Carta de Paulo a Tito
Nicópolis, ano 66
Reafirmação da esperança
Tito 1-5a
Querido Tito:
Quem lhe escreve é Paulo, totalmente dedicado ao Deus Eterno e chamado por Jesus Cristo para atuar como apóstolo.
Minha missão é fortalecer a fé dos que foram alcançados pela graça, para que cresçam mais e mais no conhecimento do Evangelho.
Escrevo para reafirmar a esperança que tenho na vida eterna prometida e já devidamente concedida pelo Deus Eterno. Essa é a mensagem que prego em obediência ao chamado que recebi dele.
Considero você como meu filho de verdade, um filho que crê no que eu creio.
Desejo que a graça e a paz, garantidas pelo Deus Pai e por Cristo Jesus, nosso Salvador, continuem com você, na ilha de Creta, onde o deixei.
Vida do pastor
Tito 5b-9
Sua missão em Creta é completar o que comecei a fazer e escolher pastores para as igrejas da ilha.
Passo agora a lhe mostrar o perfil de cada candidato ao pastorado.
O pastor deve viver de modo irrepreensível. Deve ser casado e ser fiel à sua esposa. Seus filhos devem ser crentes e admirados por serem puros e obedientes.
Não há dúvida que o líder que conduz a igreja precisa ser irrepreensível em todas as áreas da vida. Ele não pode ser arrogante, temperamental, beberrão, violento ou ganancioso.
Pelo contrário, o pastor deve ser hospitaleiro, bondoso, equilibrado, correto, puro e calmo. Além disso, precisa amar e ensinar com fidelidade a Palavra de Deus e saber falar em público.
Tendo essas qualidades, ele poderá ensinar corretamente e refutar os falsos mestres.
Os falsos profetas
Tito 10-16
Infelizmente, há muitos mestres, alguns vindos do judaísmo, que não se deixam ensinar e, por isso, falam o que não devem. Muitas pessoas são enganadas por esses falsos mestres.
Eles não podem continuar ensinando, porque estão pervertendo famílias inteiras. O único objetivo deles é ganhar dinheiro, o que é lamentável.
A propósito, lembre-se do que disse Epimênides, um antigo pensador local:
"Os cretenses são por natureza mentirosos.
São terrivelmente grosseiros
E comilões preguiçosos".
Aplico as palavras desse pensador aos falsos profetas, que agem exatamente desse modo.
Então, seja firme com os líderes das igrejas para que a teologia deles seja correta e parem de seguir mitos judaicos ou orientações de mestres que não têm compromisso com a verdade.
Esses líderes repetem proibições antigas sobre comida, mas para nós todos os alimentos são puros. A impureza está na mente dos impuros e descrentes. As suas mentes estão pervertidas. Eles afirmam que seguem o que o Deus Eterno diz, mas o modo como vivem nega a fé que dizem ter. Por suas atitudes, eles mostram que são perversos e desobedientes e, por isso, incapazes de fazer o que é certo.
