Menu

Você está em:

Mateus Capítulo 25

Histórias de Jesus

O GRANDE CONCURSO

Mateus 1-13

Para falar de sua segunda vinda ao mundo, Jesus contou a seguinte história:

"Era uma vez um grande concurso, do qual os alunos de um colégio deveriam participar.

Entre todos os seus alunos, o colégio formou uma turma, considerada de elite. Todos receberam bolsas. Os melhores professores ensinavam para a turma, que tinha apenas dez alunos.

Todos eram preparados para passar nos dez primeiros lugares do importante concurso.

Tudo o que o colégio podia fazer foi feito. O ensino era gratuito.

Cabia aos alunos estudar, estudar muito, sem tempo para distrações e diversões, porque a prova era muito difícil. Além disso, ficar entre os dez melhores demandava muito esforço e dedicação

Chegou o dia do concurso.

Os alunos deviam acordar cedo, alimentar-se bem, chegar uma hora antes do início da prova, levando apenas seus documentos e caneta esferográfica.

Os dez alunos foram para o local do exame.

Ao meio-dia, o portão foi aberto. Dez minutos depois, o acesso foi fechado.

Nem todos os dez foram admitidos ao local da prova. Uma menina chegou depois de fechado o portão. Chorou, explicou, reclamou, mas não teve como entrar.

Os que entraram tiveram que passar por um posto de conferência. Dois rapazes foram desclassificados, um porque esqueceu os documentos e outro porque não levou a caneta necessária para marcar as respostas.

Dos dez, então, sete fizeram as provas, mas só cinco obtiveram as notas máximas. Esses cinco ganharam prêmios de grande valor, seus nomes saíram em todas as listas e foram muito elogiados. Suas famílias ficaram muito felizes.

Ainda restaram dois que fizeram a prova, mas não ficaram entre os melhores; um admitiu que passou a noite numa festa e dormiu em cima das folhas com as questões; o outro achou o exame muito difícil e deixou várias questões em branco, porque não tinha estudado devidamente, bem diferente do que fora recomendado por seus professores.

Assim, dos dez alunos, cinco obtiveram as notas máximas.

Depois de contar a história, Jesus fez a seguinte recomendação:

— Como um presente do Deus Eterno, virei pela segunda vez. Vocês precisam vigiar, para estarem prontos para me receber".

Histórias de Jesus

OS TRÊS GERENTES FINANCEIROS

Mateus 14-30

Jesus contou outra história:

"Era uma vez um empresário rico que, precisando fazer uma viagem, chamou três funcionários próximos e os encarregou de gerir alguns dos investimentos financeiros que fazia com aplicações em ouro.

Levando em conta a habilidade dos três, o empresário entregou 200 barras de ouro ao primeiro. O segundo ficou com a custódia de 70 barras. Ao terceiro coube 30 barras. Dadas as tarefas, o milionário viajou.

O funcionário que tinha recebido as 200 barras tratou logo de investir o que tinha sido entregue e dobrou o valor original. Do mesmo modo agiu o segundo com as suas 70 barras. O problema foi com o terceiro, que tinha recebido apenas 30 barras. Ele preferiu colocá-las debaixo do colchão, sem nada render.

Terminada a sua longa viagem, o empresário retornou e chamou os seus três funcionários para prestarem as devidas contas. O que tinha recebido 200 barras entregou ao patrão o dobro (isto é, 400 barras), com as seguintes palavras:

— Chefe, tu me confiaste 200 barras. Podes contar! Estão todas aí, ao lado doutras 200 que ganhei.

O empresário comentou:

— Parabéns! Você fez um excelente trabalho. Eu lhe dei pouco dinheiro, mas você mostrou toda a sua competência. Vou confiar ainda mais dinheiro a você. Venha para a festa que preparei.

Em seguida, chegou o que recebera 70 barras:

— Chefe, tu me confiaste 70 barras. Podes contar! Estão todas aí, junto com as outras 70 que ganhei.

O milionário disse:

— Parabéns! Você fez um excelente trabalho. Eu dei pouco dinheiro, mas você mostrou toda a sua competência. Vou confiar ainda mais dinheiro a você. Venha para a festa que preparei.

Por fim, chegou o funcionário que recebera 30 barras. Ele disse ao seu patrão:

— Chefe, eu te conheço bem. Sei que és implacável. Tu és ambicioso demais e estás sempre querendo levar vantagem em tudo. Fiquei com medo. Por isso, escondi o teu ouro debaixo do colchão. Estou aqui para devolvê-lo integralmente.

O homem rico, revoltado, afirmou:

— Na verdade, você não presta. Você é preguiçoso. Se eu sou o que você disse, isto é, que quero levar vantagem em tudo, você não acha que deveria ter colocado meus recursos numa aplicação financeira segura e rentável?

Em seguida, ordenou aos encarregados da segurança:

— Tomem dele as 30 barras e entreguem ao que recebera 200. Na vida, é assim! Quem é competente recebe mais. Quem é irresponsável fica sem nada.

O empresário disse ainda aos seus agentes de segurança:

— Peguem este preguiçoso. Expulsem-no daqui. Ele vai reclamar, mas nada vai adiantar".

Histórias de Jesus

OS SOLIDÁRIOS E OS EGOÍSTAS

Mateus 31-46

Jesus contou também a seguinte história:

"Saibam que, quando eu vier pela segunda vez, os meus anjos estarão comigo e eu julgarei o mundo.

Farei com que as pessoas, vindas de todas as nações, se reúnam na minha presença, como fazem os pastores de ovelhas. Separarei os seres humanos em dois grupos, os solidários de um lado e no outro os egoístas.

Aos solidários, eu direi:

— Venham todos vocês que foram abençoados pelo meu Pai. Venham morar no céu que está preparado para vocês. Este é o lugar de vocês. Quando estive com fome, vocês me deram comida. Quando tive sede, vocês me deram água. Quando andei como imigrante, vocês me hospedaram em suas casas. Quando fiquei sem roupa, vocês me vestiram. Quando fui para a cadeia, vocês me visitaram.

Os solidários me perguntarão:

— Não lembramos de nada disso! Quando foi que estiveste com fome e te alimentamos ou com sede e te demos de beber? Quando foi que te encontramos como imigrante e te acolhemos? Quando foi que estiveste sem roupa e te vestimos? Quando foi que estiveste enfermo ou preso e fomos te fazer uma visita?

Eu responderei:

— Todas as vezes que fizeram essas coisas a um dos meus irmãos, vocês, na verdade, o fizeram a mim. Sim, a mim.

Depois eu direi aos egoístas:

— Saiam daqui, malvados. O inferno, preparado para o diabo e seus amigos, está à espera de vocês. Estive com fome, mas vocês não me deram comida. Tive sede, mas vocês não me deram água. Fui imigrante, mas vocês não me acolheram. Fiquei sem roupas e vocês não me vestiram. Estive doente e preso, mas vocês não me visitaram.

Eles me perguntarão:

— Não lembramos de nada disso. Quando foi que te vimos com fome, com sede, imigrante, nu, doente ou preso e não te socorremos?

Eu lhes responderei:

— Todas as vezes que deixaram de fazer essas coisas a um dos meus irmãos, na verdade, vocês deixaram de fazê-las a mim.

Os egoístas sofrerão para sempre. Os salvos viverão no céu durante toda eternidade".