Vivam em harmonia
Romanos 1-6
Vivam em harmonia com os que, por falta de maturidade espiritual, pensam diferente de vocês. A maioria das discussões não tem a menor importância.
Um bom exemplo é o alimento. Uns gostam de carne. Outros são vegetarianos. Cada um faça livremente a sua escolha, sabendo que são igualmente amados pelo Deus Eterno. Então, não briguem por causa da comida.
Ninguém deve se achar melhor que o outro. Cada um dá conta de si mesmo. Quando julgamos os outros, usurpamos o lugar de Jesus, o soberano Juiz.
Outro exemplo tem a ver com o calendário litúrgico. Uns pensam que devemos celebrar as datas judaicas e outros pensam que essas coisas ficaram para trás. Os que vieram do judaísmo estejam à vontade para as suas festas, caso desejem. Os que ignoram essas datas não estão errados. Ninguém precisa abandonar a sua cultura.
O que importa é que vivamos de um modo que honre a Jesus. Coisas como o dia que separamos para adorá-lo ou o tipo de alimento que comemos não têm valor.
Em tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, devemos dar graças ao Deus Eterno. Esse deve ser o objetivo de todos nós.
Seja comendo de tudo ou não comendo alguns alimentos, agradeçamos ao Deus Eterno!
Jesus precisa estar no controle de nossas vidas
Romanos 7-13
Afinal, nosso objetivo de vida não pode ser apenas a nossa felicidade, como nós a imaginamos. Nosso objetivo de vida deve ser a felicidade que Jesus nos propõe. Ele precisa estar no controle de tudo o que pensamos e fazemos.
Vivamos para Jesus!
Quando morrermos, continuaremos vivendo para Jesus.
Cristo morreu e ressuscitou para governar as nossas vidas.
Paremos de julgar os outros, como se fossem inferiores a nós. Todos seremos julgados pelo Deus Eterno. Isso está claro na Bíblia:
"O Deus Eterno diz:
‘Tão certo como eu vivo,
Todo joelho se dobrará diante de mim
E toda a língua me honrará’".
(Isaías 49.18c e 45.23d)
Portanto, todos nós somos responsáveis diante do Deus Eterno pelas escolhas que fazemos.
Não nos dividamos, mas tudo façamos para nos manter unidos. Tenhamos esse alvo sempre em mente.
Não prejudicaremos o Evangelho
Romanos 14-23
Quanto à questão do alimento, sigo o Salvador Jesus, para quem não há comida impura em si mesma.
A pureza ou a impureza está na mente de cada um.
Assim, se comem algo que os seus irmãos em Cristo consideram impuro, vocês estão pensando apenas em si mesmos. Agindo assim, vocês prejudicam os seus irmãos, por quem Cristo morreu. Agindo assim, Cristo é desprezado. Lembrem-se de que ser feliz não é comer e beber o que quiser. A verdadeira felicidade consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quem aprecia essa verdade mostra que ama a Cristo, agrada ao Deus Eterno e é honrado pelas pessoas.
Continuem, portanto, a praticar as coisas que contribuam para a paz e para o crescimento espiritual de todos.
Não prejudiquem o Evangelho da Graça de Deus por causa de coisas como comida.
Todos os alimentos são puros, mas não devem ser ingeridos se forem vistos como problemas pelos outros. Tomem cuidado para não prejudicar espiritualmente os nossos irmãos em Cristo.
Guardem as suas convicções pessoais para vocês mesmos. O Deus Eterno aprecia aqueles que são cuidadosos no que fazem. Sejam livres, mas não prejudiquem o Evangelho da Graça de Deus.
No caso específico do alimento, se tiverem dúvidas quanto à sua pureza, não comam. Se comerem, estarão contra o Evangelho e tudo o que não vem do Evangelho é pecado.
