Menu

Por que ler a Bíblia?

Que livro é este que, escrito em épocas diferentes e por pessoas diferentes e em lugares diferentes, não se contradiz?

Que livro é este que, produzido em tempos tão distantes, oferece informações que permanecem tão atuais como as notícias que circulam instantaneamente pelos meios de comunicação?

Que livro é este cujos ensinos nos mostram quem somos e nos apontam para o que podemos ser, como se tivesse sido preparado exclusivamente para cada um de nós?

Que livro é este cujas páginas exalam promessas de vida que se cumprem linha por linha?

Que livro é este que nos dá a triste notícia de que somos pecadores — e por esta razão, o mundo é o que os nossos olhos veem e os noticiários mostram — mas nos descortina a boa nova que a Graça de Deus nos livra do poder do nosso pecado?

Que livro é este que podemos ler como uma declaração de amor que Deus nos faz, amor que nos convida à fé para receber a Graça e que instila em nossa mente a esperança para a alegria de viver?

Este livro é a Bíblia, a santa Bíblia, a Bíblia Sagrada, as Escrituras Sagradas, o livro inspirado por Deus, o livro iluminado, que precisamos afirmar e reafirmar como sendo singular e, então, amar, ler e seguir, admirar, compreender e refletir, a fim de que possa nos orientar, erguer e corrigir, salvar, suster e instruir.

Temos, portanto, todas as razões para ler apaixonadamente a Bíblia. Eis algumas delas:

  • 1.

    Quando lemos a Bíblia, escutamos o Deus Eterno falando conosco.

  • 2.

    Quando buscamos orientação para a vida, encontramos na Bíblia as respostas que precisamos.

  • 3.

    Quando desejamos nos relacionar com Deus, a Bíblia nos ensina como orar.

  • 4.

    Quando percorremos as páginas da Bíblia, nós nos encontramos com pessoas reais, que exaltam o Deus Eterno e reclamam dele, que acertam e erram, gente como a gente. Este pormenor mostra o que somos e como podemos ser.

  • 5.

    Quando, sem rumo ou no rumo errado, lemos a Bíblia, aprendemos a como viver, mesmo em páginas aparentemente enfadonhas como aquelas dedicadas a genealogias, recenseamentos e legislações.

  • 6.

    Quando precisamos de orientação, das folhas da Bíblia saltam placas que nos conduzem na estrada da vida.

  • 7.

    Quando meditamos na Bíblia, sentimos o amor do Deus Eterno expresso com letras gigantes.

  • 8.

    Quando prestamos atenção e nos dispomos a viver uma grande vida, somos, na Bíblia, desafiados a amar o nosso próximo, embora isso seja contra a nossa natureza, concentrada em satisfazer apenas as próprias necessidades.

  • 9.

    Quando abrimos a Bíblia, vemos que o Deus Eterno nos garante um final feliz em todas as suas linhas, especialmente nas últimas, apresentadas no livro do Apocalipse.

  • 10.

    Quando deixamos a Bíblia brilhar diante dos nossos olhos, vemos um retrato definitivo, completo, perfeito e maravilhoso de quem é Jesus, nosso Redentor e Salvador, nosso Mestre e Exemplo, nosso Guia e Mentor.

Quem lê regularmente a Bíblia vê em ação a Graça de Deus e recebe diariamente dele iluminação para a mente, alegria para o coração, força para o corpo e paz nos relacionamentos.