogos e fariseus.
Vocês são hipócritas, porque homenageiam os profetas do passado com estátuas que mandam construir, quando, na verdade, querem parecer honrados.
Vocês chegam ao ponto de dizer: 'Ah! Se vivêssemos nos dias antigos, não teríamos sido cúmplices dos nossos antepassados, quando mataram os profetas'. Vocês dizem isso, mas seguem os passos dos assassinos de profetas. Vocês continuam fazendo a mesma coisa hoje!
Vocês são como cobras venenosas. Vocês não escaparão de ser condenados, porque não se arrependem.
Eu estou enviando profetas, sábios e professores para lhes pregar o Evangelho da Graça de Deus e sei o que farão. Vocês apedrejarão alguns e crucificarão outros. Vocês determinarão que muitos sejam açoitados e os perseguirão por onde quer que estejam. É por isso que serão culpados de muitos crimes, como o de Abel e o de Zacarias, o filho de Baraquias, que vocês mataram no Templo de Jerusalém enquanto estava pregando.
Não demorará muito para que vocês sejam condenados".
LAMENTO POR JERUSALÉM
Mateus 37-39
Por último, Jesus dirigiu uma palavra à cidade de Jerusalém:
"Jerusalém! Ó Jerusalém, que mata os profetas e apedreja aqueles que o Deus Eterno lhes envia!
Muitas vezes, tentei reunir os seus moradores, para cuidar deles, mas eles se recusaram.
Agora, é tarde! A cidade será tomada pelos inimigos.
Quanto a mim, vocês só me verão quando, no Julgamento Final, vocês cantarem de novo o Salmo 118.26:
'Bendito o que vem em nome do Deus Eterno'".
