Menu

Você está em:

Mateus Capítulo 24

PROFECIAS DE JESUS SOBRE O FINAL DOS TEMPOS

A destruição do Templo de Jerusalém (primeira parte)

Mateus 1-4

Num momento em que Jesus saía do Templo de Jerusalém, seus apóstolos se aproximaram e pediram para que admirasse a beleza daquela construção.

Jesus, no entanto, disse:

— Estão vendo este Templo? Não se impressionem, porque nada do que estão vendo ficará em pé. Tudo será derrubado.

A comitiva de Jesus seguiu para o monte das Oliveiras, perto dali. Num lugar reservado, os apóstolos perguntaram:

— Mestre, diga quando o Templo será derrubado e também nos fale dos sinais que precederão a tua vinda e o Final dos Tempos.

Jesus respondeu:

— Fiquem atentos para que ninguém os engane.

Fatos anteriores ao fim

Mateus 5-8

"Perto do Final dos Tempos, alguns usarão indevidamente o meu nome, apresentando-se como o Cristo. Muitos serão enganados por eles.

Muitas guerras acontecerão. A preocupação com as guerras afetará a todos. Quanto a vocês, não fiquem apavorados. Essas coisas acontecerão, mas ainda não serão as últimas.

Haverá conflitos entre nações e potências mundiais, com epidemias e terremotos em vários lugares. Não fiquem apavorados, porque essas coisas acontecerão, mas o pior ainda virá".

As perseguições aos seguidores de Jesus

Mateus 9-14

"Vocês serão presos, torturados e mortos. Onde quer que estejam, espalhados pelo mundo, serão odiados por serem meus seguidores.

Muitos dos meus seguidores me abandonarão, traindo e brigando uns com os outros.

Além disso, muitos profetas falsos surgirão e enganarão a muitos.

Será tanta a maldade que o amor ao próximo será coisa rara.

Alguns, porém, permanecerão firmes e verão o poder do Deus Eterno em ação.

Graças aos seguidores fiéis, em todo o mundo o Evangelho da Graça de Deus será anunciado, para que seja ouvido em todas as nações.

Depois dessas coisas acontecerem é que virá o Final dos Tempos".

A queda de Jerusalém

Mateus 15-21

"Lembram-se do que disse o profeta Daniel sobre a profanação do Templo de Jerusalém? Então, quando ocorrer essa profanação (como lemos em Daniel 9.27), os que estiverem na Judeia devem fugir para as montanhas. Quem estiver na parte de cima da casa não deve entrar para pegar alguma coisa. Quem estiver na lavoura não deve voltar para casa e buscar melhores roupas.

Pelas limitações próprias do seu momento de vida, as mulheres que estiverem grávidas e as que estiverem amamentando sofrerão muito.

Orem para que a invasão não aconteça no inverno, onde o frio dificulta a fuga, nem no sábado, em que só se pode caminhar apenas 1 km.

Serão grandes os sofrimentos naqueles dias, coisa nunca vista antes e que nunca será vista depois".

A chegada do verdadeiro Cristo

Mateus 29-31

"Depois desse período de sofrimento, o sol perderá o seu brilho, a lua perderá a sua luz e as estrelas deixarão de brilhar. O Universo todo ficará abalado.

Então, ficará claro para todo mundo que eu, o Cristo, estou voltando. Todos chorarão quando me virem no céu, sobre as nuvens, com poder total e grande glória.

Eu mesmo enviarei os meus anjos que, ao soar poderosamente o trompete celestial, reunirão os salvos, vindos de todos os lugares do mundo, tanto de cidades grandes quanto de pequenas".

A destruição do Templo de Jerusalém (segunda parte)

Mateus 32-35

"Aprendam com as árvores frutíferas. Quando os brotos aparecem e as folhas se formam, é porque está próximo o verão.

Do mesmo modo, quando vocês virem acontecendo em Jerusalém as coisas de que falei, saibam que a destruição do Templo de Jerusalém está prestes a acontecer. E não vai demorar. Vai acontecer ainda nesta geração.

O que estou dizendo, garanto, acontecerá! O céu e a terra podem desaparecer, mas as minhas palavras permanecerão para sempre!"

A segunda vinda de Jesus

Mateus 36-44

"Ninguém sabe a data em que o mundo acabará. Os anjos não sabem. Eu não sei. Só o Pai Eterno sabe.

Que não aconteça como aconteceu nos dias de Noé, na antiguidade, quando as pessoas tocavam normalmente as suas vidas, comendo, bebendo, namorando, casando-se, como se nada estivesse acontecendo. Noé entrou na arca e eles não notaram. Veio o dilúvio e todos morreram. Será desse modo que virei

Dois homens estarão trabalhando na lavoura: um irá para o céu e o outro ficará na terra. Duas mulheres estarão preparando a comida: uma será levada para o céu e a outra será deixada na terra.

Por essa razão, estejam atentos. Vocês não sabem a data em que virei.

Imitem o dono de uma casa que, se soubesse a hora em que o ladrão atacaria, montaria guarda e não deixaria que arrombasse a sua casa.

Estejam prontos, porque vocês não sabem a hora em que chegarei, pois será de surpresa".

A vigilância necessária

Mateus 45-51

"Imitem o mordomo fiel e competente, que, tendo a responsabilidade de governar uma casa, faz com que todos os empregados trabalhem e mantenham tudo funcionando perfeitamente. Certamente, quando o dono da casa chegar, vai honrá-lo e promovê-lo para funções ainda maiores.

Não sejam como o mordomo irresponsável que, achando que o dono da casa demorará a retornar, tratará mal os demais funcionários e passará seu tempo nas festas. Quando o chefe chegar, de surpresa, vai demiti-lo por justa causa, nada adiantando que chore e reclame".