Menu

Você está em:

Mateus Capítulo 7

AS CRÍTICAS

Mateus 1-4

Jesus prosseguiu:

"Não fiquem procurando defeitos nos outros. Esta é uma atitude muito comum. Saibam que os outros farão o mesmo com vocês. Se forem exigentes demais com os outros, eles agirão do mesmo modo com vocês".

Mateus 3-5

"Por que vocês se apressam em corrigir o erro dos outros, se não aplicam o mesmo rigor a vocês mesmos? Não adianta vocês se oferecerem para ajudar os outros a se livrarem do erro, se cometem o mesmo erro frequentemente. Parem com essa hipocrisia!

Ponham em ordem primeiramente as suas próprias vidas, antes de quererem corrigir as vidas dos seus amigos".

REJEIÇÕES

Mateus 6

"Lembrem-se que, quando forem compartilhar com os outros o Evangelho, nem todos quererão recebê-los. Quando forem ensinar, nem todos aceitarão a sabedoria que lhes oferecem. Na verdade, alguns dos seus ouvintes se voltarão violentamente contra vocês".

RESPOSTA À ORAÇÃO

Mateus 7-11

"Peçam e receberão.

Busquem e encontrarão.

Batam na porta e ela será aberta.

Quem ora recebe.

Quem busca encontra.

Quem bate à porta vai vê-la se abrir.

Vocês sabem que, se um filho pedir um pedaço de pão para comer, seu pai ou sua mãe nunca lhe dará uma pedra. Se um filho pedir peixe para comer, seus pais não lhe darão uma cobra. Pensem bem: se vocês que são pecadores sabem dar coisas boas aos seus filhos, imaginem as coisas boas que o Pai Eterno lhes dará quando vocês orarem".

A RECIPROCIDADE

Mateus 12

"Em tudo, tratem os outros como gostariam de ser tratados.

Este é o resumo das Escrituras".

O CÉU

Mateus 13-14

"O portão do céu é estreito. Entrem por ele.

O portão da perdição é largo, como é também largo o caminho que leva a ele. Por ser de fácil acesso, é o caminho preferido pela maioria.

Estejam entre os poucos que escolhem o caminho apertado e o portão estreito, que terminam no céu".

PREGADORES FALSOS

Mateus 15-20

"Cuidado com os pregadores falsos.

Eles podem se apresentar como guardiões da fé e da moral, mas são falsos e só visam os próprios interesses.

Para saberem quais pregadores são falsos e quais são verdadeiros, observem o que eles fazem e não apenas o que dizem. O que importa é o que eles fazem. Considerem as motivações deles. Se as intenções deles forem más, serão más as ações deles. Portanto, prestem bastante atenção no que os pregadores fazem, para não serem enganados por eles".

O JULGAMENTO DIVINO

Mateus 21-23

"Chegará o dia em que todos prestarão contas diante do Deus Eterno, no céu. Os salvos não são aqueles que dizem que creem em mim, mas aqueles que vivem de acordo com a vontade do Deus Eterno.

Sem esse compromisso, não adianta, no dia do Julgamento Final, alguns se apresentarem diante de mim, dizendo palavras como estas:

'Mestre, tu sabes que pregamos em teu nome.

Mestre, tu sabes que derrotamos os demônios em teu nome.

Mestre, tu sabes que em teu nome fizemos muitos milagres'.

Saibam que eu lhes responderei com firmeza o seguinte:

'Fiquem longe de mim, porque vocês, na verdade, são maus. Vocês não têm nada a ver comigo'".

Comparações de Jesus

A CASA BEM CONSTRUÍDA

Mateus 24-27

Jesus encerrou seu sermão no monte, com duas comparações:

"Eu comparo aquele que conhece o Evangelho da Graça de Deus e vive de acordo com o que aprendeu comigo a um homem sensato que construiu a casa da sua família sobre fundações profundas e firmes. Quando as chuvas vieram e inundaram a cidade, a ventania bateu forte contra a casa dele, mas ela não desabou, porque estava construída sobre fundações bem-feitas.

Eu ainda comparo aquele que conhece o Evangelho e não o pratica a um homem irresponsável, que construiu sua casa num areal. Quando as chuvas vieram e inundaram a cidade, a ventania abalou a casa, que rapidamente desabou. A perda foi total".

VIVER E ENSINAR

Mateus 28-29

Ao ouvir essas palavras, o povo ficou deslumbrado com o que Jesus dizia. Tinha vida real nelas. Jesus falava com o coração e não apenas da boca para fora, como faziam os teólogos que eles conheciam.